brasil agrohub tecnologia agronegocio
Reading Time: 3 minutes

Serpro e Ministério da Agricultura firmaram acordo de cooperação técnica para criar ambiente de inovação aberta voltado para o setor agropecuário

O governo já está dando os primeiros passos para criação de um ambiente de inovação online especialmente voltado para o agronegócio, o AgroHub Brasil. O Ministério da Agricultura e Pecuária e o Serpro firmaram Acordo de Cooperação Técnica rumo à criação de uma plataforma virtual que vai promover a cooperação entre os diversos centros de inovação do país. A expectativa é de que, até julho, já esteja pronta uma primeira versão do ambiente.

“O AgroHub Brasil será um integrador de todos os centros de inovação agropecuários do país em uma plataforma virtual de inovação aberta. Além de reunirmos quem já pensa o agro em um único ambiente, vamos promover inovação a partir da própria plataforma”, explica Bruno Vilela, superintendente do Serpro e facilitador dos processos de transformação digital no governo

Plataforma AgroHub permitirá visão nacional e suporte para a produção nacional

Segundo Vilela, isso vai acontecer graças à sinergia gerada pela participação de startups, empresas do segmento, universidades, centros de pesquisa, governo, além, é claro, do próprio produtor rural. “A vantagem é que teremos uma visão nacional, de norte ao sul, do que está sendo produzido. Tecnologias de uma região poderão ser repensadas e utilizadas em outras, sempre com foco na solução dos problemas e desafios do campo”, complementa.

“O Brasil é um país de dimensões continentais, com necessidades e potenciais diferentes em cada região. Com a Inovação Aberta, é possível trabalhar com políticas públicas mais focadas nessas particularidades, com estratégias mais sustentáveis e de maior engajamento”, avalia Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com suporte multilíngue e empregando tecnologias como inteligência artificial a plataforma irá criar uma rede de transferência de tecnologia voltada para a busca de soluções inovadoras que atendam os produtores e fomente empreendedorismo tecnológico no campo.

Bruno Vilela explicou mais ao Food Forum News sobre a plataforma inovadora:

FF: Hoje existem diversas plataformas de empresas que realizam o mapeamento de solo e das culturas, apontando necessidades de ajustes e melhorias. AgroHub trabalhará numa camada superior, aproveitando esses dados, ou dependerá da coleta e do mapeamento próprios do Mapa?

Bruno: O AgroHub será uma plataforma integradora de atores que buscam por inovação, tecnologia e soluções para seus problemas. Irá incluir atores que desejam apoiar e investir em inovação, aqueles que já inovam e possuem soluções para ofertar e, ainda, os que estão em busca de espaço para construir essas novas soluções.

A intenção do Ministério da Agricultura é fomentar e incentivar esse ecossistema, acompanhando o processo com a execução de políticas públicas e revisões normativas. Nesse sentido, as plataformas já existentes, que já possuem valor para o segmento, serão vistas e potencializadas.

A ideia é resolver problemas imediatos de quem busca as informações além de viabilizar outras soluções, proporcionando a criação de parcerias, negócios e novos produtos.

FF: De que forma a Plataforma atrairá os produtores rurais para inserirem seus dados e usufruírem das informações que serão geradas?

Bruno: A plataforma atua como um viabilizador de ofertas de soluções e oportunidades para as demandas que os produtores rurais, cooperativas, agroindústria trouxerem para a plataforma, potencializando a inovação aberta entre todos os partícipes.

FF: Há previsão de quantos produtores rurais serão beneficiados com a plataforma?

Bruno: É difícil estimar, mas, conforme Observatório da Agropecuária Brasileira, temos mais de 2,5 milhões de agricultores familiares e também mais de 2,5 milhões de estabelecimentos agropecuários, conforme Censo do IBGE de 2017. Todos, de alguma forma, poderão ser beneficiados pela plataforma.

FF: A plataforma será acessível quanto a uso de banda de internet e facilidade de inserção de dados

Bruno: Conhecemos as dificuldades existentes de conectividade no campo e as várias iniciativas, incluindo políticas pública, para levar a internet para o campo. Uma das premissas da plataforma é zelar pela acessibilidade dentro das limitações que o usuário tiver.

2 Comentários
  1. […] Nova plataforma AgroHub Brasil promete integrar informações do agro de todo o paísNRF 2024: nos supermercados, Inteligência Artificial vai muito além da “modinha”Programe-se para os eventos de alimentos no Brasil e no mundo em 2024 […]

  2. […] impacto do El Niño, safra de soja apresenta perdas irreversíveis em todos os estados brasileirosNova plataforma AgroHub Brasil promete integrar informações do agro de todo o paísNRF 2024: nos supermercados, Inteligência Artificial vai muito além da […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?