Por Tatiana Fiuza, head de inovação do Cocriagro
A integração das questões ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês) tem se tornado cada vez mais relevante no cenário empresarial global e é uma cobrança constante em relação ao agronegócio brasileiro. Nesse cenário, as agtechs desempenham um papel fundamental na promoção da sustentabilidade no agro e no avanço da agenda ESG.
A questão ambiental é a mais latente na produção agropecuária e as inovações tecnológicas propostas pelas startups podem promover o uso eficiente de recursos naturais como água e energia e também de insumos. Há ainda a implementação da agricultura de precisão e digital, quando com sensores, drones e análise de dados ajudam os produtores a monitorar e gerenciar suas fazendas de forma mais precisa, reduzindo o uso de defensivos e fertilizantes e maximizando a produtividade.
Sustentabilidade no agro
Há ainda agtechs que promovem práticas agrícolas regenerativas, como polinização assistida e produção de insumos biológicos.
Em relação ao pilar social, as agtechs criam oportunidades para pequenos e médios produtores e cooperativas, fornecendo acesso a tecnologias e informações que antes não estavam disponíveis. Também promovem melhorias nas condições de trabalho por meio de automação e tecnologias de monitoramento.
Na governança, as novas tecnologias oferecem transparência nos processos e rastreabilidade, fornecendo informações precisas sobre origem, qualidade e impacto ambiental dos alimentos. Além disso, auxiliam os produtores na gestão eficiente de suas operações e promovem o engajamento de todas as partes interessadas.
No Cocriagro, hub de inovação localizado em Londrina (PR), mais da metade das 42 startups do ecossistema têm soluções voltadas aos princípios ESG e sustentabilidade no agro, que vão desde insumos biológicos, drones, telemetria, tratamento de sementes a sensores de automação de irrigação.
(Este artigo reflete a opinião do autor, e não do Food Forum. O Food Forum não se responsabiliza pelas informações acima publicadas ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.)
Leia também:
Apoio aos pequenos agricultores na Amazônia: uma história de sustentabilidade
Pães e doces: como vender mais e melhor
Dados e conhecimento promovem o sucesso de pequeno piscicultor
Comentários estão desativados.
[…] verde impulsiona inovação no agronegócio brasileiroA contribuição das agtechs na agenda ESG: promovendo sustentabilidade no agroAgro.Br viabiliza exportação de café de pequeno […]
[…] A contribuição das agtechs na agenda ESG: promovendo sustentabilidade no agroInvestimentos em startups latino-americanas de alimentos e agro cresceram US$ 7.8 bilhões em 4 anosMulheres do agro nacional ganham força e expressão no setor […]