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A pesquisa Consumer Insights recém-divulgada mostra a crescente força da sustentabilidade nos hábitos de consumo

Com as condições econômicas melhorando durante 2023, o ano deve fechar como sendo um dos melhores para os produtos de consumo rápido (FMCG, fast moving consumer goods), categoria que inclui os alimentos. Adicionalmente, os consumidores partem em busca de produtos mais sustentáveis. Estas são algumas das conclusões da pesquisa Consumer Insights Latam Q3’2023, edição especial sobre Sustentabilidade.

Sustentabilidade está mais forte do que nunca na cabeça dos consumidores

As mudanças climáticas recentes promovem a adesão de novos consumidores preocupados com sustentabilidade. A quantidade de consumidores que são ativamente empenhados em buscar por alimentos que tenham tal perfil cresce ano a ano, enquanto há uma sensível redução na quantidade de pessoas que se isentam de se envolver com o tema.

Na verdade, a quantidade de consumidores mais engajados (29%) já é praticamente igual e não demora para passar à frente dos indiferentes (31%). Já os que apenas consideram as questões de sustentabilidade somam 40% da segmentação na América Latina.

85% do público mais engajado (eco ativos) e 70% dos que apenas consideram (eco considers) acreditam que podem fazer uma diferença no mundo com o consumo consciente.

Os dois grupos declaram em conjunto:

  • Planejar suas compras com antecedência;
  • Preferir embalagens recicláveis;
  • Entender serem os produtos sustentáveis muito caros;
  • Ter dificuldade de encontrar produtos sustentáveis;
  • Intencionam reduzir o consumo de ingredientes não saudáveis e que contenham ingredientes agressivos ao meio ambiente.

Questões econômicas, considerando renda, emprego e inflação, pouco impactam

A consciência sobre temas de sustentabilidade está se descolando das limitações impostas por restrições econômicas. A pesquisa identifica que a renda per capita não tem muita correlação com a intenção de aquisição de produtos sustentáveis.

Quatro países latino-americanos têm participação bem expressiva, em níveis similares aos de outros países potências econômicas mundiais. Brasil e México, os dois maiores mercados da região, puxam os públicos mais ativos quanto ao tema.

Com o melhor cenário econômico, os consumidores não retornam a seus hábitos de consumo antigos. Mantêm compras fragmentadas e por meio de canais mais diversos, com menos lealdade às marcas.

80% das marcas expandem mercado com novos consumidores

Estar alinhado com os valores e prioridades dos consumidores está ajudando as marcas a conectar e atrair mais compradores para seus produtos.

Somado ao melhor planejamento para realizar as compras, reduzindo a quantidade de vezes que visitam pontos de vendas, as marcas devem focar na estratégia de comunicação para atrair novos clientes.

A pesquisa aponta que a aquisição de novos consumidores se dá de duas formas: 30% das marcas somente crescem com novos consumidores, e 46% com novos consumidores e frequência somados.

A oportunidade para a comunicação da rastreabilidade

Kesley Antunes, diretora da Kantar, comentou que 35% dos consumidores dizem que não encontram informações se o produto é sustentável. “As funcionalidades precisam ser mais claras para os consumidores. Se o produto não passa a percepção de que funciona, não tem como justificar o valor de ser um produto sustentável”, afirma.

Segunda ela, as empresas devem entender a fundo o comportamento do consumidor para poderem orientar melhor suas marcas. É fundamental que tudo seja muito bem explicado. As empresas devem se conectar com os “valores” de seus clientes, promovendo suas marcas, produtos e ações para que se tornem fiéis consumidores.

Existem hoje inúmeras tecnologias que permitem consolidar as ações de sustentabilidade. Diversos materiais multimídia podem ser produzidos e inseridos em links de QR code que podem ser impressos nas embalagens. Desta forma, conseguem apresentar a rastreabilidade integral de todas as fases do produto.

Os consumidores conseguem se envolver e se engajar com a empresa e seus produtos. Desta forma, as empresas cumprem o seu papel de transparência e atendem a demanda dos consumidores engajados com o tema de sustentabilidade.

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