Reading Time: 2 minutes

Aplicações de Inteligência Artificial estão presentes no varejo americano, mas somente depois que uma infraestrutura é montada nas empresas

Por Renato Muller 

Nos últimos meses, o hype sobre Inteligência Artificial tem sido tão intenso que, muitas vezes, tem-se a impressão que quem não embarcou na onda está fadado ao desaparecimento. Ao menos no varejo americano, porém, a história é bem diferente.

O primeiro dia da NRF Big Show 2024, o maior evento de varejo do mundo, que começou neste domingo em Nova York, mostrou que as empresas têm uma visão bem mais madura sobre o uso da tecnologia: a IA pode ser incrível para os negócios, mas depende de uma infraestrutura e de maturidade digital para acontecer.

“O varejo é um setor complexo, com múltiplos pontos de contato com os consumidores”, comenta Smita Katakwar, vice-presidente de tecnologia da rede de supermercados Wegman’s. Para ela, o varejo precisa se preocupar, acima de tudo, em atender bem seus clientes, mantendo o frescor e a qualidade dos produtos. “Isso exige muita preparação, com base no que os consumidores esperam receber em cada loja física ou ponto digital de contato com o cliente. Precisamos ser eficientes, focando no que é importante para a missão e o propósito do negócio˜, afirma ela.

É a partir do foco no cliente que a rede varejista, com 160 anos de história, pretende avançar mais um século. “A tecnologia pode mudar, mas o que tem que estar inalterado é nosso foco nos clientes˜, afirma.

Foto: NRF – Jason Dixson Photograph

Para Michelle Evans, líder global de varejo e consumo digital da Euromonitor, a Inteligência Artificial está no centro de uma das 5 tendências que vão redefinir o e-commerce em 2024. “O e-commerce será cada vez mais intuitivo, com experiências de compra personalizadas para cada cliente. Isso envolve estratégias de coleta e análise de dados, que fazem os negócios serem cada vez mais intuitivos”, comenta.

Esse cenário só acontecerá, porém, para quem estiver preparado. E isso passa por toda uma infraestrutura, composta por uma infraestrutura de rede robusta, recursos de coleta e análise de dados e aculturamento dos profissionais. ˜É preciso alavancar o uso dos dados e do poder das redes em tempo real para acelerar a tomada de decisões. Mas recursos como o monitoramento e decisões em tempo real, com visibilidade da operação independente do canal de vendas, só acontecem com quem tem cultura digital e infraestrutura de redes e aplicações˜, afirma Rodney McCarter, vice-presidente de infraestrutura e operações da rede de supermercados Meijer. ˜Essa é uma jornada que leva tempo para acontecer˜, completa o executivo.

Vamos pra cima!

Matéria produzida por SuperHiper e publicada em 16 de janeiro de 2023.

Leia também:

Programe-se para os eventos de alimentos no Brasil e no mundo em 2024
Você está preparado para viver hoje o futuro do consumo de alimentos?
SondaLeite, da Embrapa, traz inovação no monitoramento da qualidade do leite

2 Comentários
  1. […] plataforma AgroHub Brasil promete integrar informações do agro de todo o paísNRF 2024: nos supermercados, Inteligência Artificial vai muito além da “modinha”Programe-se para os eventos de alimentos no Brasil e no mundo em […]

  2. […] Sob impacto do El Niño, safra de soja apresenta perdas irreversíveis em todos os estados brasileirosNova plataforma AgroHub Brasil promete integrar informações do agro de todo o paísNRF 2024: nos supermercados, Inteligência Artificial vai muito além da “modinha” […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2025 - 24x7 Conteúdo Editorial CNPJ 41.841.726/0001-34

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?