O relatório Brazilian G&O Monthly Update de agosto, produzido pelo Rabobank, traz informações atualizadas sobre o mercado de grãos e oleaginosas.
No mês de agosto de 2024, o mercado de grãos no Brasil apresentou um cenário misto de desafios e oportunidades. Segundo a analista Marcela Fernandez Marini, do Rabobank, os preços da soja e do milho registraram elevação, impulsionados pela desvalorização do Real.
O preço da soja aumentou 0,7%, enquanto o milho teve alta de 4% em relação ao mês anterior. No entanto, o cenário de exportação é mais complexo.
As exportações de soja em julho totalizaram 11,2 milhões de toneladas, uma queda de 16% em comparação ao mês anterior, embora o acumulado do ano ainda esteja 4% acima de 2023.
O milho, por outro lado, registrou uma redução significativa nas exportações, com 3,6 milhões de toneladas embarcadas em julho, 25% abaixo do volume acumulado no mesmo período do ano anterior, devido à menor produção brasileira e à oferta mais competitiva da Argentina.
Tendências futuras
A expectativa para os próximos meses é de que a produção de milho sofra mais impactos devido às condições climáticas adversas, como seca e geadas, especialmente nas regiões produtoras da safra safrinha.
Por outro lado, a desvalorização do real pode continuar favorecendo os preços domésticos, embora as incertezas climáticas e a competição internacional exijam cautela dos produtores brasileiros na comercialização futura.
[…] Mercado de grãos no brasil: aumento de preços e desafios para exportaçãoEscritórios Verdes da JBS vão acelerar requalificação comercial de milhares de pequenos produtores no ParáTendências de Consumo de Alimentos e Bebidas no Mundo: O Que Está Moldando o Futuro do Mercado? Compartilhar 0 likes Artigos Relacionados […]
[…] Deal Europeu pode contribuir para aumentar a fome no mundoMercado de grãos no Brasil: aumento de preços e desafios para exportaçãoAgro.Br viabiliza exportação de café de pequeno […]