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Empresa destaca o fortalecimento como indústria de multiproteínas com presença global

A JBS S.A. (B3: JBSS3; OTCQX: JBSAY) anunciou em 21 de março seus resultados do 4º trimestre
e do ano de 2022. A empresa obteve crescimento em suas operações no Brasil e no exterior, chegando ao valor de mercado de R$ 42,5 bilhões na data do anúncio.

Segundo Gilberto Tomazoni, presidente da empresa, “os nossos resultados financeiros de 2022 demostram a importância de uma gestão financeira responsável e comprovam a capacidade da JBS em se antecipar aos ciclos naturais do nosso setor. Em que pese o atual cenário econômico global desafiador e a normalização das margens no mercado de carne bovina dos EUA, entramos em 2023 com uma posição confortável de caixa, endividamento estabilizado e sem vencimentos de dívida expressivos no curto prazo, o que nos permite navegar com resiliência neste momento e nos deixar bem-posicionados para nos prepararmos para as futuras oportunidades de mercado”.

Internacionalização da JBS

Seguindo a sua estratégia de multiproteínas e focada na diversificação do seu portfólio, e investimentos em valor agregado e marcas, a JBS investiu em empresas no exterior. Nos últimos dois anos, expandiu a diversificação das operações com a aquisição de sete empresas, o que viabilizou a entrada no mercado de salmão (via a Huon, na Austrália) e proteína cultivada, com a Biotech Foods, uma das líderes globais no desenvolvimento de biotecnologia para a produção de proteína cultivada. A JBS investiu também no Grupo King’s, um dos líderes de mercado na produção de charcutaria italiana e na TriOak Foods, produtora de suínos e comerciante de grãos.

A expansão em alimentos à base de plantas na Europa se deu com a compra da Vivera. A entrada no segmento de porco na Austrália, com a aquisição da Rivalea, líder na criação e processamento de suínos no país, fortaleceu a posição em produtos de alto valor agregado nos mercados europeu e americano (Sunnyvalley, Pilgrim’s Food Masters e King’s Group), conforme divulgado pela empresa. A totalização de investimentos em compra de ativos soma US$2,2 bilhões.

INVESTMENT GRADE

Ao longo do ano 2022, a empresa pagou dividendos intermediários no valor de R$4,4 bilhões, o que representa R$2 por ação e recomprou ações no montante de aproximadamente R$2,8 bilhões.

No dia 2 de junho de 2022, a agência de rating Standard & Poor’s (S&P) elevou a classificação da JBS S.A.
(“JBS”) para BBB- de BB+, com perspectiva estável.
Vale mencionar que em 2021, as agências de rating Fitch Ratings (Fitch) e Moody’s Investors Service
(Moody’s) já haviam elevado a classificação da JBS para grau de investimento.
Dessa forma, as três agências agora classificam a Companhia como grau de investimento, portanto, sendo considerada Full Investment Grade.

Destaques da pauta ESG divulgados pela empresa

  • O Fundo JBS pela Amazônia selecionou 7 novos projetos com foco em ciência e tecnologia. As sete iniciativas visam a promoção da bioeconomia e a preservação da Amazônia, envolvendo comunidades tradicionais e indígenas. Ao todo, já são R$60 milhões comprometidos em 12 projetos apoiados pelo Fundo em dois anos de funcionamento.
  • Em 2022, a JBS avançou com metas de desmatamento zero. Em parceria com a Tropical Forest Alliance, a JBS está liderando os esforços do setor pecuário brasileiro para impulsionar o fim do desmatamento e a proteção da vegetação nativa em todos os biomas brasileiros até 2030, de acordo com o Roteiro do Setor Agrícola 1,5°C. Isso considera o desmatamento ilegal como o principal impulsionador do desmatamento.
  • A Companhia avançou no ranking global de sustentabilidade do CDP. A maior e mais respeitada plataforma global de informações ambientais elevou a nota da JBS para A- no Climate Change 2022, colocando a JBS com nota superior a média do setor.
  • No ano, a JBS foi escolhida mais uma vez para fazer parte da carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3.
  • Após o lançamento da No Carbon, empresa especializada em locação de caminhões elétricos, a Friboi e a Seara ampliaram a sua frota de caminhões 100% elétricos refrigerados. Com a ampliação, a Companhia estima reduzir em mais de 7 mil toneladas as suas emissões indiretas de gás carbônico (CO2) por ano na atmosfera.
  • A Companhia também deu início a sua produção de fertilizantes orgânicos, organominerais e especiais, marcando a entrada da JBS Novos Negócios neste novo segmento. Localizada no interior de São Paulo, a Campo Forte Fertilizantes terá capacidade para fabricar 150 mil toneladas por ano utilizando como matéria prima os resíduos biológicos derivados das operações da região. A iniciativa amplia a atuação da JBS na economia circular, também em linha com o compromisso Net Zero 2040. Além disso, a JBS inaugurou sua segunda planta de biodiesel localizada em Mafra (SC), com capacidade para produzir 370 milhões de litros por ano, o que dobrou a produção total da Companhia.
  • Reforçando o conceito de economia circular na Companhia, a JBS entra no mercado de saúde e nutracêuticos com o lançamento da Genu-in, empresa especializada em peptídeos de colágeno e gelatina. A nova fábrica, a mais moderna do setor, utiliza coprodutos da cadeia bovina em sua produção e a instalação terá capacidade para produzir 6 mil toneladas por ano de peptídeos de colágeno e 6 mil toneladas por ano de gelatina, e atender clientes em diferentes países.
  • A JBS e IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável, ampliaram parceria de rastreabilidade da produção sustentável de bezerros no Brasil. A meta é registrar 1 milhão de animais até 2025 garantindo a rastreabilidade desde as fazendas de cria.
  • Com o reforço do time de Compliance e com o objetivo de fortalecer o programa em todas as regiões aonde a Companhia opera, foi constituído um Comitê Global de Compliance. Seu principal objetivo é criar um programa de Compliance uniforme e consistente em todas as unidades da JBS, incluindo a Pilgrim’s. O Comitê tem a tarefa de supervisionar as melhorias e aprimoramentos contínuos do programa de Compliance e promover uma cultura de Compliance para todos stakeholders.

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1 Comentário
  1. […] JBS encerra 2022 com lucro líquido de R$ 15,5 bilhões e receita de R$ 375 milhões […]

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