Startups atuando com tecnologias digitais para o setor agropecuário são o foco principal do programa destinado à aceleração e inovação aberta.
O TechStart Agro Digital chega à 5ª edição ajudando startups, empresas e Instituições a acelerarem negócios e tecnologias para o agronegócio. A iniciativa é uma correalizado pela Embrapa Agricultura Digital e Venture Hub com patrocínio da cooperativa Sicredi.
Para fazer parte do programa é necessário passar pelo processo de seleção e o primeiro passo é preencher o formulário de inscrição, disponível gratuitamente na plataforma, até 31 de março. Recomenda-se atenção às informações prestadas na inscrição, pois a startup será avaliada exclusivamente com base nos dados do formulário.
Fazendo história no apoio a novas tecnologias no agro
Criado em 2019, o TechStart Agro Digital completa cinco anos de operação este ano reunindo startups, institutos de pesquisa, pequenas e médias empresas, investidores e mentores para promover o crescimento e a adoção de novas tecnologias digitais para o setor agropecuário.
Nesse período, o programa recebeu um total de 227 inscritos, tendo graduado 26 startups. Só em 2023 foram 66 inscrições, com a seleção de 24 participantes, dos quais cinco passaram pelo processo de aceleração, diz a coordenadora de operações, Martha Bambini da Embrapa Agricultura Digital.
“O programa está em constante aprimoramento, visando criar conexões voltadas a negócios, à solução de desafios e ao crescimento das startups”, observa Bambini. “Procuramos especialmente startups agrodigitais que já tenham passado pelas fases de validação inicial, tenham um time formado e estejam trabalhando nos temas da chamada”, conclui.
DominusSoli está entre as empresas nascentes impulsionadas pelo programa que ganharam espaço no mercado, atuando no desenvolvimento de soluções para planejamento e monitoramento de serviços de aplicação aérea de agroquímicos. Por meio da rastreabilidade das operações viabiliza aumento de produtividade e mitigação de riscos socioambientais.
Temáticas
Os temas priorizados na chamada 2024, que terá enfoque em práticas ambientais, sociais e de governança (conhecidas como ESG, da sigla em inglês) e em lnteligência Artificial (IA), são: transformação digital das cadeias agropecuárias, promoção da sustentabilidade das cadeias de suprimentos da agropecuária, agrometeorologia e mudanças climáticas e, ainda, biotecnologia avançada aplicada à agropecuária.
Entre as vantagens oferecidas em etapas distintas do TechStart Agro Digital às startups selecionadas estão a mentoria especializada e o compartilhamento de recursos como plataformas de conhecimento online e o acesso gratuito à AgroAPI, plataforma que oferece informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa. O acesso a espaços de coworking e a serviços de suporte jurídico também constam dos benefícios, além da formação de redes estratégicas a partir da interação com o ecossistema.
Detalhes sobre as inscrições, o processo de seleção, etapas do programa, além de respostas às dúvidas frequentes podem ser acessados no site TechStart Agro Digital.
[…] Inscrições para o TechStart Agro Digital 2024 estão abertasPesquisadores cruzam o Brasil para coletar amostras de baunilhasUma nova visão de agronegócio […]