O diretor-geral QU Dongyu liderará a delegação da FAO no evento global em Dubai, onde a Organização lançará uma série de relatórios e será coanfitriã do Pavilhão de Alimentação e Agricultura
Enquanto o mundo lida com a urgência da ação climática, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacará na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, o potencial único dos sistemas agroalimentares como eixo para soluções sustentáveis.
O diretor-geral QU Dongyu liderará a delegação da FAO no evento global, que acontece este ano na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro. É esperada a presença de mais de 65 mil pessoas, incluindo os Estados-membros (das Partes) da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), cerca de 150 líderes mundiais, representantes do setor privado, jovens, cientistas climáticos, povos indígenas, jornalistas e vários defensores da ação climática, incluindo o Papa Francisco e o rei Charles.
Principais desafios aos sistemas agroalimentares, segundo a FAO
“As crises climáticas e alimentar são inseparáveis. Investir em sistemas agroalimentares e áreas rurais cria a solução concreta para enfrentar os impactos da crise climática. Na COP28, a FAO destacará sistematicamente como a transformação dos sistemas agroalimentares acelera a ação climática em benefício das pessoas, da prosperidade e do planeta”, disse QU.
O debate e as negociações deste ano deverão abranger fluxos de trabalho críticos, com o objetivo de fazer progressos substanciais em questões-chave. Uma delas é finalizar os detalhes do mecanismo de financiamento de perdas e danos acordado para ser estabelecido na COP27. Tal mecanismo servirá para ajudar as comunidades vulneráveis na vanguarda dos impactos – incluindo agricultores – a lidar com impactos climáticos imediatos.
Outro objetivo imperativo é avançar em direção a um objetivo financeiro global para apoiar os países em desenvolvimento em seus esforços de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Acelerar uma transição energética e uma transição justa, bem como abordar a lacuna de emissões, também são áreas críticas que estarão em consideração, entre outras.
A COP28 também verá a conclusão do primeiro balanço global, um processo feito por países e partes interessadas para avaliar onde o progresso está estagnado (ou não) em direção ao cumprimento das metas do Acordo de Paris. O processo terminará com uma decisão que deverá ser aproveitada para acelerar a ambição na próxima ronda de planos de ação climática (Contribuições Nacionalmente Determinadas), prevista para 2025, algo com que a FAO tem apoiado os países.
A FAO apoiará seus membros durante esses processos, incluindo discussões sobre o trabalho conjunto de Sharm el-Sheikh sobre a implementação da ação climática na agricultura e segurança alimentar, que traz a discussão de soluções para sistemas agroalimentares no centro das negociações.
Apoio às iniciativas que promovem diálogos colaborativos
A entidade também está comprometida em ajudar os países com a implementação de soluções de sistemas agroalimentares totalmente alinhadas com a Declaração dos Emirados sobre Agricultura Sustentável, Sistemas Alimentares Resilientes e Ação Climática. A Declaração será revelada em Dubai como parte da ambiciosa agenda da Presidência em matéria de alimentação e agricultura. Esta será uma característica central da Cimeira Mundial de Ação Climática, em 1 de dezembro, e do Dia da Alimentação, Agricultura e Água, em 10 de dezembro.
A COP28 serve como uma plataforma vital para o diálogo colaborativo, a troca de conhecimento e a tomada de decisões sobre o papel distinto dos sistemas agroalimentares na batalha contra as mudanças climáticas.
Tendo em conta que o setor agroalimentar contribui para um terço das emissões de gases com efeito de estufa, as soluções inovadoras no âmbito dos sistemas agroalimentares contribuem diretamente para a ação climática. Promovem também a resiliência e a adaptação, salvaguardando a biodiversidade e garantindo a segurança alimentar e nutricional global – num mundo onde cerca de 735 milhões de pessoas enfrentam atualmente a fome.
Como parte de seu Quadro Estratégico 2022-31, Estratégia de Mudanças Climáticas e Estratégia de Ciência e Inovação, e respectivos planos de ação, a FAO já apoia os países a entregar soluções para melhor produção, melhor nutrição, um melhor ambiente e uma vida melhor. No entanto, uma transformação dos sistemas agroalimentares para enfrentar a crise climática só pode ser realizada com a ampliação do investimento em ações nos níveis local, nacional e global.
Um apelo a um esforço coletivo para ampliar investimentos, abraçar financiamentos inovadores e implementar estratégias transformadoras para um futuro resiliente ao clima está no centro da participação da FAO na reunião internacional.
A FAO também será coanfitriã do Pavilhão de Alimentação e Agricultura, juntamente com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o CGIAR e a Fundação Rockefeller, liderando eventos e fornecendo aconselhamento técnico aos países membros, dentro e fora do processo oficial de negociação.
A ciência e a inovação também estarão no centro das soluções de sistemas agroalimentares apresentadas na COP, desde sistemas de irrigação de água movidos a energia solar até tecnologia de ponta para combater a perda e o desperdício de alimentos, especialistas mostrarão como produzir mais alimentos com menos insumos e menos danos ambientais é uma solução climática com múltiplos benefícios.
Relatórios da FAO e um Roteiro Global
Neste contexto, a FAO lançará uma série de relatórios durante a COP28 e um Roteiro Global.
• Caminhos para reduzir as emissões – Uma avaliação global das emissões de gases de efeito estufa e opções de mitigação dos sistemas agroalimentares pecuários
• Perdas e danos em sistemas agroalimentares − Abordar lacunas e desafios
• Financiamento do desenvolvimento relacionado ao clima para sistemas agroalimentares – Tendências globais e regionais entre 2000 e 2021
• Roteiro Global: Alcançar o ODS2 sem ultrapassar o limite de 1,5ºC
Eventos da FAO
Na Cúpula Mundial de Ação Climática, um evento de líderes de alto nível sobre agricultura e sistemas alimentares acontecerá em 1º de dezembro.
Em 10 de dezembro, conforme designado pela Presidência dos Emirados Árabes Unidos, a COP28 terá um dia temático dedicado à alimentação, agricultura e água, com a FAO na vanguarda dos esforços para destacar soluções de sistemas agroalimentares.
Ao longo da conferência, também haverá anúncios especiais de novos memorandos de entendimento (MOU), parcerias e iniciativas.
Alguns dos eventos liderados por ou que a FAO está apoiando incluem (todos os tempos em GMT+4 ):
1 Dezembro
10:00- 11:00 Climate Change and Food Security: The Role of Nuclear Science and Technology
13:30-14:15 World Leaders’ Event: Transforming Food Systems in the face of Climate Change
17:00-18:00 Loss and Damage in agrifood systems: Addressing gaps and challenges
18:00- 19:00 Implementation of Nairobi declaration on climate finance and green growth in Africa
2 Dezembro
16:45–18:15 Crowdsourcing AI Solutions for Climate Change
17:00–18:00 Global Leaders Group on AMR high-level side event: Political action for AMR and environment on the road to the UNGA HLM on AMR in 2024
18:30–20:00 Agrifood Systems Transformation to Achieve Triple Wins: For People, for Climate and for Nature
3 Dezembro
11:00–12:00 Scaling up integrated actions to address malnutrition and climate change: an intersectional and intergenerational dialogue
16:00–17:00 From relief to climate-resilient development: Reducing humanitarian needs, protecting people and planet by scaling up integrated resilience actions in the face of climate change
15:00- 16:30 Presidency event: Food Crisis Ministerial
18:30–19:30 Strengthening climate resilience, adaptation and mitigation through food loss and waste reduction
10 Dezembro (Food, Agriculture and Water Day)
09:00- 10:30 Presidency event: High-Level Ministerial dialogue on building water-resilient agrifood systems
09:00- 10:30 Presidency event: Farmers and Traditional Food Producers at the Heart of Food Systems Transformation
11:30-13:30 Presidency event: Implementing the Emirates Declaration on Sustainable Agriculture, resilient food systems, and climate action
14:00-15:00 Presidency event: FAST Inception Meeting
A lista completa dos eventos promovidos pela FAO pode ser vista neste link.