Programa Escritórios Verdes se desdobra em outras iniciativas, que, apenas em 2024, somaram 26.780 atendimentos
Desde seu lançamento em 2021, o programa Escritórios Verdes, iniciativa da JBS voltada para a regularização ambiental de propriedades rurais, já resultou na recuperação de mais de 6 mil hectares, área equivalente a 8 mil campos de futebol. Mais de 15 mil propriedades rurais receberam consultoria e apoio técnico em quatro anos.
Somente em 2024, foram desenvolvidos 199 projetos específicos de regularização ambiental, que permitiram a recomposição de 4.153,5 hectares de vegetação nativa. Para ampliar ainda mais o alcance, foi lançado em outubro de 2024 o Escritório Verde Virtual, plataforma digital que oferece suporte remoto por e-mail, telefone e WhatsApp, contabilizando aproximadamente 1.220 interações desde sua criação.
“Os produtores precisam estar no centro das conversas quando o assunto são as melhores práticas no campo. E priorizar iniciativas que possam ajudá-los em seu dia a dia é fundamental para toda a cadeia produtiva e deve ser meta das organizações. Por isso, ficamos satisfeitos ao observar a adesão cada vez maior dos pecuaristas aos Escritórios Verdes”, afirmou Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil.
No último ano, a JBS também implementou os Escritórios Verdes 2.0, um hub de serviços socioambientais voltado para pequenos produtores rurais, oferecendo gratuitamente três modalidades de apoio:
- Escritório Verde Ambiental – voltado à regularização ambiental e reintegração das fazendas na cadeia produtiva;
- Escritório Verde Assistência Técnica – foca na melhoria da produtividade, recuperação de pastagens, proteção de nascentes e consultoria em práticas sustentáveis;
- Escritório Verde Assistência Gerencial – visa capacitar produtores em gestão, buscando melhorias administrativas nas propriedades.
Somente em 2024, 6.887 propriedades foram regularizadas e 1.311 fazendas receberam assistência técnica ou gerencial. O time especializado realizou mais de 4.700 visitas a agricultores familiares e analisou mais de 600 amostras de solo.
Além disso, a JBS utilizou ferramentas inovadoras como a Cowbot e a Plataforma Pecuária Transparente (PPT), totalizando 26.780 atendimentos aos produtores no ano. A plataforma PPT registrou processamento equivalente a 80,72% dos animais processados pelas unidades da Friboi, superando a meta estabelecida para 2023.
A ferramenta Cowbot, lançada no segundo semestre de 2024, já realizou 17.377 análises, facilitando negociações ao permitir consultas prévias gratuitas sobre a rastreabilidade de fornecedores por meio de geolocalização ou número de CAR.
“Esses números indicam que estamos no caminho certo. Os produtores têm suas demandas e precisam ser atendidos, independentemente do canal, para que tenhamos um modelo de produção cada vez mais sustentável. Ficamos entusiasmados por poder colaborar com os produtores. Seguimos com a expectativa de números ainda mais expressivos para este ano”, destacou Fábio Dias, diretor de Pecuária Sustentável da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa da JBS Brasil.
Em janeiro de 2025, os Escritórios Verdes passaram também a integrar um conjunto de iniciativas para fortalecer a agropecuária no Pará, incluindo a doação de 3 milhões de tags para rastreamento animal e treinamento especializado para produtores locais.