Por Fábio Cardo
Acompanhamos diariamente no Food Forum News as dezenas (centenas?) de iniciativas inovadoras no ecossistema de alimentação, do campo ao pós-consumo.
Nunca na história nacional tivemos tanto impulso positivo e acelerado na produção e distribuição de alimentos. O país apurou expressivo crescimento de produtividade ao longo dos últimos anos. A adoção de novas tecnologias promove mais produção, com sustentabilidade e sem necessitarmos de mais terras. Temos, certamente, um longo caminho para chegarmos aos melhores níveis de segurança alimentar no país, o que está sendo trabalhado por dezenas de entidades e com as iniciativas de empresas e governo.
Quais os perfis dessas pessoas que estão à frente dessa renovação no Brasil? Jovens trabalhadores com faixa etária de 30 a 40 anos veem oportunidade de trabalho rural, atraídos pela mecanização e tecnologias. Já na indústria de alimentos, grandes empresas investem em programas de inovação aberta e trainees, atraindo jovens a partir de 25 anos de idade.
Por que estamos abordando a questão da idade?
A FAO promoverá nesta semana o World Food Forum e o Dia Mundial da Alimentação em 2024 em Roma, com muitos eventos ao longo desta semana. Somarão centenas de pessoas de todo o mundo para discutir o futuro da alimentação e como garantir o ODS 2. A entidade definiu como foco atrair jovens para que se engajem na produção de alimentos para hoje e o futuro.
Provavelmente ainda estamos aquém da quantidade ideal de jovens engajados nessas atividades no Brasil. No entanto, vemos muitos jovens criativos e competentes dando ótimos exemplos, que podem muito bem serem referências internacionais.
Ao longo da semana, vamos nos concentrar em trazer as boas histórias de jovens empreendedores que hoje estão atuando em agtechs e foodtechs, e de empresas que promovem inovações no Brasil. Nossas experiências certamente podem ser exportadas para todo o mundo, promovendo segurança alimentar global.
Esperamos, com isso, contribuir para a promoção da segurança alimentar mundial.
[…] destaca focos principais para o Dia Mundial da AlimentaçãoEditorial: Qual a relevância do Brasil no World Food Forum e no Dia Mundial da Alimentação?FAO lidera nova iniciativa pela igualdade de gênero nos sistemas […]
[…] Dia Mundial da Alimentação: Iniciativas de ONGs nacionais que estão fazendo a diferençaFAO destaca focos principais para o Dia Mundial da AlimentaçãoEditorial: Qual a relevância do Brasil no World Food Forum e no Dia Mundial da Alimentação? […]