conectividade rural ABAG
Reading Time: 3 minutes

Cartilha produzida pela ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, mostra como remover barreiras para gerar oferta e demanda de conectividade.

Melhorar a conectividade no campo é essencial para que agricultura e pecuária continuem avançando e acumulando ganhos em eficiência, precisão, rastreabilidade e sustentabilidade. Denominado “Como ampliar a conectividade rural na sua região”, o documento foi produzido com apoio de Vivo, Sonda e Grupo Innovatech.

“Como a ABAG tem uma atuação transversal e mais de 75 associados, dos diversos elos que compõem as cadeias do agronegócio, abordamos a questão da conectividade como um desafio que demanda um esforço conjunto, e que envolve estratégias e alternativas que nem sempre são muito bem conhecidas ou utilizadas por prefeituras. O objetivo desse nosso material é facilitar o acesso a essas informações”, detalha Giuliano Ramos Alves, gerente de sustentabilidade e projetos da ABAG.

Na avaliação de Rafael Munhoz, head de pré-vendas da SONDA Brasil, a Cartilha de Conectividade da ABAG é um catalisador para impulsionar a produtividade e a inovação no campo. “Ficamos felizes em contribuir, trazendo nossa experiência de grandes projetos nas esferas pública e privada”, observa.

Para Tiago Machado, diretor de relações institucionais da Vivo, o avanço da conectividade e de soluções digitais, baseadas em internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, são elementos-chaves para o aumento de produtividade, eficiência e competitividade no agronegócio. “Para acelerar esse processo, é essencial elaborar políticas públicas que promovam a redução de barreiras, fomentem investimentos, invistam na capacitação e facilitem o acesso às redes, aplicações e dispositivos. A cartilha elaborada pela ABAG apresenta medidas concretas que podem ampliar a digitalização do campo no nosso país”, destaca.

CEO do Grupo Innovatech, João Comério classifica a Cartilha de Conectividade da ABAG como “importante contribuição para remoção de barreiras”. “É um tema estratégico para estes setores com os quais atuamos, por isso investimos em ações que podem facilitar ganhos de produtividade e melhorar o ambiente de inovação no campo”, afirma Comério, que é coordenador do Comitê de Inovação da ABAG.

O impulso fundamental promovido pela conectividade

O agronegócio se encontra em uma encruzilhada entre o abrupto crescimento populacional, as alterações climáticas e a migração laboral das zonas rurais para as cidades. Um desafio para ser resolvido a muitas mãos – e a agricultura 4.0 parece ser a alternativa mais provável para auxiliar nesse processo.

A massificação do uso de tecnologias no setor pode ser a mais importante alavanca para o desenvolvimento da agricultura de precisão e a otimização de culturas e criações, que ajudam o setor a se tornar mais sustentável e produtivo economicamente.

Para o fomento da evolução desse novo modelo de negócio, há duas principais conjunturas de concentração de esforços: a ampliação da oferta dos serviços de conectividade rural para garantir o acesso à internet em áreas rurais e o estímulo ao uso da conectividade no campo.

A ampliação da oferta dos serviços de conectividade rural pode ser acelerada por meio de políticas públicas, que envolvem, a priori:

  • criação de programas estaduais de incentivo à cobertura rural;
  • uso dos recursos do Fust para viabilizar investimentos em conectividade rural;
  • ampliação de investimentos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs);
  • modernização e simplificação de processos de licenciamento;
  • atualização da legislação municipal sobre Antenas, e
  • combate ao furto de cabos e equipamentos de telecomunicações.

Por outro lado, o estímulo à demanda de uso de conectividade no campo, ainda brando, poderia ser intensificado por meio de:

  • redução de barreiras tributárias;
  • postergação da desoneração da IoT;
  • redução de impostos para facilitar o acesso a dispositivos móveis;
  • ampliação e diversificação do acesso a linhas de crédito para a contratação de conectividade pelos produtores rurais e cooperativas;
  • fomento ao ecossistema de startups do Agro, e
  • esforço de iniciativas de Assistência Técnica e Extensão Rural Digital (Ater Digital) em nível subnacional.

As ações propostas para viabilizar e ampliar a conectividade rural

A massificação do uso de tecnologias no agronegócio é uma das mais importantes alavancas para o desenvolvimento da agricultura 4.0. Para o fomento da evolução desse novo modelo de negócio, há duas principais conjunturas de concentração de esforços: a ampliação da oferta dos serviços de conectividade rural para garantir o acesso à internet em áreas rurais e o estímulo ao uso da conectividade no campo.

Em ambas as perspectivas, é fundamental a criação e intensificação de políticas públicas que favoreçam esse movimento.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?