Tecnologia de alimentos
Reading Time: 2 minutes

Por: Luis Madi

A importância da comunicação adequada junto ao consumidor brasileiro sobre alimentos industrializados foi destacada junto a três diferentes públicos no último mês, quando ocorreram o Comer Com Ciência Experience no @Tropical Food Innovation Lab, em Campinas, o 1⁰ Congresso Abiam na @Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em São Paulo, e o II Congresso Food, Nutrition & Health no complexo tecnológico Unitec, em São Leopoldo – RS.

O primeiro evento ocorreu em 15 de outubro, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e véspera do Dia Mundial da Alimentação, como uma ação pioneira do @ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos junto a comunicadores, abrangendo mídia e influenciadores ligados a alimentos e bebidas.

Na oportunidade, além de promovidas experiências enfatizando a ciência como base do processamento de alimentos, foi lançado o projeto Comer Com Ciência, que será executado em 2025 e 2026. Seu foco é compartilhar conhecimento através de comunicação direta, clara e imparcial em todos os ambientes para empoderar o consumidor na tomada de decisões alimentares informadas e conscientes. Pela receptividade do público, novas edições devem ser realizadas.

Já no congresso pioneiro da @ABIAM – Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos, em comemoração aos 45 anos da entidade, foi apresentado um resumo do trabalho liderado há dez anos pela Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Ital e enfatizada a falta de embasamento científico da classificação NOVA, que introduziu o termo alimentos “ultraprocessados”.

Junto à Abiam, à @ABIA | Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, à @Duas Rodas, ao @Ministério da Agricultura e à @ANVISA, foram apresentadas informações complementares sobre segurança e qualidade de alimentos e a importância dos alimentos industrializados para a nutrição do consumidor. Enfatizo a visão da gerente geral de alimentos na Anvisa, @Patricia Castilho, sobre o olhar atento dos órgãos reguladores para a orientação junto aos consumidores.

Na semana seguinte, em 25 de outubro, abordei “a evolução da indústria de alimentos no Brasil e o processo de comunicação junto ao consumidor” no painel dedicado a cenários possíveis da alimentação e nutrição que integrou a programação do congresso promovido pela @Unisinos.

Essa experiência inédita permitiu uma análise conjunta de engenheiros de alimentos, nutricionistas e profissionais da gastronomia e da saúde sobre como melhorar e adequar o processo de comunicação junto ao consumidor, eliminando ou ao menos minimizando as desinformações, em especial o termo alimentos “ultraprocessados”.

Leia também:

Em agenda paralela ao G20, FAO e Brasil assinam compromisso para promover sistemas agroalimentares mais inclusivos
COP29: Fundo JBS e Banco da Amazônia assinam acordo para crédito a pequenos produtores do Pará
Nova plataforma reúne dados da cadeia produtiva da carne bovina

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?