Por: Luis Madi
A importância da comunicação adequada junto ao consumidor brasileiro sobre alimentos industrializados foi destacada junto a três diferentes públicos no último mês, quando ocorreram o Comer Com Ciência Experience no @Tropical Food Innovation Lab, em Campinas, o 1⁰ Congresso Abiam na @Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em São Paulo, e o II Congresso Food, Nutrition & Health no complexo tecnológico Unitec, em São Leopoldo – RS.
O primeiro evento ocorreu em 15 de outubro, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e véspera do Dia Mundial da Alimentação, como uma ação pioneira do @ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos junto a comunicadores, abrangendo mídia e influenciadores ligados a alimentos e bebidas.
Na oportunidade, além de promovidas experiências enfatizando a ciência como base do processamento de alimentos, foi lançado o projeto Comer Com Ciência, que será executado em 2025 e 2026. Seu foco é compartilhar conhecimento através de comunicação direta, clara e imparcial em todos os ambientes para empoderar o consumidor na tomada de decisões alimentares informadas e conscientes. Pela receptividade do público, novas edições devem ser realizadas.
Já no congresso pioneiro da @ABIAM – Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos, em comemoração aos 45 anos da entidade, foi apresentado um resumo do trabalho liderado há dez anos pela Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Ital e enfatizada a falta de embasamento científico da classificação NOVA, que introduziu o termo alimentos “ultraprocessados”.
Junto à Abiam, à @ABIA | Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, à @Duas Rodas, ao @Ministério da Agricultura e à @ANVISA, foram apresentadas informações complementares sobre segurança e qualidade de alimentos e a importância dos alimentos industrializados para a nutrição do consumidor. Enfatizo a visão da gerente geral de alimentos na Anvisa, @Patricia Castilho, sobre o olhar atento dos órgãos reguladores para a orientação junto aos consumidores.
Na semana seguinte, em 25 de outubro, abordei “a evolução da indústria de alimentos no Brasil e o processo de comunicação junto ao consumidor” no painel dedicado a cenários possíveis da alimentação e nutrição que integrou a programação do congresso promovido pela @Unisinos.
Essa experiência inédita permitiu uma análise conjunta de engenheiros de alimentos, nutricionistas e profissionais da gastronomia e da saúde sobre como melhorar e adequar o processo de comunicação junto ao consumidor, eliminando ou ao menos minimizando as desinformações, em especial o termo alimentos “ultraprocessados”.
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