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Desenvolvido pela Fundação Ellen MacArthur, o desafio está mobilizando empresas de todo o mundo a criar produtos alimentícios com impactos positivos para a natureza com base no design circular

O Grupo Carrefour Brasil é o novo apoiador do Desafio O Grande Redesenho de Alimentos, jornada de inovação que está mobilizando empresas do setor alimentício a criar produtos que ajudem a natureza a prosperar. Por meio dessa colaboração, o Grupo auxiliará as empresas participantes a desenvolverem produtos que estejam alinhados ao conceito do design circular de alimentos e atendam à expectativa do varejo.

O Desafio, que entra na sua segunda fase de desenvolvimento, é promovido pela Fundação Ellen MacArthur. O objetivo é de inspirar a indústria a trazer ao mercado produtos alimentícios que sejam positivos para a natureza. 

Lançado no ano passado, o Desafio O Grande Redesenho de Alimentos recebeu mais de 140 inscrições de empresas de alimentos e bebidas para uma jornada de aprendizado e criação de produtos usando os princípios da economia circular. Após a fase inicial de design, em que as empresas aprenderam sobre o design circular de alimentos e desenvolveram os conceitos dos seus produtos, começa a fase de produção, em que esses conceitos serão concretizados. 

Fase de produção

Ao todo, 168 ideias de produtos passam para a fase de produção e serão desenvolvidos com o apoio da Fundação Ellen MacArthur e das organizações colaboradoras, como o Grupo Carrefour Brasil. Nesta etapa, o Grupo oferecerá feedback construtivo sobre os produtos e conversas individuais com os participantes para que eles possam alinhar as propostas às expectativas do varejo. Ao final da fase de produção, o Grupo tem a intenção de selecionar um grupo de produtos bem-sucedidos para receber espaço gratuito nas suas prateleiras durante seis meses.

O apoio do Carrefour ao Desafio O Grande Redesenho de Alimentos vai de encontro ao seu compromisso em oferecer alimentação de qualidade e acessível. Busca também levar aos seus clientes a possibilidade de ter acesso a uma alimentação saudável, sustentável e acessível, com atenção especial à proteção da biodiversidade.

“A proteção biodiversidade é um dos pilares estratégicos do Grupo Carrefour Brasil, uma agenda estratégica que visa transformar e repensar a cadeia de produção alimentar para uma abordagem cada vez mais regenerativa. Os compromissos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil visam contribuir com o desenvolvimento de uma produção de alimentos inclusiva, gerando e distribuindo riqueza, que tenha processos produtivos sustentáveis que valorizem e preservem a biodiversidade. A parceria com a Fundação Ellen MacArthur é uma oportunidade concreta de colaboração e cocriação para iniciativas de impacto que envolvem  o processo produtivo da oferta e também o consumidor,” comenta Susy Yoshimura, Diretora Sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Para a Fundação Ellen MacArthur, o apoio de varejistas como Carrefour é fundamental para a execução deste projeto, principalmente para tornar esses produtos acessíveis e cotidianos, pois eles fazem a ponte entre as empresas e os consumidores. 

“É encorajador ver um apetite tão grande das empresas para enfrentar o desafio de reformular a maneira como criamos os alimentos para o futuro. Recebemos uma gama muito inovadora de ideias de produtos e esperamos que eles se tornem itens diários nas nossas listas de compras. Para isso, o apoio de varejistas como o Grupo Carrefour Brasil é fundamental, pois são eles que poderão oferecer aos consumidores escolhas alimentares que ajudam a preservar e restaurar nosso planeta para as gerações futuras.” diz Luisa Santiago, diretora executiva da Fundação Ellen MacArthur na América Latina.

Além das discussões com os apoiadores varejistas, nesta fase de produção as PMEs e startups participantes terão a oportunidade de receber um subsídio de até £30.000, por empresa, para desenvolver as suas ideias de produtos. Ao todo, a Fundação Ellen MacArthur distribuirá £510.000 para transformar os conceitos em produtos concretos. 

A etapa de produção terminará com um segundo processo de avaliação dos produtos. Aqueles que forem bem-sucedidos, passarão para a fase de exibição, na qual os novos produtos serão celebrados e poderão ganhar espaço gratuito nas prateleiras dos varejistas apoiadores. Ao final do Desafio, a Fundação Ellen MacArthur também compartilhará os insights e aprendizados coletados durante esta jornada de inovação.

Design de produtos alimentícios pensando na natureza

O design circular de alimentos é um modelo para se pensar a criação de produtos de maneira a ajudar a natureza a prosperar. Isso inclui repensar o conceito do produto, a seleção e o fornecimento de ingredientes e a embalagem. 

Para atender aos critérios do desafio e serem bem-sucedidos, os produtos alimentícios deverão:

  • ter a maior parte de seus ingredientes provenientes de sistemas de produção que indicam resultados positivos para a natureza;
  • preencher pelo menos uma das três oportunidades de design identificadas no modelo de design circular para alimentos (uso de ingredientes de menor impacto, diversificados e reciclados); e
  • ter uma embalagem que não utilize materiais problemáticos e atenda ao maior número possível de metas de economia circular.

Este modelo foi desenvolvido como parte do estudo “O Grande Redesenho de Alimentos”, publicado pela Fundação Ellen MacArthur em 2021. O estudo demonstrou que as empresas de alimentos e bebidas e os varejistas têm a capacidade de influenciar o sistema de alimentos para que ele ajude a natureza a prosperar, em vez de sobrecarregá-la.

Atualmente, o sistema alimentar é um dos principais impulsionadores da perda de biodiversidade e responde por um terço das emissões globais de gases do efeito estufa. Assim, aplicar os princípios da economia circular ao design de alimentos mostra-se um caminho para enfrentar esses desafios.

Inovações brasileiras

No Brasil, entre os produtos aprovados para a fase de produção estão:

  • Ideias de bebidas como a da Puravida, que propôs uma bebida à base de plantas com ingredientes da biodiversidade brasileira;
  • Ingredientes reciclados também foram contemplados nas ideias aprovadas: a Amazonika Mundi criará a “Tirinha Amazonika”, alimento feito a partir da fibra do caju que seria desperdiçada, e de ingredientes amazônicos produzidos de maneira a manter a floresta em pé, como óleo de pataurá de farinha de babaçu.
  • A Native propôs cookies de maçã e canela cultivados com práticas regenerativas e farinha de semente de uva reciclada. 

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1 Comentário
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