Em uma entrevista exclusiva ao podcast “Negócios do Agro”, Luis Rua, diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destacou a importância do controle de biosseguridade para manter o Brasil na vanguarda das exportações globais de carnes de aves e suínos em 2024.
Prevenção avançada: controle rigoroso de patógenos
Rua salienta a necessidade de reforçar as medidas de biosseguridade para prevenir a influência de patogenicidade aviária e a peste suína africana nos planteis comerciais. Ele destaca que a ausência de casos em granjas comerciais no Brasil é fundamental para sustentar os volumes de exportação, expressando otimismo quanto ao avanço contínuo. Ele enfatiza ainda a importância de preços acessíveis de milho e farelo, essenciais para garantir a segurança alimentar global.
Novos horizontes: expansão de mercados em 2023
O diretor da ABPA revela que mais de dez novos mercados foram abertos em 2023, incluindo México, República Dominicana, Peru, Israel e Argélia. Ele ressalta o papel significativo do Brasil como o maior exportador mundial de carne de frango halal, demonstrando a confiança dos países árabes.
Além disso, responsável por ampliar e manter mercados de exportação, ele destaca que o Brasil exporta para mais de 150 países, com um volume expressivo em 2023. Também enfatiza o engajamento internacional, com 27 viagens para fortalecer parcerias e destaca a abordagem do governo brasileiro em mostrar complementaridade, buscando benefícios mútuos.
Confiança global: missões comerciais como estratégia fundamental
Para Fábio Torquato, diretor na Agrotravel Viagens Técnicas, as missões comerciais da ABPA são fundamentais, gerando confiança e conexão com parceiros globais. Ele destaca que essa prática também é adotada por empresas fornecedoras do agronegócio brasileiro, fortalecendo laços e construindo confiança.
Em 2024, Luis Rua vislumbra a possibilidade de ampliar a presença brasileira em mercados como Reino Unido, Cuba, Singapura e Chile, destacando produtos de alto valor agregado. O controle rigoroso de biosseguridade emerge como o alicerce fundamental para a prosperidade contínua do setor de carnes no cenário internacional.
Leia também:
Sob impacto do El Niño, safra de soja apresenta perdas irreversíveis em todos os estados brasileiros
Nova plataforma AgroHub Brasil promete integrar informações do agro de todo o país
NRF 2024: nos supermercados, Inteligência Artificial vai muito além da “modinha”
[…] linha de Orfeu Cafés Especiais aposta em produtos de variedades únicasControle de biosseguridade é essencial para a liderança brasileira nas exportações de carnesSob impacto do El Niño, safra de soja apresenta perdas irreversíveis em todos os estados […]