carbono neutro agricultura regenerativa ADM
Reading Time: 2 minutos

Nova etapa do programa de agricultura regenerativa fará coleta de solo nas fazendas participantes para avaliar o sequestro de carbono da produção agrícola.

O programa ADM re:generação, iniciativa de agricultura regenerativa da ADM, celebra seu primeiro ano com resultados expressivos. Dados de 25 mil hectares de 16 produtores mostraram uma redução de mais de 50% nas emissões de carbono na produção de soja, comparado aos valores de referência utilizados no mercado. Com foco na sustentabilidade, o programa avança para sua segunda fase, que incluirá a análise do sequestro de carbono no solo.

Redução de emissões e metodologia robusta

A redução das emissões foi medida em toneladas de carbono por tonelada de soja produzida, utilizando a ferramenta Footprint PRO Carbono. Esta metodologia avalia cinco pilares: emissões de campo, mudanças no uso da terra (MUT), insumos, secagem e transporte. De acordo com André Germanos, Gerente de Negócios de Carbono e Agricultura Regenerativa da ADM para América Latina, os dados são gerados com precisão por uma calculadora de carbono tropicalizada, desenvolvida em parceria com a Bayer e a Embrapa.

“A agricultura brasileira já adota práticas sustentáveis e avançadas, como plantio direto e cobertura do solo. Construímos uma base sólida de dados primários para comprovar a baixa pegada de carbono e aumentar a confiança nos mercados local e internacional”, destaca Germanos.

Rastreabilidade e avanços científicos com agricultura regenerativa

Os dados coletados dos 16 produtores participantes, localizados em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, foram incorporados a uma plataforma blockchain, assegurando a rastreabilidade. A nova fase do programa introduz a análise de sequestro de carbono no solo, com amostras coletadas em todos os talhões participantes.

“Estabelecemos uma linha de base para monitorar o impacto das práticas agrícolas regenerativas ao longo do tempo”, explica Ana Carolina Guedes, Líder de Parcerias para o Negócio de Carbono da Bayer.

Engajamento e expansão programadas

Produtores como Lisandra Zamboni, que participa do programa com 15% de sua propriedade, destacam os benefícios da adesão às práticas regenerativas. “Com o programa, observei ganhos de produtividade e maior resiliência da lavoura. Essa responsabilidade precisa ser compartilhada por toda a cadeia produtiva”, afirma.

A ADM pretende expandir o programa para 200 mil hectares nos próximos cinco anos, com foco em capacitação técnica e disseminação de práticas como uso de fertilizantes eficientes, insumos biológicos, plantio direto aprimorado e cobertura do solo contínua.

Sustentabilidade como diferencial competitivo

Com base em normas internacionais, como o GHG Protocol e a ISO 14067, a calculadora utilizada pelo programa permite identificar pontos críticos e recomendar melhorias. A parceria ADM-Bayer evidencia o compromisso da agricultura tropical em liderar iniciativas regenerativas e atender a demanda global por produtos sustentáveis.

Germanos conclui: “Queremos que as boas práticas agrícolas brasileiras sejam reconhecidas e valorizadas. Nosso compromisso é levar esses resultados ao mercado e mostrar que a sustentabilidade é parte intrínseca da produção agrícola nacional.”


Leia também:

Logística do agronegócio: um pilar estratégico para o Brasil
Produção de queijos Brie e Camembert estão com os dias contados?
Mercado global de leite: crescimento, sustentabilidade e o impacto dos investimentos da Nestlé

3 Comentários
  1. […] Programa ADM re:generação registra redução de mais de 50% nas emissões de carbono da soja e ini…Brasil adere a fórum internacional para o desenvolvimento de políticas de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS)Citricultura brasileira: precificação inédita do carbono e sustentabilidade […]

  2. […] Programa ADM re:generação registra redução de mais de 50% nas emissões de carbono da soja e ini…Conheça Arcon IH, nova proteína da ADMAs 10 matérias mais lidas no Food Forum News em 2024 […]

  3. […] histórica de uvas no Brasil impulsiona qualidade e consumo de vinhos nacionaisPrograma ADM re:generação registra redução de mais de 50% nas emissões de carbono da soja e ini…No âmbito do G20, especialistas internacionais reúnem-se no Brasil para discutir as perdas e o […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2025 - 24x7 Conteúdo Editorial CNPJ 41.841.726/0001-34

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?