horta urbana cati sp

Com apoio da CATI e incentivos municipais, Americana construiu uma rede de cerca de 250 hortas, o litoral paulista avança na transição agroecológica e a iniciativa de Zeca Pagodinho em Duque de Caxias mostra o alcance social do modelo

As hortas urbanas deixaram de ser iniciativas pontuais e passaram a integrar a estratégia de abastecimento de várias cidades brasileiras. Em Americana (SP), políticas públicas, assistência técnica da CATI e incentivos municipais ajudaram a formar uma das redes mais consolidadas do estado. No litoral paulista, a mesma assistência técnica ganha uma nova frente: a transição agroecológica de hortas urbanas, periurbanas e rurais.

No Brasil, as hortas urbanas e periurbanas contribuem para a segurança alimentar e nutricional ao ampliar a oferta local de vegetais frescos. Elas também geram trabalho e renda e aproximam quem produz de quem consome. Estudos apontam ainda ganhos ambientais, como áreas verdes preservadas, regulação hídrica, conforto térmico e recuperação de terrenos ociosos.

A cidade de São Paulo, por exemplo, possui mais de 2.000 hortas urbanas, que funcionam como ambientes alimentares capazes de facilitar o acesso a alimentos frescos e, em muitos casos, de base ecológica. A Embrapa lembra que a agricultura urbana pode acontecer em casas, escolas e comunidades, combinando produção, educação ambiental e cuidado com solo e água.

Americana: uma rede de hortas dentro da cidade

Segundo a revista da Casa da Agricultura/CATI, o município chegou a ter cerca de 250 hortas urbanas. As áreas variam de 1.500 m² a 10.000 m² e são cultivadas sobretudo por famílias, em bairros residenciais, comerciais e industriais. Cerca de 200 famílias respondem pelas hortas, com acompanhamento técnico da CATI.

O perímetro urbano de Americana tem 133,63 km², conforme o plano municipal de arborização. Se as 250 hortas ocupassem em média 5.000 m², a área cultivada chegaria a 1,25 km², cerca de 0,94% do perímetro urbano. Trata-se de uma estimativa, pois não foi localizado dado oficial consolidado da soma das áreas. Na prática, é muito provável encontrar uma horta urbana na cidade num raio de 1,5 km, o que favorece muito a atividade e o consumo de alimentos frescos direto do produtor, com qualidade e preço mais acessível do que nas lojas de alimentos no varejo.

Horta urbana em Americana

Lei municipal fixa regras para as hortas comunitárias

A legislação de Americana define horta comunitária como imóvel de 500 m² a 10.000 m². Pelo menos 70% da área deve ser cultivada em canteiros, com no mínimo seis espécies de hortaliças por ano. O programa admite hortas em áreas públicas, terrenos particulares, áreas de utilidade pública e faixas de servidão da CPFL.

A mesma lei prevê que a Prefeitura pode comprar produtos das hortas para a merenda escolar e para as creches municipais. Esse mecanismo conecta a produção local à alimentação pública e cria um canal de venda previsível para os horticultores.

Incentivos e assistência técnica sustentam o programa

O modelo de Americana combina estímulos econômicos, acompanhamento técnico e organização social. Entre as principais frentes do programa, estão:

  • Circuitos curtos: venda direta a vizinhos, restaurantes, mercados, empresas de alimentos e centrais de abastecimento, conforme a CATI.
  • Incentivos econômicos: isenção ou redução de IPTU, taxa de esgoto e cobrança pelo uso da água para hortas integradas ao programa.
  • Assistência técnica: acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente, da Casa da Agricultura e da CATI, com capacitações obrigatórias para os participantes.
  • Educação ambiental: a Casa da Agricultura mantém horta educativa, projetos hidropônicos, meliponário e atividades com escolas, incluindo Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).
  • Organização social: criação da associação de horticultores UNIHORTAS e cadastramento digital para mapear produção, técnicas e equipamentos.

Manejo busca reduzir o uso de defensivos

A orientação técnica da CATI em Americana inclui Boas Práticas Agrícolas, adubação equilibrada, otimização da irrigação e cultivo protegido. Também entram cuidados pós-colheita e controle alternativo de pragas. O conjunto indica uma política que busca reduzir riscos e a dependência de insumos químicos. Não foi localizada, porém, norma municipal que proíba defensivos agrícolas nas hortas.

Em Americana, a Casa da Agricultura vinculada à CATI Regional Piracicaba orienta os horticultores em boas práticas, certificação orgânica, crédito agrícola e venda direta ao consumidor. Esse caminho de redução gradual de insumos químicos também está no centro do trabalho que a CATI desenvolve no litoral paulista, detalhado a seguir.

Capital e litoral paulista: transição agroecológica chega às hortas

Na região de Santos (SP), a transição agroecológica ganha espaço tanto na agricultura rural quanto nas hortas urbanas e periurbanas. O trabalho é conduzido pela CATI, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Protocolo de Transição Agroecológica (PTA). O protocolo orienta os agricultores na adoção de práticas agroambientais e contribui para abrir novas oportunidades de comercialização.

A proposta é apoiar a mudança gradual para sistemas de cultivo mais sustentáveis, respeitando a realidade de cada propriedade e valorizando os recursos que já estão disponíveis na própria natureza. Nesse processo, o extensionista acompanha o agricultor, orienta as mudanças e ajuda a identificar soluções adequadas às condições de cada cultivo.

Guarujá: bioinsumos na Horta Santa Cruz dos Navegantes

Um exemplo prático é a Horta Sustentável Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá (SP). Em agosto, agricultores e técnicos participaram ali de uma atividade de coleta e preparo de microrganismos eficientes (EMs), usados na produção de bioinsumos. A ação também marcou o aprendizado coletivo sobre práticas que contribuem para a transição.

No local foi instalada uma unidade demonstrativa de bioinsumos, patrocinada pela Diocese de Santos com recursos da Campanha da Fraternidade de 2025. A iniciativa reúne organizações da sociedade civil, poder público e grupos de agricultores rurais, urbanos e periurbanos.

Para Zenaldi de Oliveira Duarte, integrante da horta, o PTA traduz bem a lógica da agroecologia.

“A serrapilheira vem da natureza e volta para a natureza na forma de bioinsumos”, afirma.

O engenheiro agrônomo Idelberto Esch Miranda Junior, da CATI Regional Santos e integrante do Grupo de Trabalho de Agroecologia da instituição, destaca o potencial dos EMs. Segundo ele, trata-se de uma tecnologia social de baixo custo de produção e alta eficiência, fundamental para quem está em transição, e uma das práticas que visam diminuir o uso de adubos solúveis e agrotóxicos.

A produção de bioinsumos é uma alternativa para quem busca aperfeiçoar o manejo das áreas, aproveitando os recursos naturais e reduzindo a dependência de insumos externos. Com orientação técnica, essas práticas podem ser incorporadas aos poucos à rotina produtiva.

Praia Grande: certificado reconhece a transição

O PTA também reconhece oficialmente os avanços de quem está em processo de transição. No início de outubro, receberam o certificado do protocolo os agricultores Cristina Ramos Rosa e Joselito Marcelino dos Santos, responsáveis por uma horta urbana em Praia Grande (SP).

O trabalho do casal se destaca pela dedicação à produção e pela busca constante de melhorias, tanto no cultivo quanto na relação com a comunidade e os parceiros. A horta conta com o apoio da Prefeitura de Praia Grande e da Transpetro, empresa que cede a área utilizada para o plantio, localizada em uma faixa de servidão. A certificação representa o reconhecimento do caminho percorrido e também amplia as oportunidades de acesso a mercados.

Zona Leste da capital: experiência acompanhada pela CATI

A equipe da CATI Regional Santos também acompanha uma experiência de agricultura urbana na Zona Leste da capital paulista. Em área cedida pela Enel, em faixa de servidão da empresa, a agricultora Joelma Marcelino desenvolve seu trabalho com assistência técnica da Prefeitura de São Paulo. Técnicos da Regional estiveram no local para conhecer a experiência e acompanhar a produção.

Os casos de Praia Grande e da Zona Leste têm um ponto em comum com Americana: o uso de faixas de servidão de empresas, como Transpetro, Enel e CPFL, para cultivar áreas que antes ficavam ociosas.

Do canteiro ao consumidor: caminhos de comercialização

Além dos benefícios ambientais, a transição agroecológica pode aproximar agricultores e consumidores. Feiras, quitandas, restaurantes, mercados de bairro e cestas de produtos são algumas das possibilidades de venda. Compras públicas, grupos de consumo, Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs), entregas em domicílio e vendas pelas redes sociais também ajudam a escoar a produção.

As CSAs favorecem os circuitos curtos de comercialização, nos quais o alimento percorre distâncias menores e a relação entre quem produz e quem consome fica mais próxima. Para os agricultores, representam novas oportunidades de venda e maior valorização do produto.

Prioridade na agenda da CATI Regional Santos

Na CATI Regional Santos, o PTA integra um conjunto de projetos prioritários, ao lado das iniciativas Frutas Vermelhas SP e Cacau SP. A atuação considera as particularidades do litoral paulista e da região metropolitana de São Paulo, onde a produção rural convive com áreas urbanas e periurbanas e apresenta demandas específicas de assistência técnica e extensão rural.

Segundo Hemerson Calgaro, responsável pelo PTA na Regional, o objetivo é consolidar o protocolo entre os agricultores dos municípios atendidos, com a adoção de diferentes práticas agroecológicas. Guilherme Zangerolimo Gonsales, chefe de divisão substituto da Regional à época da atividade, ressalta a importância de direcionar a produção local para sistemas mais ecológicos, o que contribui para a segurança e a soberania alimentar.

“Alimento mais ecológico é mais saúde na mesa dos consumidores”, afirma.

Xerém: a horta de Zeca Pagodinho

Em Duque de Caxias (RJ), a Horta Urbana Xerém I é mantida pelo Instituto Zeca Pagodinho em um terreno de cerca de 8 mil m² cedido pelo cantor. O projeto produz hortaliças, legumes e frutas para cozinhas solidárias e famílias em vulnerabilidade social. Conta com parcerias da Embrapa Agrobiologia e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O espaço reúne mais de 11 mil mudas e cultiva alface, acelga, beterraba, brócolis, escarola, abóbora, acerola, manga e tangerina. A meta é chegar a 40 toneladas de alimentos por ano. Pouco depois do início das atividades, o projeto já havia colhido mais de uma tonelada em cerca de três meses. Outra publicação, do Brasil de Fato, registra duas toneladas colhidas entre julho de 2025 e junho de 2026.

Em setembro de 2026, Zeca Pagodinho recebeu o título de Embaixador da Agricultura Urbana e Periurbana. Foi anunciada ainda a intenção de expandir o cultivo para café e cacau em uma área adicional de 21 mil m².

O que as hortas mostram sobre alimentação sustentável

As hortas urbanas não substituem toda a cadeia de abastecimento, mas compõem uma resposta relevante para a alimentação sustentável. Elas aumentam a oferta de alimentos frescos, reduzem a distância entre produção e consumo e incentivam práticas de menor impacto ambiental. Também fortalecem a renda e a autonomia das comunidades, seja em bairros de Americana, no litoral paulista ou em Xerém.

Você pode gostar de ler

Não perca nossas publicações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2026 FOOD FORUM NEWS

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail e retornaremos muito em breve!

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?