O consumo per capita de ovos no país tem crescido como opção de proteína, atingindo médias de 265 unidades por habitante ao ano
A JBS anunciou hoje a aquisição de 50% do controle da Mantiqueira Brasil, a maior produtora de ovos da América do Sul. Com esse investimento, a companhia expande sua plataforma global multiproteína, diversificando sua presença em diferentes geografias e segmentos de proteína.
O controle da Mantiqueira será compartilhado com seu fundador, Leandro Pinto.
Estratégia de diversificação
De acordo com Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, a aquisição faz parte da estratégia de longo prazo da empresa, que visa a ampliação do portfólio em segmentos de alto valor agregado. Atualmente, a JBS opera nos mercados de bovinos, frangos, suínos, aquacultura (salmão) e proteínas alternativas (plant-based e cultivada) em cinco continentes.
A Mantiqueira Brasil, por sua vez, tem uma produção anual de 4 bilhões de ovos e é a décima maior produtora mundial. A empresa possui unidades em seis estados brasileiros e emprega 3 mil colaboradores. Nos últimos anos, investiu fortemente no fortalecimento de suas marcas, como Happy Eggs, com foco em galinhas livres, e Fazenda da Toca, líder no segmento de ovos orgânicos.
Produção e consumo de ovos
O mercado de ovos tem apresentado crescimento consistente globalmente. O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores mundiais, ocupando a posição de quarto maior produtor global, com uma produção anual de aproximadamente 55 bilhões de unidades. O consumo per capita no país tem crescido como opção de proteína de qualidade e de preço acessível, atingindo médias de 265 ovos por habitante ao ano.
No cenário internacional, a China lidera a produção mundial, seguida pelos Estados Unidos e União Europeia. A crescente demanda por alimentos saudáveis e acessíveis tem impulsionado o consumo de ovos, considerados uma proteína acessível e nutritiva.
Tendências do mercado de ovos
As tendências atuais no setor de ovos indicam uma demanda crescente por produtos de maior valor agregado, como ovos orgânicos, de galinhas livres de gaiolas e enriquecidos com nutrientes como ômega-3. No Brasil, a conscientização do consumidor sobre bem-estar animal tem impulsionado as vendas de produtos mais sustentáveis e certificados.
No mercado internacional, observa-se um avanço significativo em inovações tecnológicas para aumentar a eficiência da produção e garantir rastreabilidade. A demanda por produtos prontos para consumo, como ovos cozidos e pasteurizados, também tem crescido.
Perspectivas futuras
Com a entrada da JBS no segmento, a expectativa é de uma ampliação das exportações, uma vez que a Mantiqueira Brasil já tem presença em mercados da América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio.
A expertise da JBS em avicultura, onde é líder global na produção de frangos, contribuirá para a expansão e a consolidação da Mantiqueira como uma das principais fornecedoras globais de ovos.
Leia também:
Segurança alimentar na América Latina e Caribe: novo relatório da FAO aponta avanços e desafios persistentes
Parceria entre Klabin, Sapore e Central de Cooperativas impulsiona hortifrúti de pequenos produtores rurais
Práticas para reduzir emissões de carbono na pecuária brasileira ampliam competitividade
[…] JBS entra no mercado de ovos com aquisição de 50% da Mantiqueira BrasilSegurança alimentar na América Latina e Caribe: novo relatório da FAO aponta avanços e desafios persistentesJovem do ensino médio desenvolve tecnologia que transforma a borra de café em produtos biodegradáveis […]