VIK Wine 2021 100 pontos
Reading Time: 7 minutes

A Viña VIK, fundada em 2004 na cidade de Millahue, no vale chileno do Cachapoal, novamente mostra que é possível obter um vinho de altíssima qualidade, usando processos holísticos. Integrando diversos fatores e boas práticas em sua história, seu trabalho está resultando em produtos e reconhecimentos internacionais pela alta qualidade: o mais novo lançamento, o VIK 2021 Millahue, obteve 100 pontos de James Suckling*.

O que os levou a conseguir tal distinção num produto, em tão curto espaço de tempo, comparado a centenas de vinícolas no mundo, com vinhas centenárias e rótulos famosos?

Existem milhares de vinhos no mundo, para todas as ocasiões gastronômicas e sociais. Uma taça de vinho pode levar a um mero prazer olfativo e degustativo, sem maiores compromissos e expectativas, ou a grandes experiências sensoriais. É um processo individual, onde cada pessoa busca o que melhor satisfaz.

O que tem por trás da qualidade de cada garrafa de vinho depende de muitos fatores diretos e indiretos. Solo, clima, profissionais habilidosos, a escolha das melhores variedades de uvas, processamento, guarda e engarrafamento dos vinhos são fatores que influenciam diretamente a qualidade. Nenhum produtor foge desses elementos.

Se tiver ainda o suporte de tecnologias, melhor ainda. Hoje, permitem obter em tempo real muitas informações precisas sobre o solo, umidade, pragas, maturação dos frutos e realizar as correções necessárias. O que está fora dessa fórmula, são fatores a que todos estão expostos. Principalmente as mudanças climáticas, que geram incertezas que podem comprometer por anos uma safra de uvas.

Coordenados os elementos, geram frutos (uvas) que, a depender de como serão processados, armazenados e engarrafados, farão muita diferença na qualidade final.

Um vinho excepcional não é mais exclusivo de grandes e antigas vinícolas

VIK tem uma jornada descolada no mundo dos vinhos. Conseguiu criar um terroir em um ecossistema harmônico que está dando muito certo, numa região do Chile que até então não era buscada para o cultivo de uvas.

Alex Vik e sua esposa Carrie vislumbraram qual seria o local ideal para implantar a vinícola. À época, Alex teve a visão que norteou o empreendimento: “Se encontrarmos o terroir ideal na América do Sul (onde a terra ainda está disponível a um custo razoável em comparação com muitas antigas e famosas áreas vinícolas no mundo, mas, acima de tudo, onde o homem é livre para fazer o melhor que puder) e se, desde o início, fizermos tudo da melhor maneira possível, utilizando o conhecimento de séculos de vinificação combinado com a tecnologia atual, poderemos produzir um dos melhores vinhos do mundo em um período de tempo mais curto que o padrão”.

A região de Millahue, “O Lugar de Ouro”, no idioma do povo indígena Mapuche, natural do local, se mostrou muito adequada para a vinícola. Anos avaliando a terra, os ciclos de ventos, de umidade e temperatura compõem o microclima ideal para o empreendimento. As plantações das uvas foram iniciadas já em 2006, após muitos estudos.

Cristián Vallejo, enólogo da casa desde 2007, agregou seus conhecimentos obtidos em renomadas vinícolas europeias. E, como diferencial, somou suas experiências em vinificação orgânica, biodinâmica e natural.

Time habilidoso para os cuidados com as parreiras e suas uvas

Os vinhedos estão plantados em 15 pequenos vales, num total de 400 hectares. Nestes, estão as variedades Cabernet Sauvignon, Carménère, Cabernet Franc, Merlot e Syrah.

Grande parte do trabalho nas vinhas é realizado por mulheres, bem qualificadas para a poda, entrelaçamento, para amarrar, selecionar e colher os frutos. Sempre com a presença de Cristián.

A colheita é noturna, para aproveitar as temperaturas baixas. Isso permite que as uvas cheguem à adega sempre firmes e em perfeitas condições para iniciar o processo de vinificação.

Tudo que sai da terra, volta à terra: o compromisso VIK com a sustentabilidade

VIK mantém a produção de barricas no local, usando madeira dos carvalhos que caem na propriedade. Como parte do compromisso com a sustentabilidade, a empresa realiza o reflorestamento de carvalhos.

Na produção dos vinhos, usam apenas leveduras naturais, sem filtração e nem agentes clarificantes ou aditivos. O amadurecimento dos vinhos é realizado nas barricas de madeira (Barroir) e em ânforas de barro, produzidas com barro local (Amphoir), conferindo aromas e sabores únicos, próprios da região de Millahue.

Outros aromas são obtidos de flores nativas que são colhidas na propriedade e que podem carregar aromas diferenciados ao vinho (Fleuroir). As flores são também plantadas entre as linhas de parreiras para manter a matéria orgânica e a umidade no solo.

A VIK obtém, agora oficialmente, 100% de sua eletricidade a partir de fontes de energia renováveis não poluentes. O vinhedo está cercado por 2.000 hectares de corredores florestais e biológicos. Além de carvalhos, a empresa planta outras árvores periodicamente, incluindo mais de 2.000 quilaias até o momento, que são nativas da região e que têm cascas muito usadas na indústria de alimentos.

Compondo com as iniciativas holísticas, o hotel que mantêm na propriedade é uma referência de sustentabilidade, design e elegância. O projeto foi pensado para compor e integrar com todo o ambiente da vinícola, incorporando elementos naturais. A cozinha é abastecida por uma horta orgânica que ocupa 20.000 m2, uma expressiva área, e que também atende a comunidade de trabalhadores da vinícola.

Wine LAB e Food LAB: Potencializando talentos e inovação na indústria vitivinícola e gastronômica

A VIK mantém duas iniciativas que reforçam seu compromisso social e com a inovação na indústria do vinho e da gastronomia.

  1. Wine LAB:

Lançado no final de 2023, o Wine LAB tem como objetivo impulsionar novos talentos na enologia. “Este concurso anual promove uma parceria inédita entre o mundo acadêmico e a indústria vitivinícola chilena”, destaca Gastón Williams, CEO da VIK, que tem muito orgulho em comentar a iniciativa.

Estudantes de enologia das principais universidades do Chile têm a chance de estagiar com Cristián Vallejo, onde podem criar seus próprios vinhos.

Além de fortalecer a inovação da VIK, que já acumula 19 anos de história, o Wine LAB fomenta novas gerações de profissionais na arte da vinificação, garantindo a continuidade de práticas inovadoras e de qualidade na viticultura chilena.

2. Food LAB:

Outro projeto colaborativo da VIK é o Food LAB, em parceria com instituições de ensino de gastronomia. Esta iniciativa visa destacar o talento de futuros chefs ao promover o uso de ingredientes locais da região de O’Higgins, no Chile.

Liderado por Pablo Cáceres, Chef Executivo da VIK Chile, o projeto abre as portas da cozinha e do jardim orgânico da vinícola para estudantes, que têm a oportunidade de criar pratos icônicos com os mesmos ingredientes usados pela equipe VIK.

O concurso oferece prêmios notáveis, incluindo a chance de integrar a equipe da VIK Chile e um estágio em um restaurante internacional com 3 estrelas Michelin para o vencedor.

VIK 2021: O excelente resultado das práticas holísticas

A ainda jovem Viña VIK (comparada a centenas de outras vinícolas do mundo) conseguiu a nota máxima para o VIK 2021, elaborado com as uvas Cabernet Franc (77%) e 23% de Cabernet Sauvignon.

Sua produção é composta por 90% do vinho amadurecido por 26 meses em barricas do projeto Barroir. Os 10% restantes ficaram repousando em recipientes feitos com argila do programa Amphoir, e recebeu leveduras nativas do programa Fleuroir.

Este vinho apresenta no nariz uma combinação fascinante de frutas vermelhas e negras maduras, harmonizadas com notas de especiarias, como pimenta-do-reino preta e branca, que adicionam dinamismo e frescor. Os aromas florais azuis elevam a complexidade, proporcionando uma experiência sensorial inigualável.

“VIK 2021 é um vinho que está pronto para ser apreciado, e facilmente pode ser envelhecido na garrafa por 30 anos”, destacou o enólogo Cristián no lançamento do produto no Brasil.

Cristián Vallejo, no lançamento do VIK 2021, no Brasil

Os resultados de todas as iniciativas podem ser aferidos com os reconhecimentos do mercado. Além de obter os 100 pontos na avaliação de James Suckling, empresa cresceu para a 3ª posição no ranking das Melhores Vinícolas do Mundo em 2023, entre 50 outras. Em 2019, recebeu o prêmio “Best Wine Experience”, conferido pela Wine Enthusiast.

FICHA TECNICA VIK WINE

O que mais podemos aguardar da VIK no Brasil

A empresa está estudando a região de Araçoiaba da Serra (SP) onde pretende implantar um hotel de alto padrão previsto para 2027. Estuda também, com muito cuidado, se terá ambiente para cultivar parreiras para a produção local de vinho.

Cristián comenta que todo o processo holístico que adotam no Chile deve também ser observado no Brasil. Composição de solo, temperatura, umidade estão no mapa dos estudos que realizarão.

Mas isso não é a prioridade no momento: a empresa tem o carinho e a paciência para testar tudo por bons anos, até que consiga entender se conseguirá reunir todas as características que vão muito além da plantar e cuidar das parreiras no Brasil, e converter em bons vinhos. Todo o processo deve seguir os mesmos padrões de alta qualidade adotados em Millahue.

* Sobre James Suckling
James Suckling é um crítico de vinhos e jornalista altamente influente, reconhecido por sua expertise na avaliação e classificação de vinhos ao redor do mundo. Ele iniciou sua carreira na década de 1980 na Wine Spectator, onde trabalhou por quase 30 anos, chegando ao cargo de Editor Sênior e Chefe do Escritório Europeu. Em 2010, fundou sua própria plataforma, JamesSuckling.com, que se concentra em análises detalhadas e classificações de vinhos.

A relevância de Suckling na indústria do vinho decorre de sua vasta experiência e abordagem sistemática de avaliação, utilizando uma escala de 100 pontos para classificar os vinhos. Vinhos que recebem 90 pontos ou mais são considerados excelentes, e aqueles próximos a 100 pontos são vistos como excepcionais. Suas análises são altamente respeitadas por consumidores e profissionais do setor, influenciando diretamente as decisões de compra e o reconhecimento de vinhos no mercado.

Seu conhecimento profundo das regiões vinícolas globais, especialmente da França, Itália e América do Sul, além de sua capacidade de promover mercados emergentes como Chile e Argentina, o tornam uma figura central na valorização de vinhos de alta qualidade, muitas vezes pouco conhecidos. As avaliações de Suckling são um referencial de qualidade e suas opiniões são amplamente citadas por revistas especializadas, publicações e vinícolas que buscam reconhecimento de alto nível.
www.jamessuckling.com


Leia também:

Rota do vinho de São Paulo impulsiona o enoturismo no Estado

Vinícola VIK integra iniciativas para produzir o melhor vinho do mundo

Kemet já produzia vinhos há mais de 5 mil anos

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?