fao commodities agro
Reading Time: 2 minutes

76ª sessão do Comitê de Problemas de Commodities começa na FAO.

A queda nos preços internacionais de commodities desde 2023, refletida no Índice de Preços de Alimentos da FAO, representa uma melhora na conjuntura. Contudo, a incerteza nos mercados internacionais permanece e precisa ser enfrentada com transparência e justiça, conforme destacou QU Dongyu, Diretor-Geral da FAO.

“Os mercados agrícolas globais continuam vulneráveis devido a condições econômicas instáveis, que causam mudanças nas políticas comerciais, especialmente em países exportadores”, disse ele.

O Diretor-Geral da FAO fez essas declarações em uma mensagem de vídeo para a 76ª sessão do Comitê de Problemas de Commodities (CCP). O relatório SOFI 2024 aponta que entre 713 e 753 milhões de pessoas enfrentaram fome crônica em 2023, sendo 1 em cada 11 globalmente e 1 em cada 5 na África.

Qu ressaltou que a transparência é fundamental para garantir a estabilidade dos mercados e que um sistema comercial justo e inclusivo é essencial para acabar com a fome e a desnutrição.

Esforços da FAO pela transparência e eficiência nos mercados agrícolas globais

A FAO fornece dados confiáveis e baseados em ciência, além de monitorar políticas e promover diálogos. O Sistema de Informação sobre Mercados Agrícolas (AMIS) do G20 é um exemplo bem-sucedido dessas iniciativas.

O Sistema Global de Informações e Alerta Precoce sobre Alimentos e Agricultura (GIEWS), criado nos anos 1970, é uma fonte importante de informações sobre segurança alimentar.

Outro destaque é o Panorama Agrícola da OCDE-FAO, que oferece projeções para os próximos 10 anos sobre demanda, oferta, comércio e preços de commodities agrícolas.

Agenda da 76ª sessão do CCP

Na 76ª sessão, de 11 a 13 de setembro de 2024, serão revisados os desenvolvimentos nos mercados agrícolas e de fertilizantes. Também será discutida a relação entre comércio e nutrição, com destaque para o relatório “O Estado dos Mercados de Commodities Agrícolas (SOCO) 2024”. O relatório aborda como o comércio impacta os padrões alimentares e os resultados nutricionais.

Qu afirmou que o comércio está refletido no Quadro Estratégico da FAO 2022-31, que prioriza mercados transparentes e comércio justo, alinhados com os Quatro Melhores: melhor produção, nutrição, ambiente e vida, sem deixar ninguém para trás.

Eventos paralelos

Dois eventos paralelos discutirão temas críticos. O primeiro focará nas interrupções nos transportes desde 2022 e seus impactos nas cadeias de suprimento agrícola globais e nos custos do comércio. O segundo evento debaterá como promover a participação das mulheres no comércio agroalimentar internacional, abordando políticas e iniciativas inclusivas.

O CCP é aberto a todos os membros da FAO e observadores, e se reúne normalmente a cada dois anos ou por solicitação dos membros e do Diretor-Geral da FAO.


Leia também:
De onde vem e para onde vai: a rastreabilidade do prato no dia
Inovações incrementais estão transformando o setor alimentício e agrícola, informa o relatório da Foodbytes
Agrotoken agilizará conversão de commodities em ativos negociáveis em parceria com Safras & Mercado

2 Comentários
  1. […] FAO: Transparência e eficiência nos mercados internacionais de commodities são prioridades para a…Premiação indica fazendas mais produtivas e sustentáveis do Brasil […]

  2. […] também:FAO: Transparência e eficiência nos mercados internacionais de commodities são prioridades para a…Grandes investimentos são necessários para a segurança alimentar no mundo: os paralelos do Reino […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?