Água
Reading Time: 3 minutes

Amazon Web Services (AWS) investe em soluções sustentáveis para a escassez de água, com projetos globais que economizam 7 bilhões de litros por ano.

A Amazon Web Services (AWS) anunciou no final de agosto uma parceria com a startup Kilimo para melhorar a gestão de água na região do rio Tietê, em São Paulo. Utilizando inteligência artificial (IA), o projeto monitora a qualidade do solo e faz recomendações inteligentes de irrigação para produtores rurais, promovendo uma agricultura sustentável e a conservação dos recursos hídricos.

Economia de água no rio Tietê com IA

O projeto tem como objetivo economizar 200 milhões de litros por ano, ajudando agricultores na bacia do rio Tietê a otimizar a irrigação e reduzir o desperdício. A escassez de água afeta severamente as comunidades locais, e esta iniciativa se destaca como uma solução sustentável para combater esse problema.

Segundo Jairo Trad, CEO da Kilimo, o projeto também visa melhorar a segurança hídrica na região. “Estamos fortalecendo nossa parceria com a AWS e ajudando a implementar soluções que se alinham ao nosso objetivo de conservar a água em um país com tantos desafios nesse setor”, afirmou.

Captação de água conectando o reservatório ao filtro para o novo sistema de irrigação

AWS amplia projetos globais de sustentabilidade

O projeto no Brasil faz parte de um conjunto de iniciativas da AWS que, até o momento, já incluem 21 projetos ao redor do mundo, com o objetivo de devolver 7 bilhões de litros por ano às comunidades locais. Em 2023, a AWS já conseguiu devolver 3,5 bilhões de litros em 15 projetos bem-sucedidos.

De acordo com Kara Hurst, diretora de sustentabilidade da Amazon, a empresa está comprometida em ser uma administradora responsável dos recursos hídricos em todas as regiões onde opera. “Estamos expandindo nosso programa de reabastecimento para mais locais, impactando positivamente as comunidades locais e ajudando a enfrentar a escassez de água”, afirmou Kara.

Escassez de água: um desafio global

O mundo enfrenta uma crise hídrica, impulsionada pelas mudanças climáticas e pelo aumento da população. Segundo FAO / United Nations, a demanda global por água deve exceder a oferta em 40% até 2030.

Para lidar com essa crise, a AWS está investindo em projetos que melhoram o acesso à água potável, saneamento e higiene em comunidades vulneráveis.

Além de seus projetos no Brasil, a AWS está implementando iniciativas em outros países, incluindo:

  • Chile: Parceria com agricultores locais para converter 67 hectares de terras agrícolas de irrigação por inundação para irrigação por gotejamento, economizando 200 milhões de litros de água por ano.
  • China: Projetos em Pequim e Hong Kong para restaurar áreas úmidas e melhorar a qualidade da água em importantes bacias hidrográficas, devolvendo 40 milhões de litros por ano.
  • Estados Unidos: Em Ohio, a AWS apoia a restauração de áreas úmidas que filtram 77 milhões de galões de água anualmente, enquanto na Califórnia, colabora em projetos para salvar o habitat do salmão no Central Valley, contribuindo com 1,6 bilhão de litros de água.

Compromisso da Amazon com a gestão hídrica

A Amazon está comprometida em ser positiva em relação à água até 2030. Isso significa que a empresa devolverá mais água do que consome, por meio de projetos como o The Sustainability Exchange, que fornece diretrizes e boas práticas para a gestão corporativa da água.

Ao compartilhar dados, usar tecnologias avançadas e colaborar com parceiros locais, a empresa busca maximizar o impacto positivo em comunidades que enfrentam escassez.

A empresa também lançou um manual para o programa corporativo de gerenciamento, descrevendo as práticas as melhores práticas de uso, usando dados e tecnologia.

Leia também:
Nestlé leva água tratada para propriedades rurais na Bahia
Mudanças climáticas pressionam por mais irrigação nos Cerrados
Estratégias colaborativas de mitigação de efeitos climáticos e adaptação são prioridades para segurança alimentar

playbook-beginning-a-corporate-water-stewardship-program

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?