Iniciativa faz parte do Nestlé Cocoa Plan, programa de sustentabilidade para a cadeia do cacau, que promove práticas de cuidados com o meio ambiente, as comunidades e as pessoas.
Uma parceria entre a Nestlé Brasil e a Água Camelo, startup de impacto socioambiental, está levando água tratada a propriedades rurais sem acesso à rede de saneamento básico, no sul da Bahia.
Em 2023, a primeira fase do projeto garantiu água potável a duas fazendas nos municípios de Mascote e Arataca. Agora, em sua segunda fase, a iniciativa beneficiará mais 19 propriedades rurais com a implantação de sistemas de purificação de água, ampliando o alcance.
A ideia de levar água tratada às fazendas de cacau do sul da Bahia surgiu do objetivo da Nestlé em adquirir 100% de cacau de fontes sustentáveis até 2025 por meio do Nestlé Cocoa Plan, programa de sustentabilidade da companhia para a cadeia do cacau.
Para ampliar a quantidade de fazendas no programa, as propriedades precisam atingir alguns critérios mínimos. Um deles é garantir condições dignas de vida para as pessoas que vivem e trabalham no campo – o que inclui acesso a água tratada.
Acesso à água é um dos frutos da Panela, plataforma de iniciativa aberta da Nestlé
Para ajudar as fazendas nessa jornada, sem custo para os produtores, o Nestlé Cocoa Plan se juntou à startup Água Camelo por meio do Panela — plataforma de inovação aberta da Nestlé que conecta a empresa a diferentes atores do ecossistema de inovação do Brasil e tem como objetivo cocriar o sistema de alimentos regenerativos do futuro.
Com o sucesso do primeiro piloto em que quatro sistemas de purificação beneficiaram as duas primeiras propriedades, este ano, a Nestlé decidiu escalar o serviço para outras 19 fazendas no sul da Bahia.
“Acreditamos na necessidade de transformar profundamente a maneira como produzimos, distribuímos e consumimos alimentos. O conceito vai além de apenas minimizar os impactos ambientais, envolve também criar sistemas alimentares que sejam justos, resilientes e que promovam o bem-estar social e econômico”, afirma Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil.
Na segunda etapa do projeto, a implantação do sistema começa com a visita de um técnico para a avaliação da propriedade. A instalação, antes feita pela Água Camelo, agora fica sob responsabilidade dos produtores, que contam com a ajuda de um manual de instruções disponível em uma plataforma digital, ambos desenvolvidos pela startup.
Tecnologia permite aferir a qualidade da água que chega às comunidades
A plataforma digital também servirá para acompanhar o funcionamento dos sistemas, indicando a necessidade de manutenções, além de funcionar como um serviço de atendimento ao cliente. O objetivo de repassar a instalação do sistema aos produtores e a criação da plataforma para auxiliar na manutenção das estações foram maneiras encontradas para ampliar a iniciativa e aprimorar o projeto.
“Nessa nova fase do projeto, fornecemos ferramentas e instruímos as pessoas sobre como usá-las. Ao longo da jornada, vamos seguir com suporte técnico e consultoria, além de uma plataforma que serve como uma biblioteca técnica, com guias para instalação, manutenção e boas práticas de uso da água, saneamento e higiene que nos apoiará na ampliação do projeto”, explica Daniel Ilg, um dos fundadores da Água Camelo e Diretor Operacional da Startup.
“Chegar a uma solução economicamente viável para levar água tratada a pessoas que vivem em áreas remotas, mas que estão relativamente próximas de uma fonte hídrica, foi um desafio. Agora, esperamos que a iniciativa desperte interesse em outras partes”, finaliza Barbara Sapunar.
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