Por Donna Eastlake, FoodNavigator
Seja você uma start-up ou uma marca estabelecida há muito tempo, a conscientização e o interesse contínuos dos consumidores são fundamentais para alcançar o sucesso no mercado global. Então, como você pode usar as redes sociais para fazer isso?
As redes sociais são um fenômeno de marketing moderno. Desde influenciadores postando vídeos patrocinados no YouTube de suas próprias casas, até empresas bilionárias lançando novos produtos primeiro para seus seguidores nas redes sociais, o poder das redes sociais é inegável. Então, qual é o segredo para o sucesso nas redes sociais?
As redes sociais estão em ascensão
De acordo com a empresa de marketing digital Smart Insights, 5,04 bilhões de pessoas ao redor do mundo agora usam redes sociais, com 266 milhões de novos usuários tendo se juntado apenas no último ano. Além disso, a média de tempo gasto usando redes sociais é de 2 horas e 23 minutos por dia. Isso representa uma grande oportunidade para as marcas colocarem seus produtos e serviços na frente dos consumidores e aumentarem o perfil da empresa.
As redes sociais estão em constante crescimento e evolução. Tendências surgem, se espalham como fogo e depois desaparecem na obscuridade. Lembra do Desafio do Balde de Gelo? Ou das inúmeras recriações da música ‘Cups’, da Anna Kendrick? Sim, isso mesmo, são notícias antigas.
“É realmente difícil acompanhar o ritmo das mudanças nas redes sociais,” disse Alison Battisby, fundadora da empresa de marketing Avocado Social, na IFE 2024.
No entanto, existem certas dicas e truques que são menos transitórios e ajudarão a aumentar a conscientização da marca e incentivar o engajamento do consumidor.
Ajude as pessoas a encontrarem você com o SEO social
A otimização para mecanismos de busca social (SEO social) trata-se de garantir que seu produto ou marca apareça nos resultados de busca de uma plataforma de mídia social, realizada por um consumidor, varejista, fabricante ou fornecedor.
“Tradicionalmente, quando pensamos em SEO, pensamos no Google,” explica Battisby. “Mas na verdade isso está migrando para as plataformas sociais. Cada vez mais pessoas estão usando plataformas de mídia social para buscar inspiração, e essas plataformas de mídia social estão mudando a maneira como são construídas para poderem começar a mostrar aos usuários os resultados que eles desejam ver.”
Além disso, a própria pesquisa do Google descobriu que quase 40% dos consumidores da Geração Z agora preferem usar o TikTok e o Instagram para buscar produtos e serviços, em vez do Google. Esses usuários se tornarão mais valiosos para as marcas à medida que sua renda disponível aumenta nas próximas décadas, então capturar sua atenção agora é extremamente valioso.
“As plataformas de mídia social agora estão analisando as palavras que você usa em suas legendas e o conteúdo que você usa. Então, se você adicionar texto em cima de um vídeo, esse texto agora é legível pela plataforma social e pode ajudar seu conteúdo a aparecer em uma busca,” acrescenta Battisby. “Você precisa começar a pensar sobre a maneira como está escrevendo suas legendas para que sejam amigáveis para SEO.”
E se você realmente quiser se destacar, as plataformas sociais, incluindo o TikTok, agora estão permitindo que as marcas comprem o topo da lista de resultados de busca para um tópico específico. Isso garantirá que os consumidores vejam seus produtos primeiro sob os termos de pesquisa escolhidos por você.
Quanto ao TikTok, essa potência das mídias sociais tem mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses e foi baixado mais de 4,1 bilhões de vezes, então se você está procurando alcance de mercado, esta plataforma relativamente nova é um bom lugar para começar.
Manter as coisas em movimento com vídeos
O conteúdo em vídeo também está no topo da lista de maneiras de atrair consumidores para suas páginas de mídia social.
“O vídeo é um dos tipos de conteúdo mais envolventes que você pode postar,” explica Battisby. Mas certifique-se de apresentar sua marca rapidamente.
“Os primeiros três segundos do seu vídeo são os mais importantes. Pesquisas mostram que normalmente as pessoas vão rolar ou deslizar após três segundos. Então, se você puder colocar seu produto ou sua marca cedo, mesmo que seja algo sutil como a embalagem ao fundo ou algo que mostre o nome do seu produto, nos primeiros segundos pode ser muito benéfico.”
E quer você esteja oferecendo dicas de receitas, mostrando como seus produtos são feitos na fábrica ou aproveitando uma tendência de hashtag, quando se trata de estilo de vídeo, “a chave é torná-lo divertido,” diz Battisby.
Junte-se à revolução do LinkedIn
O LinkedIn nem sempre foi a plataforma de mídia social mais popular, mas, desde a pandemia de COVID-19, passou por uma transformação perceptível, tornando-se mais um ambiente social do que apenas uma ferramenta de trabalho. Essa tendência é refletida no fato de que recentemente atingiu um bilhão de membros em todo o mundo. Também se tornou amplamente reconhecido como uma ferramenta formidável para as marcas se conectarem com consumidores, bem como profissionais da indústria.
“O LinkedIn se tornou muito mais um lugar para conversas cotidianas, dicas e conselhos,” explica Battisby. “O engajamento na plataforma dobrou ao longo do último ano, com muito mais pessoas postando, comentando, compartilhando e curtindo. Vale a pena estar no LinkedIn porque os consumidores estão no LinkedIn.”
Use o poder dos criadores de conteúdo
Se você está procurando uma maneira de alcançar uma audiência existente, então você poderia considerar trabalhar com um criador de conteúdo, mais conhecido como influenciador. Os influenciadores trabalharam duro ao longo de meses e anos para construir uma audiência pessoal de fãs dedicados e leais.
“Os criadores têm comunidades incrivelmente engajadas que realmente acreditam neles,” diz Battisby. “Eles adoram as opiniões dos criadores, querem experimentar coisas que os criadores estão recomendando, também se relacionam muito com o criador. Então os criadores podem ser muito poderosos do ponto de vista da marca.”
De acordo com a empresa de recursos de marketing, AIContentfy, “os influenciadores têm uma forte relação com seus seguidores e são vistos como fontes confiáveis de informação, recomendações e opiniões.”
Essa confiança é o que torna o marketing de influência tão impactante para as empresas que procuram expandir o perfil e o alcance de sua empresa.
Conteúdo originalmente publicado no site FoodNavigator Europe e compartilhado com autorização da autora.