A Embrapa, após lançar a marca-conceito Carne Carbono Neutro (CCN), agora valida as diretrizes do protocolo Carne Baixo Carbono (CBC), oferecendo aos pecuaristas uma ferramenta para produzir com foco em sustentabilidade.
Os resultados da pesquisa, conduzida durante dois ciclos produtivos no Cerrado baiano, contemplam sistemas pecuários que não possuem árvores na pastagem, mas adotam práticas que mitigam as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Parâmetros técnicos avaliados
Durante dois anos, foram avaliados oito parâmetros técnicos, incluindo densidade do solo, estoque de carbono, qualidade do solo, disponibilidade de forragem, ganho de peso dos animais e emissões entéricas. Esses parâmetros estão sendo integrados aos requisitos obrigatórios do Protocolo CBC, juntamente com exigências de legislação trabalhista e ambiental.
Segundo Márcia Silveira, pesquisadora envolvida na validação das diretrizes do Carne Baixo Carbono, os resultados indicam que a implementação do protocolo não apenas mantém a produtividade e qualidade da carne, mas também aumenta a lucratividade do produtor, sem comprometer a manutenção do estoque de carbono do solo e a mitigação das emissões de GEE.
Projeto Trijunção
O estudo foi conduzido na Fazenda Santa Luzia, parte da Fazenda Trijunção, no Cerrado baiano. A propriedade é uma referência na produção de bovinos de corte com base em Boas Práticas Agropecuárias (BPA). O período de validação das diretrizes técnicas abrangeu dois ciclos completos de avaliação da produção animal, de maio de 2019 a setembro de 2021.
Resultados e impactos
Os resultados indicam que o sistema CBC promove maior cobertura do solo, mantém o estoque de carbono, reduz as emissões de GEE e aumenta a lucratividade em comparação com o manejo convencional. Além disso, proporciona uma produção por área mais eficiente, sem aumentar a intensidade das emissões de metano entérico.
Lançamento do protocolo Carne Baixo Carbono
Previsto para ser disponibilizado ao público em 2024, o Protocolo CBC será integrado à plataforma Agri Trace Rastreabilidade Animal da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A adesão à certificação CBC é voluntária e visa valorizar sistemas pecuários que apresentem potencial de mitigação das emissões de GEE.
Com o lançamento do Protocolo Carne Baixo Carbono, a Embrapa reforça seu compromisso com a produção sustentável e a mitigação dos impactos ambientais na pecuária brasileira.
Leia também:
Desperdício de alimentos: mais de 1 bilhão de refeições são jogadas fora por dia
Como empresas e governos podem incentivar a descarbonização da agricultura?
Agropalma apresenta os resultados do primeiro ano do Programa SOMAR