O governo sul-coreano está intensificando as suas iniciativas sustentáveis, mirando nas garrafas de água potável. Em um movimento pioneiro, o Ministério do Meio Ambiente planeja tornar obrigatório o uso de embalagens sem rótulo para essas garrafas, substituindo-as por um sistema digital de QR Code nos próximos dois anos.
A Coreia do Sul, comprometida com metas ambientais ambiciosas, busca reduzir a produção de resíduos plásticos em 50% e dobrar as taxas de reciclagem até 2030. O novo regulamento, ainda em fase de consulta pública, visa não apenas diminuir o desperdício de rótulos, mas também aprimorar a eficiência dos sistemas de reciclagem localmente.
Nova regra de embalagens sem rótulo começa a valer a partir de 2026
A partir de 1º de janeiro de 2026, todos os tipos de garrafas de água potável fabricadas no país deverão adotar o sistema de código QR sem rótulo. Essa transição busca não apenas reduzir resíduos, mas também avaliar a indústria quanto à exibição de informações de venda necessárias por meio do QR code, alinhando-se às diretrizes do público-alvo.
O Ministério do Meio Ambiente estabeleceu padrões detalhados para essa mudança de embalagens sem rótulos, incluindo características como fonte, tamanho de caracteres e origem da água. Produtos fabricados antes da data de implementação podem utilizar tanto o código QR sem rótulo quanto os métodos convencionais de rotulagem.
O impacto global e a maior consciência dos consumidores sobre desperdício de alimentos
O avanço na sustentabilidade também abraça a minimização do desperdício de alimentos na Coreia do Sul. O país adotou um novo sistema de datas de validade, optando por ‘uso até’ em vez de ‘venda até’, com uma taxa de adoção significativa por fabricantes e consumidores.
Dados revelam que 94,2% dos produtos fabricados localmente pelos principais países adotaram esse sistema. A conscientização dos consumidores sul-coreanos sobre o ‘período de consumo seguro’ aumentou para 88,5% em novembro de 2023.
Essa mudança busca não apenas reduzir o desperdício de alimentos, mas também alinhar as práticas de rotulagem com padrões globais de sustentabilidade.
A implementação de embalagens sem rótulo na Coreia do Sul reflete seu compromisso com práticas mais ecológicas. Com o público-alvo focado na adesão ao código QR e a indústria se adaptando, a transição pretende ser suave, alavancando a eficiência da reciclagem e promovendo uma mentalidade sustentável entre consumidores e fabricantes.
Fonte: FoodNavigator
Leia também:
Negócio da agtech Mastera com a empresa deep tech do agro Elytron acelerará a oferta de bioinsumos no Brasil
CEOs de agro do Brasil acreditam no aumento da eficiência de trabalho com o uso da IA generativa
Preocupação com desperdício de alimentos em restaurantes aumenta no Brasil
[…] Coreia do Sul vai tornar obrigatório o uso de embalagens sem rótulo para água potávelSorvete saudável: demanda por sobremesas nutritivas cresce no BrasilProdução sustentável no Cerrado: potencial de US$ 72 bi para o Brasil até 2030 […]