azeite e azeitonas
Reading Time: 2 minutes

Pesquisadores esperam que nova alternativa, tomada de modo semelhante a um chá, aumente a sobrevida dos pacientes, que hoje não ultrapassa dois anos após o diagnóstico

Um medicamento inédito derivado do ácido oleico, substância encontrada em algumas gorduras animais e vegetais, especialmente no azeite de oliva, se mostrou promissor para o tratamento de uma forma avançada de glioblastoma. Este é um câncer cerebral mais comum e agressivo que leva a uma sobrevida de apenas, em média, 1 a 2 anos após o diagnóstico.

Em testes de fase 1/2 conduzidos por pesquisadores da Fundação The Royal Marsden, do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), e do Instituto para Pesquisa em Câncer britânico, um quarto dos pacientes respondeu ao tratamento, e um paciente apresentou uma resposta considerada excepcional, que durou mais de três anos. Os resultados foram publicados no periódico British Journal of Cancer.

“O glioblastoma é uma doença incrivelmente difícil de tratar e os pacientes com doença avançada têm resultados muito ruins, geralmente vivendo apenas um ano após o diagnóstico. Não há um novo tratamento eficaz para esse grupo de pacientes há quase duas décadas, portanto, o desenvolvimento de medicamentos precisa ser acelerado com urgência”, explica a líder do estudo de fase 1/2, Juanita Lopez, oncologista do The Royal Marsden e chefe de desenvolvimento de medicamentos em fase inicial do Instituto para Pesquisa em Câncer britânico, em comunicado.

Estudo indica que azeite de oliva ajudará na sobrevida dos pacientes

A perspectiva ainda não é de cura, mas a droga pode trazer uma boa alternativa que aumente a sobrevida e que seja de fácil administração, já que o medicamento vem em um sachê, como um chá, e é tomado com água três vezes ao dia. Hoje, o tratamento do glioblastoma varia a depender de cada caso, mas geralmente envolve cirurgia seguida de quimioterapia e radioterapia.

No comunicado, os especialistas explicam que os lipídios são um grupo amplo de compostos orgânicos que desempenham um papel importante na estrutura das membranas celulares, a camada externa de uma célula que ajuda a regular seu crescimento.

Propriedades das folhas das oliveiras e do azeite continuam a surpreender

Estudo da Universidade de Barcelona, publicado na revista Food Chemistry, recomenda o consumo de azeite é benéfico para gestantes. O produto auxilia na produção de leite materno e reduz a probabilidade de obesidade e transtorno de humor após o parto.

Um dos fundamentos é a melhor digestão. Isso é notável nas gestantes e na longevidade saudável dos habitantes da região do Mediterrâneo. Sua ação anti-inflamatória e os antioxidantes ajudam na imunidade, conforme informa a Assoolive – Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira.

Os polifenóis estão presentes não somente nos frutos: as folhas da oliveira os carregam, sendo usados em medicamentos para melhorar a digestão. Solo, clima, irrigação, manejo do olival, controle de pragas, época de colheita, processamento das azeitonas e envase fazem parte de um cuidadoso processo de trato para garantir que os polifenóis sejam mantidos.

Dicas importantes para os consumidores escolherem bons azeites

  1. Os azeites são muito sensíveis à luz. Mantenha o produto longe da incidência direta de luz.
  2. Calor não contribui com a qualidade. Evite deixar próximo a fontes de calor como fogão e forno.
  3. Veja sempre a validade – quanto mais novo, melhor.
  4. O produto pode ficar rançoso se demorar a ser consumido. O ideal é consumir em até dois meses após aberto.
  5. Prove, sempre que possível. Existem muitas marcas e variedades de azeite de oliva, de diferentes regiões e azeitonas. Nem todas se ajustam ao seu gosto e ao prato que deseja consumir.

Fontes: Agência Estado e Assoolive

1 Comentário
  1. […] Benefícios de consumir azeite sempre aumentam: nova pesquisa indica que ajuda no controle de cânce…Tendências de bebidas para 2024: insights e previsõesCompetição internacional seleciona novos jovens talentos da gastronomia da América Latina […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?