gado pastando com mata virgem ao fundo
Reading Time: 2 minutes

O programa alcançou a marca de 8 mil regularizações socioambientais de fazendas no Brasil, incluindo pequenos produtores

A JBS mantém suas iniciativas de promover a sustentabilidade no país, com foco nas atividades dos produtores rurais. Somente em 2023, a iniciativa contabilizou um total de 4 mil regularizações de fazendas e atingiu o marco de 2.300 hectares direcionados para recomposição florestal (essa área equivale a quase 2.300 campos de futebol). Para este ano, a meta da empresa é alcançar 12 mil regularizações e priorizar o atendimento ao pequeno produtor. 

Entre as 8 mil regularizações realizadas, 47% são de pequenas propriedades. Visando apoiar principalmente os pequenos produtores para além da solução de passivos ambientais, no fim do ano passado a JBS lançou os Escritórios Verdes 2.0. 

“A tecnologia aumenta a produtividade, a renda e torna a produção mais sustentável”, afirma Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil. “Com os Escritórios Verdes 2.0, ofereceremos ferramentas para que o produtor tenha acesso a práticas e técnicas de produção regenerativa e sistemas agroflorestais integrados”, completa.

Foco no controle do desmatamento

Segundo a executiva, a empresa adotou uma estratégia de enfrentamento ao problema do desmatamento que vai além do bloqueio dos produtores que não estão em conformidade com a política de compras da empresa. “Entendemos que esta questão setorial relacionada ao desmatamento só terá uma solução se atuarmos de forma conjunta com os pecuaristas e pequenos produtores, oferecendo soluções efetivas e promovendo a assistência técnica para aqueles que desejam fazer a regularização. E os resultados que estamos alcançando nos Escritórios Verdes comprovam que se trata de uma estratégia acertada”, afirma. 

A executiva explica que, em cerca de três anos de existência dos Escritórios Verdes, já foram efetuados mais de 22 mil atendimentos a produtores rurais, sendo que 9 mil aconteceram só em 2023, representando um crescimento de 57% quando comparado ao ano anterior. 

Monitoramento da JBS identifica e bloqueia produtores que estejam fora de conformidade

Atualmente, a JBS monitora diariamente mais de 70 mil potenciais fazendas fornecedoras de gado. Quando uma propriedade é identificada com qualquer tipo de não-conformidade com os critérios socioambientais da Política de Compras Responsáveis da JBS, há o bloqueio imediato no sistema de compras da companhia.

Quando o problema é identificado, o trabalho dos Escritórios Verdes é acionado para oferecer apoio para compreender e apoiar aqueles produtores que queiram percorrer o caminho da sustentabilidade rumo à regularização das suas áreas.

O programa teve início com escritórios nos estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A partir do amadurecimento da iniciativa e do aumento da demanda por parte dos produtores, o programa foi expandido, chegando ao Acre e ao Tocantins. 

Leia também:

Conheça as principais inovações em foodtech que estão na mira dos investidores internacionais
BNDES investe R$ 1 bi em armazenagem agrícola e em fundo de investimento
Safra de 2024: colheita e extração de azeites se iniciam na Serra da Mantiqueira

1 Comentário
  1. […] investe R$ 1 bi em armazenagem agrícola e em fundo de investimentoEscritórios Verdes, da JBS, regularizam 8 mil fazendas e ampliam em 57% o atendimento a produtores …Transformação Digital no Agro Brasileiro: inovações em […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?