O programa alcançou a marca de 8 mil regularizações socioambientais de fazendas no Brasil, incluindo pequenos produtores
A JBS mantém suas iniciativas de promover a sustentabilidade no país, com foco nas atividades dos produtores rurais. Somente em 2023, a iniciativa contabilizou um total de 4 mil regularizações de fazendas e atingiu o marco de 2.300 hectares direcionados para recomposição florestal (essa área equivale a quase 2.300 campos de futebol). Para este ano, a meta da empresa é alcançar 12 mil regularizações e priorizar o atendimento ao pequeno produtor.
Entre as 8 mil regularizações realizadas, 47% são de pequenas propriedades. Visando apoiar principalmente os pequenos produtores para além da solução de passivos ambientais, no fim do ano passado a JBS lançou os Escritórios Verdes 2.0.
“A tecnologia aumenta a produtividade, a renda e torna a produção mais sustentável”, afirma Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil. “Com os Escritórios Verdes 2.0, ofereceremos ferramentas para que o produtor tenha acesso a práticas e técnicas de produção regenerativa e sistemas agroflorestais integrados”, completa.
Foco no controle do desmatamento
Segundo a executiva, a empresa adotou uma estratégia de enfrentamento ao problema do desmatamento que vai além do bloqueio dos produtores que não estão em conformidade com a política de compras da empresa. “Entendemos que esta questão setorial relacionada ao desmatamento só terá uma solução se atuarmos de forma conjunta com os pecuaristas e pequenos produtores, oferecendo soluções efetivas e promovendo a assistência técnica para aqueles que desejam fazer a regularização. E os resultados que estamos alcançando nos Escritórios Verdes comprovam que se trata de uma estratégia acertada”, afirma.
A executiva explica que, em cerca de três anos de existência dos Escritórios Verdes, já foram efetuados mais de 22 mil atendimentos a produtores rurais, sendo que 9 mil aconteceram só em 2023, representando um crescimento de 57% quando comparado ao ano anterior.
Monitoramento da JBS identifica e bloqueia produtores que estejam fora de conformidade
Atualmente, a JBS monitora diariamente mais de 70 mil potenciais fazendas fornecedoras de gado. Quando uma propriedade é identificada com qualquer tipo de não-conformidade com os critérios socioambientais da Política de Compras Responsáveis da JBS, há o bloqueio imediato no sistema de compras da companhia.
Quando o problema é identificado, o trabalho dos Escritórios Verdes é acionado para oferecer apoio para compreender e apoiar aqueles produtores que queiram percorrer o caminho da sustentabilidade rumo à regularização das suas áreas.
O programa teve início com escritórios nos estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A partir do amadurecimento da iniciativa e do aumento da demanda por parte dos produtores, o programa foi expandido, chegando ao Acre e ao Tocantins.
Leia também:
Conheça as principais inovações em foodtech que estão na mira dos investidores internacionais
BNDES investe R$ 1 bi em armazenagem agrícola e em fundo de investimento
Safra de 2024: colheita e extração de azeites se iniciam na Serra da Mantiqueira
[…] investe R$ 1 bi em armazenagem agrícola e em fundo de investimentoEscritórios Verdes, da JBS, regularizam 8 mil fazendas e ampliam em 57% o atendimento a produtores …Transformação Digital no Agro Brasileiro: inovações em […]