Reading Time: 2 minutes

A correria do dia a dia e a busca por praticidade estão transformando os hábitos alimentares dos consumidores, impulsionando a demanda por opções prontas para consumo. Para os supermercados, esse fenômeno representa uma oportunidade estratégica, uma vez que a maioria dos consumidores realiza, pelo menos uma vez por semana, suas compras nesses estabelecimentos. Segundo o relatório The Power of Foodservice at Retail 2023, da Food Industry Association (FMI), 25% dos clientes agora optam pelo foodservice, uma categoria que engloba refeições prontas, representando um aumento significativo de 17% em relação ao ano anterior.

Mesmo entre aqueles que preparam suas próprias refeições, a pesquisa da Marketforce revela que 50% dos consumidores combinam alimentos caseiros com opções prontas. Rick Stein, vice-presidente de alimentos frescos da FMI, destaca que os consumidores estão buscando uma abordagem de “refeição híbrida”, incorporando itens pré-preparados para obter conveniência e experiência, encontrando essas soluções nos departamentos de foodservice, delicatessen e padaria.

Dentro desse contexto, o custo se mostra um fator essencial para 47% dos compradores, conforme indicado pela FMI. Entre os consumidores adeptos da abordagem híbrida, as opções de almoço preparado na delicatessen são particularmente atrativas. Além disso, 65% das pessoas priorizam opções nutritivas e saudáveis em suas escolhas, considerando fatores como tempo e esforço (35%), sabor (43%), opções de escolha (33%), tempo para finalizar uma refeição (26%) e alimentação saudável (25%).

Foodservice é preferência também nos Estados Unidos

Os dados da NielsenIQ corroboram essa tendência, indicando um crescimento de 4,2% nas compras de itens da delicatessen nos Estados Unidos, totalizando US$ 49,9 bilhões. A penetração domiciliar de serviços de foodservice ultrapassou 70%, sinalizando uma preferência sólida dos consumidores por essa modalidade.

Diante desse cenário, a pesquisa revela que aproximadamente 68% dos clientes planejam continuar consumindo nessa modalidade, enquanto um em cada cinco expressa o desejo de aumentar suas compras. Rick Stein enfatiza a necessidade de os varejistas adotarem uma mentalidade semelhante à de restaurantes, oferecendo recursos apreciados pelos compradores, como pedidos online, coleta fácil e entrega, para elevar o fator conveniência.

Portanto, o foodservice no varejo não é apenas uma resposta à busca por conveniência, é uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos consumidores. Os supermercados que compreendem e respondem a essa demanda emergente estão posicionados de maneira estratégica para aproveitar as oportunidades, proporcionando uma experiência alimentar conveniente, saborosa e alinhada às preferências contemporâneas.

Leia também:

A Cultura dos Alimentos: livro fala sobre principais alimentos servidos na mesa do brasileiro
Conheça os principais temas sobre alimentos e mudanças climáticas na COP28
Agenda de eventos na COP28

2 Comentários
  1. […] Foodservice no varejo aumenta 17% em relação a 2022A Cultura dos Alimentos: livro fala sobre principais alimentos servidos na mesa do brasileiroSuperalimentos ricos em vitaminas e antioxidantes para você incluir no dia a dia […]

  2. […] Veritas revoluciona cadeias produtivas com solução de rastreioFoodservice no varejo aumenta 17% em relação a 2022Superalimentos ricos em vitaminas e antioxidantes para você incluir no dia a […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?