A intolerância no consumo de produtos com glúten é uma grande ameaça à saúde de muita gente e pode ser fatal
A indústria de alimentos em geral adota os alertas nas embalagens sobre a presença de glúten, por força de legislação, para evitar que alguém com intolerância os consumam. No entanto, nem sempre o produto de panificação que traz na embalagem ser isento de glúten é 100% isento, existe uma margem de tolerância definida pela legislação usada como referência na produção de alimentos. Flávia Passos, gerente de negócios da Vitalin, indústria que atua no segmento de alimentos sem glúten e funcionais, conversou com FOOD FORUM para explicar os cuidados que tomam para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos que produzem.
Bate-papo com Flávia Passos, gerente de negócios da Vitalin, sobre os alimentos sem glúten e funcionais:
FOOD FORUM – Rastreabilidade é um aspecto bem importante para a Vitalin. Você pode compartilhar mais sobre como a empresa garante que não tenha contato com glúten em nenhuma etapa da produção?
Flávia Passos: Para quem vive com a doença celíaca, condição autoimune desencadeada pela intolerância ao glúten, a contaminação cruzada é uma constante preocupação na rotina alimentar. De acordo com o estudo Taste Tomorrow, 88% dos consumidores brasileiros verificam cuidadosamente os rótulos em busca de informações sobre os ingredientes. Para a Vitalin, empresa do segmento de alimentos sem glúten e funcionais, garantir a ausência do glúten em seus produtos é uma missão que começa no campo e percorre toda a cadeia de produção.
A contagem de partes por milhão (PPM) é o padrão utilizado para assegurar que os produtos estejam verdadeiramente livres de glúten. O padrão mínimo global que a maioria das empresas sem glúten se baseiam, estabelecido pelo Codex Alimentarius, é de 20 PPM, enquanto a legislação brasileira considera que sem glúten são produtos que não possuem essa proteína em sua lista de ingredientes, mas não prevê a possibilidade de contaminação cruzada.
As certificadoras mundiais geralmente trabalham com limite de 10ppm, a Vitalin, no entanto, supera todos os padrões com um índice extraordinário de 4,4 PPM (mínimo de detecção de metodologia de análise). Este compromisso começa na seleção cuidadosa da matéria-prima.
Para a Vitalin a segurança e qualidade de seus produtos é essencial. É um comprometimento em todos os níveis da organização. Quando falamos em segurança de alimentos, existem vários requisitos controlados que são necessários para manter nosso rígido padrão de qualidade.
Para a garantia de qualidade e segurança de alimentos, temos controles ao longo de toda cadeia produtiva. Isso significa que são realizadas avaliações desde o cultivo de algumas matérias-primas, no beneficiamento, industrialização e transporte.
Entre os diversos fatores avaliados e controles realizados, está a avaliação de risco relacionada ao glúten. Não nos preocupamos apenas com a presença ou ausência de glúten na matéria-prima, e sim todos os riscos ao longo da cadeia produtiva para prevenção a contaminação cruzada e garantia de um produto seguro, sem glúten e com a garantia de qualidade Vitalin.
FOOD FORUM – Qual é o papel da parceria com fornecedores alinhados aos valores da Vitalin na qualidade dos produtos?
Flávia Passos: A Vitalin prioriza fornecedores que possuem os mesmos valores da empresa, e que atendam a nosso padrão de qualidade. A empresa estabelece um rigoroso processo de aprovação e qualificação de fornecedores, para garantir a segurança de alimentos de seus produtos e proporcionar a seus consumidores um consumo seguro.
O processo de homologação de fornecedores se baseia na construção de uma parceria entre as partes. O objetivo da Vitalin é fortalecer esse laço e junto com seus fornecedores e parceiros, buscando a excelência no padrão de segurança de alimentos. Temos a consciência de que essas alianças nos tornam mais fortes e mais estratégicos.
Quando começamos, um dos maiores desafios no segmento era homologar fornecedores de matérias-primas para garantir a isenção de glúten sem riscos de contaminação cruzada. Com o tempo e o aumento da demanda, nossos padrões tornaram-se referência para muitos fornecedores. É um processo de qualificação em conjunto, uma troca de expertise buscando sempre a qualidade e segurança dos produtos.
FOOD FORUM – Em 2022, a produção da Vitalin cresceu 28%. Quais fatores você atribui a esse crescimento e como a empresa planeja crescer ainda mais neste ano?
Flávia Passos: O mercado de alimentos saudáveis tem apresentado um crescimento expressivo. De acordo com dados do Euromonitor International, o setor movimentou aproximadamente US$ 1,3 trilhão globalmente em 2022. No Brasil, segundo a ABAD, o país registrou um faturamento de cerca de R$ 142 bilhões. Todo crescimento requer muito planejamento, estruturação, visão e amor pelo negócio.
A Vitalin conta com profissionais que entregam tudo isso e mais um pouco e, portanto, estamos conseguindo alcançar um crescimento sólido de mercado. Conseguimos conquistar novos clientes, alcançar novos canais de venda e consequentemente atrair novos consumidores para a marca, isso reflete no crescimento que obtivemos e na expectativa de crescimento para os próximos anos.
A expectativa para o ano de 2023 é de 40% de crescimento e para isso, a Vitalin conta com um robusto planejamento estratégico envolvendo todos os setores da empresa, mas principalmente as áreas de vendas. Fazemos uma avaliação cirúrgica de todos os canais de atuação e clientes atuais, bem como novos canais e clientes, área de marketing focando em força de marca, relacionamento e ações com clientes e a área de produtos. Temos olhares constantes para gestão de portfólio, inovação e lançamentos, todos com foco no mercado, intenção de consumo e necessidades do consumidor.
FOOD FORUM – O mercado de alimentos sem glúten e funcionais tem crescido cada vez mais. Como a Vitalin planeja se destacar e continuar a atender às demandas dos consumidores nesse cenário competitivo?
Flávia Passos: O principal gatilho que leva os consumidores a procurarem a Vitalin é o reconhecimento de qualidade e profundo controle de processos que entregam produtos absolutamente seguros, nutritivos e sempre saborosos ao seu consumidor. Quando o cliente pensa em alimento sem glúten por restrição alimentar ou desejo de uma dieta sem glúten, a Vitalin é referência.
Nossa estratégia de lançamentos é atender o consumidor em suas necessidades, o que ele realmente deseja consumir e o que faz parte da sua vida. Alimentos inclusivos que contribuem para experiências de momentos especiais em família, com amigos, além de proporcionar escolhas inteligentes e práticas em cada momento do dia.
FOOD FORUM – Como a empresa vê o futuro da indústria de alimentos sem glúten e funcionais, especialmente em termos de saúde e sustentabilidade?
Flávia Passos: Segundo dados da Acelbra, 40% da população brasileira possui algum nível de intolerância à lactose e mais de 1 milhão de pessoas sofrem alguma restrição ao glúten. Esses dados mostram a pertinência de diversificar em um mercado com tantos usuários em potencial, no sentido de tornar a vida de milhares de pessoas que sofrem restrições mais prática e melhor.
Além disso o mercado de alimentos orgânicos no Brasil apresenta crescimento de 13,8 % ao ano conforme o Brasil Food Trend.
Os brasileiros têm adotado novos hábitos de consumo e o mercado de alimentos saudáveis cresceu mais que o de alimentos convencionais desde a pandemia de 2020, representando 11% de crescimento, conforme aponta o Euromonitor Internacional.
FOOD FORUM – Além de produtos sem glúten, a Vitalin também fala sobre a funcionalidade de seus alimentos. Poderia explicar um pouco mais sobre essa abordagem e como ela beneficia os consumidores?
Flávia Passos: Nossos produtos trazem benefícios para a saúde do corpo de forma global. Por exemplo, grãos e cereais que contribuem para a imunidade, para equilibrar o índice glicêmico, antioxidantes, entre outros.
Priorizamos ingredientes que trazem esses benefícios à saúde, tanto na linha misturas como produtos prontos. Sempre que possível, utilizamos ingredientes com o menor índice de processamento, mais naturais. Tudo isso garante a funcionalidade do alimento e auxilia na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
FOOD FORUM – Você pode compartilhar algumas das iniciativas ou inovações que estão no radar para a Vitalin em 2023?
Flávia Passos: Entre nossos lançamentos está o Bolinho Vitalin Kids, desenvolvido para aumentar as opções saborosas de lanches rápidos com restrição de glúten, principalmente para crianças, que tem grande necessidade de inclusão e as que possuem restrição alimentar e alergias alimentares.
Um lanche prático, saboroso e seguro, o Bolinho sem Glúten da Vitalin é oferecido em 3 deliciosos sabores, clássicos e que atendem diretamente ao paladar infantil: chocolate, baunilha e laranja. Em formato monodose e com comunicação alegre e lúdica, que terá destaque no ponto de venda. Enriquecido com vitaminas e sais minerais essenciais para o crescimento, ao mesmo tempo conservando o sabor.
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