Conhecimentos sobre ciência e tecnologia de alimentos processados, ingredientes e produtos alimentícios e seus mitos e fatos podem ser facilmente consultados no novo site lançado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) durante seu aniversário de 60 anos, comemorado em 30 de agosto: www.alimentosindustrializados.com.br.
Trata-se de mais um fruto do projeto Alimentos Industrializados 2030, que coordeno há cinco anos através da Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) da instituição, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Dividido em cinco blocos, o site recém-lançado permite que o conteúdo das diversas publicações do Ital seja consultado de maneira mais objetiva e digital, sendo, portanto, uma importante ação de comunicação e informação ligada a estudos estratégicos e de tendências, atividade que o Instituto desempenha desde 2010 e se tornou um de seus três programas prioritários ao lado da inovação em produtos e processos e segurança, qualidade e saudabilidade dos alimentos.
No bloco Ciência e Tecnologia, o foco é a origem e evolução das tecnologias de processamento, o respaldo científico dos alimentos industrializados e as autoridades que atestam sua segurança, enquanto no bloco Benefícios, doze benefícios são pontuados, em especial a segurança de alimentos, tema sobre o qual tratamos com mais detalhe no estudo Brasil Food Safety Trends 2030, lançado uma semana antes do aniversário do Ital.
Já no bloco Ingredientes estão detalhadas matérias-primas alimentícias convencionais e de uso industrial e os aditivos alimentícios dos produtos analisados na Série Alimentos Industrializados 2030: pães, biscoitos, bolos, massas, pizzas, iogurtes, bebidas plant-based, sucos, sorvetes, hambúrgueres, chocolate e amendoim. No bloco Produtos, por sua vez, podem ser consultados origens, tendências, composição e os mitos de cada uma dessas categorias. Finalmente, o bloco Mitos e Fatos desmitifica os alimentos processados e industrializados de modo geral, esclarecendo o quão ricos podem ser em nutrientes.
É preciso lembrar que pesquisar estratégias e tendências exige dedicação e recursos financeiros, já que diversas outras atividades desempenhadas pelos profissionais da instituição não podem parar, por isso parcerias são fundamentais. Para a segunda fase iniciada em agosto do projeto Alimentos Industrializados, que abrange tanto as publicações com conteúdo técnico-científico como ações de comunicação e informação e promoção de estudos e eventos relacionados, contamos com 25 empresas patrocinadoras, além de apoiadores especiais.
Apesar desse financiamento e suporte privado, sempre houve uma preocupação da equipe técnica do Ital envolvida em seguir à risca a missão do Instituto, que desde o fim de 2017 é contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagens através de pesquisa, desenvolvimento, inovação, assistência tecnológica, capacitação e difusão do conhecimento técnico-científico para o agronegócio, em benefício do consumidor e da sociedade.
Leia também:
De férias em Portugal? Viva a experiência Museu do Vinho do WOW
Alimentos alternativos e inovadores para um futuro mais sustentável
Fermento à base de lactobacilos da Caatinga abre mercado para produtos nacionais
[…] A importância dos alimentos processados e industrializadosDe férias em Portugal? Viva a experiência Museu do Vinho do WOWAlimentos alternativos e inovadores para um futuro mais sustentável […]