Nescafé Origens + Oritian rastreamento
Reading Time: 4 minutes

Novidade aumenta a garantia de origem de produtos no Brasil

Mais de 90% dos brasileiros entendem que é importante conhecer a procedência dos alimentos que consomem. E quase 97% consideram positivo as empresas revelarem a procedência de seus produtos nas embalagens. Com base nessas apurações reveladas pela pesquisa Origem Importa, a Nestlé firmou parceria com a empresa neo-zelandesa Oritain, que encomendou a pesquisa e inicia suas operações no Brasil, para aplicar o seu modelo de tecnologia de rastreamento no mercado nacional. Inicialmente, o foco será a linha Nescafé, onde a empresa já realiza uma série de controles de qualidade e procedência em sua linha Origens.

A melhor conscientização dos consumidores ajudou nessa definição pelo café: 81,9% disseram estar mais seguros quando o produto tem certificação científica e independente. Quando estão no supermercado, cerca de 1/3 dos respondentes (33,1%) relatam ter o costume de verificar informações sobre a origem dos alimentos. Uma parcela de 16,9% vai além e afirma que conhecer esses dados é fator decisivo para a compra de um produto.

Procedência dos cafés importa para os consumidores

Para os milhares de consumidores de café no Brasil, para 51,5% dos respondentes, os selos de qualidade e outros tipos de certificados influenciam a decisão de compra, enquanto 42,3% priorizam informações detalhadas na embalagem, como o local de cultivo. Para buscar informações sobre a origem do café, as embalagens dos produtos são a primeira fonte de consulta para 77,6% dos respondentes, enquanto a internet é a fonte de consulta de 19,9%.

A garantia de procedência é demanda crescente no mercado internacional. E por isso a tecnologia de rastreamento é tão importante. Diversos países europeus, por exemplo, exigem essas informações como argumento de sustentabilidade e inibição de fraudes. “Aquilo que não sabemos de onde vem, não é sustentável”, defende Gabriela Castro-Fontoura, diretora regional da Oritain para a América Latina. “A transparência faz parte da política de sustentabilidade das empresas”, reforça a executiva.

Tecnologia de rastreamento dos alimentos com ciência forense

O início da operação da Oritian no Brasil se deve à relevância do agronegócio na economia do País e pela conquista do primeiro contrato local de serviços com a Nestlé, uma das mais importantes companhias do setor de alimentos.

A empresa realiza a comprovação da origem dos alimentos de forma científica, por meio do rastreamento de isótopos e análises estatísticas de dados. O estudo científico de fatores ambientais como composição do solo, clima, altitude e precipitação, revelam detalhes da origem de um produto, o que a Oritain classifica como “impressão digital de origem”.

Após uma impressão digital de origem ser criada, ela pode ser comparada com bases de dados criadas pela empresa e usadas para auditar produtos em qualquer ponto da cadeia de suprimentos, o que permite identificar diversos tipos de ocorrências ao longo do “caminho”.

Katherine Jones, oceanógrafa e responsável pela área científica da empresa, explica que a técnica empregada não se limita à identificação de etapas da cadeia de fornecimento, mais usual no mercado. “A verificação só é completa quando há conhecimento sobre de onde vêm os insumos. Não importa se é café, bovinos ou produtos de pequenos produtores, conseguimos identificar as origens dos produtos e testar os produtos na cadeia de suprimentos para podermos determinar se a origem não foi adulterada, se corresponde à verdade declarada”, explica.

A mesma técnica que será aplicada no café pode ser igualmente usada para culturas de cacau, algodão, criação de animais, pescados, uvas, e muitos outros produtos. Um dos pontos mais positivos é poder identificar, com precisão, se a origem do produto é de local de desmatamento irregular ou que não respeitem as boas práticas de cultivo e de ESG.

Como será aplicada no Nescafé

“Este é o momento correto para adotarmos no Nescafé a comprovação de origem da Oritian. Nescafé é uma marca sustentável, e vamos continuar com as iniciativas de investimentos para a cultura regenerativa e carbono sustentável”, reforça Taissara Martins, gerente executiva de ESG Coffee & Beverages da Nestlé.

A Nestlé Brasil garante a tecnologia de rastreamento e de origem em todos os seus cafés, e com a linha Nescafé Origens do Brasil, está implementando uma segunda verificação externa. A marca Nescafé Origens do Brasil valoriza a sustentabilidade e, por meio da tecnologia da Oritain, busca obter informações sobre as características únicas do solo de cada região e garantir a autenticidade dos produtos, conferindo a cada café suas particularidades distintas.

Dentro dessa marca, foi realizado o mapeamento genético em duas safras de café. A partir desse processo, todo café utilizado passa por uma verificação minuciosa, funcionando como uma verificação adicional. As informações de rastreabilidade, incluindo a origem do café, podem ser acessadas por meio do QR Code nas embalagens de Nescafé Origens do Brasil.

“O selo da Oritain, que comprova a autenticidade do café, será introduzido até o final deste ano nas embalagens da marca Nescafé Origens do Brasil. Com isso, os consumidores poderão atestar a autenticidade do café por meio desse selo. Essa iniciativa abrange todas as regiões do Brasil que fornecem café para a linha Nescafé Origens do Brasil”, destaca Taissara.

Leia também:

Nestlé investe R$ 2,7 bilhões em chocolates e biscoitos no Brasil
No Dia Mundial do Chocolate, os consumidores brasileiros têm muito a comemorar
Done Properly e AB InBev Brewery desenvolvem ingrediente 100% natural que substitui sódio em alimentos processados

5 Comentários

Comentários estão desativados.

  1. […] alimentar: um direito humano fundamental, por Paulo GuerraNestlé adota tecnologia de rastreamento inédita no Brasil que aumenta a garantia da origem de prod…Typcal lança alimento proteico inédito a base de cogumelos, com textura e sabor de filé de […]

  2. […] Nestlé adota tecnologia de rastreamento inédita no Brasil que aumenta a garantia da origem de prod…Marfrig lança no mercado novos cortes especiais da marca Bassi para atender o consumo individualCoca-Cola com bebida alcoólica e Heineken com refrigerante premium: indústrias cruzam fronteiras com oferta de novas bebidas no Brasil […]

  3. […] Aplicativo gratuito auxilia agricultor na Amazônia no manejo das culturas de banana e guaranáApoio aos pequenos agricultores na Amazônia: uma história de sustentabilidadeNestlé adota tecnologia de rastreamento inédita no Brasil que aumenta a garantia da origem de prod… […]

  4. […] meados de 2023, a Nestlé adotou o uso de QR Code em suas embalagens de Nescafé, onde inseriu muitas informações sobre o processo de plantação, […]

  5. […] Com a ajuda de abelhas, novo Nescafé torrado e moído produzido com café conillon impressionaNestlé anuncia plano de plantio e cultivo de 6 milhões de árvores nativas no Cerrado e Mata Atlântica de Minas GeraisNestlé adota tecnologia de rastreamento inédita […]

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?