Novidade aumenta a garantia de origem de produtos no Brasil
Mais de 90% dos brasileiros entendem que é importante conhecer a procedência dos alimentos que consomem. E quase 97% consideram positivo as empresas revelarem a procedência de seus produtos nas embalagens. Com base nessas apurações reveladas pela pesquisa Origem Importa, a Nestlé firmou parceria com a empresa neo-zelandesa Oritain, que encomendou a pesquisa e inicia suas operações no Brasil, para aplicar o seu modelo de tecnologia de rastreamento no mercado nacional. Inicialmente, o foco será a linha Nescafé, onde a empresa já realiza uma série de controles de qualidade e procedência em sua linha Origens.
A melhor conscientização dos consumidores ajudou nessa definição pelo café: 81,9% disseram estar mais seguros quando o produto tem certificação científica e independente. Quando estão no supermercado, cerca de 1/3 dos respondentes (33,1%) relatam ter o costume de verificar informações sobre a origem dos alimentos. Uma parcela de 16,9% vai além e afirma que conhecer esses dados é fator decisivo para a compra de um produto.
Procedência dos cafés importa para os consumidores
Para os milhares de consumidores de café no Brasil, para 51,5% dos respondentes, os selos de qualidade e outros tipos de certificados influenciam a decisão de compra, enquanto 42,3% priorizam informações detalhadas na embalagem, como o local de cultivo. Para buscar informações sobre a origem do café, as embalagens dos produtos são a primeira fonte de consulta para 77,6% dos respondentes, enquanto a internet é a fonte de consulta de 19,9%.
A garantia de procedência é demanda crescente no mercado internacional. E por isso a tecnologia de rastreamento é tão importante. Diversos países europeus, por exemplo, exigem essas informações como argumento de sustentabilidade e inibição de fraudes. “Aquilo que não sabemos de onde vem, não é sustentável”, defende Gabriela Castro-Fontoura, diretora regional da Oritain para a América Latina. “A transparência faz parte da política de sustentabilidade das empresas”, reforça a executiva.
Tecnologia de rastreamento dos alimentos com ciência forense
O início da operação da Oritian no Brasil se deve à relevância do agronegócio na economia do País e pela conquista do primeiro contrato local de serviços com a Nestlé, uma das mais importantes companhias do setor de alimentos.
A empresa realiza a comprovação da origem dos alimentos de forma científica, por meio do rastreamento de isótopos e análises estatísticas de dados. O estudo científico de fatores ambientais como composição do solo, clima, altitude e precipitação, revelam detalhes da origem de um produto, o que a Oritain classifica como “impressão digital de origem”.
Após uma impressão digital de origem ser criada, ela pode ser comparada com bases de dados criadas pela empresa e usadas para auditar produtos em qualquer ponto da cadeia de suprimentos, o que permite identificar diversos tipos de ocorrências ao longo do “caminho”.
Katherine Jones, oceanógrafa e responsável pela área científica da empresa, explica que a técnica empregada não se limita à identificação de etapas da cadeia de fornecimento, mais usual no mercado. “A verificação só é completa quando há conhecimento sobre de onde vêm os insumos. Não importa se é café, bovinos ou produtos de pequenos produtores, conseguimos identificar as origens dos produtos e testar os produtos na cadeia de suprimentos para podermos determinar se a origem não foi adulterada, se corresponde à verdade declarada”, explica.
A mesma técnica que será aplicada no café pode ser igualmente usada para culturas de cacau, algodão, criação de animais, pescados, uvas, e muitos outros produtos. Um dos pontos mais positivos é poder identificar, com precisão, se a origem do produto é de local de desmatamento irregular ou que não respeitem as boas práticas de cultivo e de ESG.
Como será aplicada no Nescafé
“Este é o momento correto para adotarmos no Nescafé a comprovação de origem da Oritian. Nescafé é uma marca sustentável, e vamos continuar com as iniciativas de investimentos para a cultura regenerativa e carbono sustentável”, reforça Taissara Martins, gerente executiva de ESG Coffee & Beverages da Nestlé.
A Nestlé Brasil garante a tecnologia de rastreamento e de origem em todos os seus cafés, e com a linha Nescafé Origens do Brasil, está implementando uma segunda verificação externa. A marca Nescafé Origens do Brasil valoriza a sustentabilidade e, por meio da tecnologia da Oritain, busca obter informações sobre as características únicas do solo de cada região e garantir a autenticidade dos produtos, conferindo a cada café suas particularidades distintas.
Dentro dessa marca, foi realizado o mapeamento genético em duas safras de café. A partir desse processo, todo café utilizado passa por uma verificação minuciosa, funcionando como uma verificação adicional. As informações de rastreabilidade, incluindo a origem do café, podem ser acessadas por meio do QR Code nas embalagens de Nescafé Origens do Brasil.
“O selo da Oritain, que comprova a autenticidade do café, será introduzido até o final deste ano nas embalagens da marca Nescafé Origens do Brasil. Com isso, os consumidores poderão atestar a autenticidade do café por meio desse selo. Essa iniciativa abrange todas as regiões do Brasil que fornecem café para a linha Nescafé Origens do Brasil”, destaca Taissara.
Leia também:
Nestlé investe R$ 2,7 bilhões em chocolates e biscoitos no Brasil
No Dia Mundial do Chocolate, os consumidores brasileiros têm muito a comemorar
Done Properly e AB InBev Brewery desenvolvem ingrediente 100% natural que substitui sódio em alimentos processados
Comentários estão desativados.
[…] alimentar: um direito humano fundamental, por Paulo GuerraNestlé adota tecnologia de rastreamento inédita no Brasil que aumenta a garantia da origem de prod…Typcal lança alimento proteico inédito a base de cogumelos, com textura e sabor de filé de […]
[…] Nestlé adota tecnologia de rastreamento inédita no Brasil que aumenta a garantia da origem de prod…Marfrig lança no mercado novos cortes especiais da marca Bassi para atender o consumo individualCoca-Cola com bebida alcoólica e Heineken com refrigerante premium: indústrias cruzam fronteiras com oferta de novas bebidas no Brasil […]
[…] Aplicativo gratuito auxilia agricultor na Amazônia no manejo das culturas de banana e guaranáApoio aos pequenos agricultores na Amazônia: uma história de sustentabilidadeNestlé adota tecnologia de rastreamento inédita no Brasil que aumenta a garantia da origem de prod… […]
[…] meados de 2023, a Nestlé adotou o uso de QR Code em suas embalagens de Nescafé, onde inseriu muitas informações sobre o processo de plantação, […]
[…] Com a ajuda de abelhas, novo Nescafé torrado e moído produzido com café conillon impressionaNestlé anuncia plano de plantio e cultivo de 6 milhões de árvores nativas no Cerrado e Mata Atlântica de Minas GeraisNestlé adota tecnologia de rastreamento inédita […]