Mercado brasileiro de bebidas está vivendo a ampliação de portfólio de produtos de tradicionais indústrias dos mercados de refrigerantes e de bebidas alcóolicas
Coca-Cola, tradicionalmente arraigada no mercado de refrigerantes, lançou no mês de abril a linha de novas bebidas alcóolicas Lemon-Dou, que faz muito sucesso no mercado japonês desde 2018. E transpondo do mercado de cervejas para o de refrigerantes, a Heineken lançou o refrigerante Clash’D, que tem o malte como ingrediente base de sua produção.
Ambas as empresas estão mirando o potencial de expansão de consumo de bebidas no país. De acordo com a Statista Consumer Market Insights, em 2022, o mercado de refrigerantes no Brasil gerou uma receita de aproximadamente US$ 11,1 bilhões. A receita do mercado deve manter uma taxa de crescimento igualmente positiva nos próximos anos.
NOVAS BEBIDAS: REFRIGERANTE PREMIUM E SAUDÁVEL À BASE DE MALTE
A Heineken investe no Clash’D, que se apresenta como uma inovação no segmento de refrigerantes premium, que representa atualmente apenas 4% de mercado no Brasil. Ricardo Sabatine, diretor senior key account da empresa, indica que o mercado é ainda pequeno, mas o lançamento de produtos com o perfil do Clash’D ajuda a construir e ampliar o mercado.
A base de processamento da bebida é o malte, que passa pelo processo brewing. Nos primeiros passos da produção, segue o processo de produção cervejeira, para obter uma bebida maltada com sabor e aroma mais marcantes e sofisticados.
A bebida não contém aditivos e conservantes, é adoçada naturalmente com seus ingredientes. E é saudável: tem apenas 60 calorias. “O Clash’D é um produto Heineken para ajudar a sociedade a entender relevância do consumo responsável”, ressalta Sabatine.
Há cerca de 40 dias no mercado, inicialmente as vendas serão apenas na região Sudeste e somente nas redes supermercados. O executivo explica que o objetivo é aprender como o mercado se comporta, entender como o produto performa com base na experiência das redes de varejo e dos consumidores.
LEMON-DOU É SOMADO AO PORTFÓLIO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS DA COCA-COLA
A Coca-Cola mantém seus investimentos na ampliação do seu portfólio de novas bebidas alcoólicas no Brasil, com o lançamento do Lemon-Dou. O novo produto é somado à Schweppes Premium Drinks, comercializada desde 2019, e ao Topo Chico Hard Seltzers, no mercado nacional desde 2020.
O Lemon-Dou tem como base a bebida de origem japonesa Chu-Hai, feita com uma pré-mistura de álcool destilado com o Shochu, típico destilado japonês. A bebida é deixada em infusão de álcool, com suco obtido da trituração de limões inteiros e adição de água com gás e bebida alcóolica. Esta receita é centenária, e é muito tradicional nos restaurantes japoneses.
O Lemon-Dou chega ao Brasil com três opções: “Honey Lemon”, opção mais doce e suave com 3% de teor alcoólico; “Signature Lemon”, mais refrescante e com 5% de álcool, e por fim o forte e picante “Salty Lemon”, com 7% de teor alcóolico.
A Coca-Cola está produzindo as três opções no Brasil adicionando vodca. Todos os produtos não contêm conservantes em sua composição.
A bebida estará à venda inicialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador e Paraná.
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