A hamburgueria Frank & Charles renovou o seu cardápio trazendo sabores da Amazônia – com a adoção de ingredientes pouco tradicionais. Localizado na cidade de São Paulo, tem parceria com a Manioca, indústria de impacto socioambiental da Amazônia que produz ingredientes tradicionais da região. O novo sanduíche tem base de salmão defumado e especiarias da região.
Sabores da Amazônia: ingredientes que compõe a novidade
O tucupi é o protagonista do novo sanduíche com sabores da Amazônia, um tartine de salmão defumado feito no pão de campanha, que leva pimenta de tucupi amarelo e um chantilly de tucupi negro, criação do chef Marcelo Campos.
O tucupi, que é um dos principais produtos da Manioca, é um tempero ancestral amazônico, feito a partir da fermentação do caldo extraído da raiz da mandioca brava, e que tem um delicioso sabor umami, que é responsável por ativar todo o paladar (doce, salgado, ácido e amargo) ao mesmo tempo.
Ao passar por um processo intenso intenso de redução, surge o tucupi preto, que tem um sabor mais salgado, porém baixo em sódio. E que funciona muito bem como tempero para finalizar saladas, carnes, aves e peixes.
O molho de pimenta cumari com tucupi amarelo tem uma picância média, pra quem ama pimentas, mas sem exagero. A pimenta cumari do Pará, também conhecida como “pimenta de cheiro”, é reconhecida pelo seu aroma, sabor e uma vibrante cor amarela. Seus sabores surpreendem e convidam a descobrir os segredos da floresta.
Assim como todos os produtos da Manioca, o Tucupi Preto e a Pimenta Cumari com Tucupi Amarelo são produzidos com matérias primas de comunidades tradicionais da Amazônia, ribeirinhos e produtores da agricultura familiar. A empresa informa que seu trabalho é inclusivo, em uma cadeia justa e sustentável que ajuda a manter a floresta em pé. Viva os sabores da Amazônia!
Leia também:
Verduras na Amazônia: pequeno produtor vai do desespero ao sucesso
Apoio aos pequenos agricultores na Amazônia: uma história de sustentabilidade
Aplicativo gratuito auxilia agricultor no manejo das culturas de banana e guaraná na Amazônia – FOOD FORUM