Problema recorrente na indústria de laticínios, alimentos próximos da validade acumulavam grandes prejuízos
Os alimentos com data crítica, aqueles considerados pela indústria como alimentos próximos da validade, são bons desafios nos planos de rentabilização de portfólio e redução de perdas. Especialmente em uma categoria tão dinâmica quanto a de laticínios, que pela própria natureza de seus produtos, impõe um atenção ainda maior.
A Vigor, empresa brasileira de laticínios líder em diversas categorias, decidiu encarar o problema de frente e abriu espaço para uma solução inovadora. Por meio da Souk, uma foodtech que conecta varejistas de pequeno e médio portes diretamente à indústria, passou a chegar a centenas de varejistas que disputam seu estoque crítico, que até então era escoado através de poucos atacadistas e distribuidores com altos descontos no preço.
Graças a eficiência do modelo, que permite agilizar o escoamento dos produtos, a Vigor conquistou novos clientes e aumentou sua cesta de produtos vendidos. O sucesso da parceria foi tanto que, três meses após o lançamento, o portfólio ofertado já foi ampliado além dos itens com validade crítica e agora se estende a toda a linha da empresa.
“A plataforma nos permitiu transformar um problema em uma grande oportunidade. Deixamos de ter prejuízo com os alimentos próximos da validade e agora, além de lucrar com essas vendas, consigo ter um canal complementar que trabalha em sintonia com a minha equipe de vendas”, destaca o Gerente Nacional de Vendas da Vigor, Anderson Correia Lima.
A possibilidade de operar vendas com uma plataforma 100% digital permitiu à Vigor conhecer melhor os seus clientes e, assim, recebem ofertas customizadas de acordo com seus hábitos de compra, que agora vão além do horário comercial e podem acontecer 24 horas por dia, 7 dias por semana. “Nossa proposta é oferecer uma equação de valor eficiente onde todos ganham”, diz Roberto Angelino Filho, CEO e cofundador da Souk. “O diferencial da plataforma é oferecer às indústrias uma solução que desonere custos fixos e permita maximizar a disponibilização dos produtos de forma rentável, servindo como uma ferramenta complementar a atuação da equipe de vendas”.
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