76ª sessão do Comitê de Problemas de Commodities começa na FAO.
A queda nos preços internacionais de commodities desde 2023, refletida no Índice de Preços de Alimentos da FAO, representa uma melhora na conjuntura. Contudo, a incerteza nos mercados internacionais permanece e precisa ser enfrentada com transparência e justiça, conforme destacou QU Dongyu, Diretor-Geral da FAO.
“Os mercados agrícolas globais continuam vulneráveis devido a condições econômicas instáveis, que causam mudanças nas políticas comerciais, especialmente em países exportadores”, disse ele.
O Diretor-Geral da FAO fez essas declarações em uma mensagem de vídeo para a 76ª sessão do Comitê de Problemas de Commodities (CCP). O relatório SOFI 2024 aponta que entre 713 e 753 milhões de pessoas enfrentaram fome crônica em 2023, sendo 1 em cada 11 globalmente e 1 em cada 5 na África.
Qu ressaltou que a transparência é fundamental para garantir a estabilidade dos mercados e que um sistema comercial justo e inclusivo é essencial para acabar com a fome e a desnutrição.
Esforços da FAO pela transparência e eficiência nos mercados agrícolas globais
A FAO fornece dados confiáveis e baseados em ciência, além de monitorar políticas e promover diálogos. O Sistema de Informação sobre Mercados Agrícolas (AMIS) do G20 é um exemplo bem-sucedido dessas iniciativas.
O Sistema Global de Informações e Alerta Precoce sobre Alimentos e Agricultura (GIEWS), criado nos anos 1970, é uma fonte importante de informações sobre segurança alimentar.
Outro destaque é o Panorama Agrícola da OCDE-FAO, que oferece projeções para os próximos 10 anos sobre demanda, oferta, comércio e preços de commodities agrícolas.
Agenda da 76ª sessão do CCP
Na 76ª sessão, de 11 a 13 de setembro de 2024, serão revisados os desenvolvimentos nos mercados agrícolas e de fertilizantes. Também será discutida a relação entre comércio e nutrição, com destaque para o relatório “O Estado dos Mercados de Commodities Agrícolas (SOCO) 2024”. O relatório aborda como o comércio impacta os padrões alimentares e os resultados nutricionais.
Qu afirmou que o comércio está refletido no Quadro Estratégico da FAO 2022-31, que prioriza mercados transparentes e comércio justo, alinhados com os Quatro Melhores: melhor produção, nutrição, ambiente e vida, sem deixar ninguém para trás.
Eventos paralelos
Dois eventos paralelos discutirão temas críticos. O primeiro focará nas interrupções nos transportes desde 2022 e seus impactos nas cadeias de suprimento agrícola globais e nos custos do comércio. O segundo evento debaterá como promover a participação das mulheres no comércio agroalimentar internacional, abordando políticas e iniciativas inclusivas.
O CCP é aberto a todos os membros da FAO e observadores, e se reúne normalmente a cada dois anos ou por solicitação dos membros e do Diretor-Geral da FAO.
Leia também:
De onde vem e para onde vai: a rastreabilidade do prato no dia
Inovações incrementais estão transformando o setor alimentício e agrícola, informa o relatório da Foodbytes
Agrotoken agilizará conversão de commodities em ativos negociáveis em parceria com Safras & Mercado
[…] FAO: Transparência e eficiência nos mercados internacionais de commodities são prioridades para a…Premiação indica fazendas mais produtivas e sustentáveis do Brasil […]
[…] também:FAO: Transparência e eficiência nos mercados internacionais de commodities são prioridades para a…Grandes investimentos são necessários para a segurança alimentar no mundo: os paralelos do Reino […]
[…] FAO: Transparência e eficiência nos mercados internacionais de commodities são prioridades para a…FAO: Jovens impulsionam a bioeconomia construindo um futuro sustentávelO mundo deve olhar para o sucesso da América do Sul na redução da fome, diz o economista-chefe da FAO […]
[…] Movimento Todos à Mesa: como a redistribuição de alimentos pode tirar milhões de brasileiros da insegurança alimentarSegurança alimentar e aumento da produtividade são destaques do painel apresentado pelo B20 BrasilFAO: Transparência e eficiência nos mercados internacionais de commodities são prioridades para a… […]