A partir de setembro, os clientes da foodtech poderão utilizar soluções da Ticket como forma de pagamento.
A Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, firmou parceria com a Mercado Diferente, foodtech de assinatura de alimentos orgânicos. A empresa promove a redução da perda de alimentos, resgatando frutas, verduras, legumes e temperos que seriam descartados por serem considerados fora do padrão estético de pessoas que compram em estabelecimentos comuns, mas que estão em boas condições para consumo.
A partir do mês de setembro, a plataforma da Mercado Diferente passa a aceitar pagamentos com as soluções Ticket Alimentação e cartões Ticket Flex e Ticket Super Flex que possuem trilha de alimentação.
O mês escolhido para anunciar a parceria é estratégico, já que é marcado pelo Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdícios de Alimentos, em 29 de setembro. E, na sequência em 16 de outubro, ocorre a grande mobilização pelo Dia Mundial da Alimentação.
As datas foram criadas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O intuito é de conscientizar a sociedade sobre esse problema global, e estimular ações coletivas para evitar o desperdício alimentar.
A iniciativa reforça o papel das foodtechs nacionais que trabalham pela redução de perdas e desperdícios, promove o consumo de alimentos nutritivos, além de melhorar o ambiente de negócios das empresas.
Iniciativa tem impacto positivo na redução de perda de alimentos
Segundo dados do último Índice de Desperdício de Alimentos da ONU, mais de um bilhão de toneladas de comida foram desperdiçadas em 2022. Portanto, a iniciativa das duas marcas tem como objetivo impactar os consumidores e conscientizar acerca das perdas e desperdícios de alimentos no Brasil.
Ao longo do ano, a Ticket realiza ações de conscientização junto às empresas-clientes, pessoas usuárias e estabelecimentos cadastrados, por meio de diversas vias, como newsletter, informações via aplicativo, rede sociais e eventos, que disponibilizam dicas sobre o combate ao desperdício alimentar e a importância da alimentação saudável.
A parceria com a Mercado Diferente está alinhada à estratégia de sustentabilidade e a responsabilidade social da Ticket, que tem como um de seus pilares a democratização do acesso à alimentação de qualidade aos trabalhadores e combater o desperdício de alimentos, fomentando esses temas entre a população.
“A partir de agora, além de conscientizar estabelecimentos e pessoas usuárias, contribuiremos com nossas soluções para que os alimentos que seriam descartados pela aparência cheguem à mesa do consumidor de um jeito prático e consciente”, comenta Jean Castro, Diretor de Rede da Ticket.
Opção fácil e flexível para escolha dos alimentos
Ao realizar a assinatura no site ou aplicativo do Mercado Diferente, a pessoa pode personalizar os itens que receberá em casa, definindo suas preferências e restrições alimentares, além de mudar ou adicionar produtos e quantidades. Depois disso, escolhe se prefere receber as cestas com produtos orgânicos de forma semanal ou quinzenalmente.
Atualmente, as cestas são entregues em Curitiba e São José dos Pinhais (PR), além de mais de 40 cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital paulista.
Para ter acesso à plataforma Mercado Diferente e saber mais sobre a assinatura de cestas, o consumidor deve acessar o site www.mercadodiferente.com.br.
Leia também:
Combatendo a perda e o desperdício de alimentos, do campo à mesa
Pacto Contra a Fome coloca o desperdício de alimentos no centro do debate com o lançamento da campanha “Comida Boa É Na Boca e Não na Boca do Lixo”
Desperdício de alimentos: mais de 1 bilhão de refeições são jogadas fora por dia