A dinâmica indústria de bebidas está sempre em evolução, e o ano de 2023 não foi exceção. Com mudanças no comportamento do consumidor e desafios econômicos, as tendências de bebidas estão em constante movimento.
Por isso, aproveitamos para trazer quais são essas tendências emergentes no mercado e as previsões para o setor em 2024, com bons insights fornecidos pelo FoodNavigator.
Desaceleração do consumo global de bebidas e previsões econômicas
De acordo com dados da Euromonitor International, o consumo global de bebidas apresentou uma desaceleração significativa no ano passado, atribuída principalmente a aumentos nos preços de venda.
As regiões da Europa Ocidental e América do Norte testemunharam um desempenho de volume “plano” ou “ligeiramente negativo” nas categorias de gás, suco e água engarrafada. Em contraste, regiões como Ásia, América Latina, Oriente Médio e África estão impulsionando o consumo de volume no setor de bebidas.
A redução do consumo de álcool é uma das principais tendências de bebidas atualmente
Um dos principais impulsionadores das mudanças no mercado de bebidas é o comportamento do consumidor. Em resposta a tempos econômicos desafiadores e um foco crescente na saúde, muitos consumidores estão reduzindo o consumo de álcool. O crescimento do consumo de cerveja sem álcool é um exemplo disso, refletindo uma mudança para produtos mais saudáveis e uma variedade expandida no mercado.
Além disso, o aumento da inflação e os desafios econômicos também afetaram negativamente empresas como as cervejarias artesanais, por exemplo, já que muitas estão enfrentando dificuldades financeiras.
Inclusive, os custos de fabricação mais altos e a pressão sobre as reservas financeiras contribuíram para o fechamento de algumas cervejarias. No entanto, há esperança para o futuro, com previsões positivas à medida que a inflação diminui e os salários aumentam.
Tendências de bem-estar e sustentabilidade estão cada vez mais em alta
A onda da busca pela saúde e bem-estar está moldando as tendências de bebidas e, respectivamente, o seu mercado, com um foco crescente em produtos funcionais, nutritivos e saudáveis para o dia a dia, principalmente quando as pessoas incluem atividades físicas em suas rotinas.
Além disso, a sustentabilidade ambiental está se tornando uma preocupação cada vez mais presente na decisão de consumo das pessoas no momento de comprar comidas e bebidas, já que existe um interesse crescente em bebidas prebióticas e outras opções sustentáveis.
Isso porque eles têm se mostrado cada vez mais ligados a questões como os impactos ambientais e sociais dos desperdícios de alimentos. Dessa forma, as empresas estão em busca de incorporar ingredientes reciclados e desenvolver novos produtos.
Previsões para o futuro e oportunidades de crescimento
Apesar dos desafios enfrentados pela indústria e nas tendências de bebidas, há otimismo para o futuro. Com muitas novidades chegando e mudanças no comportamento do consumidor, o mercado de bebidas continua a evoluir.
Portanto, se espera que os próximos anos tragam oportunidades de crescimento, especialmente no segmento de coquetéis enlatados prontos para beber e produtos funcionais.
Fonte: FoodNavigator
Leia também:
Competição internacional seleciona novos jovens talentos da gastronomia da América Latina
Agrotoken agilizará conversão de commodities em ativos negociáveis em parceria com Safras & Mercado
Saúde pessoal e sustentabilidade crescem em relevância nas escolhas alimentares