O mercado de alimentos e bebidas está passando por profundas mudanças impulsionadas por novo comportamento do consumidor, avanços tecnológicos e apetite por produtos mais saudáveis e sustentáveis.
Um recente relatório da Kantar revela algumas das principais tendências que estão moldando como o mundo come e bebe. O futuro do consumo de alimentos e bebidas está sendo moldado por um desejo crescente de saúde, sustentabilidade e personalização.
Empresas que conseguirem se adaptar a essas tendências têm a oportunidade de capturar a atenção e a lealdade dos consumidores globalmente. O mercado está se transformando rapidamente, e quem estiver atento a essas mudanças terá a vantagem competitiva.
Estas são as principais tendências identificadas pela Kantar em seu relatório “Appetite
for growth: How the world eats and drinks”.
1. Preferência por Produtos Saudáveis e Funcionais
Cada vez mais consumidores estão em busca de alimentos e bebidas que promovam a saúde e o bem-estar. O foco está em produtos que não apenas nutram, mas também ofereçam benefícios funcionais, como melhoria da imunidade, energia e digestão.
Aumento da Demanda por Alimentos Funcionais
Produto | Crescimento (%) |
---|---|
Alimentos para imunidade | 20% |
Bebidas energéticas naturais | 15% |
Suplementos alimentares | 25% |
2. Sustentabilidade em Primeiro Lugar
A sustentabilidade se tornou um fator chave nas escolhas de consumo. Produtos com certificações de práticas sustentáveis e embalagens eco-friendly estão ganhando espaço nas prateleiras. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos que tenham um impacto ambiental reduzido.
3. Crescimento do E-commerce de Alimentos
O consumo de alimentos online continua a crescer, impulsionado pela pandemia e pela conveniência. Plataformas de e-commerce e aplicativos de entrega de refeições estão cada vez mais populares, especialmente em mercados desenvolvidos.
4. Experiências Personalizadas
Os consumidores estão buscando experiências personalizadas, o que inclui desde dietas específicas até a adaptação de produtos a preferências individuais. O uso de dados para criar essas experiências se tornou uma grande aposta das empresas do setor.
5. Alimentos Plant-Based em Alta
A demanda por alimentos à base de plantas continua a crescer à medida que mais pessoas adotam dietas flexitarianas ou buscam reduzir o consumo de carne. Produtos inovadores, como carnes e laticínios alternativos, estão ganhando força no mercado global.
Evolução da Venda de Produtos Plant-Based
Ano | Vendas globais (em bilhões) |
---|---|
2018 | 18,5 |
2019 | 21,2 |
2020 | 24,7 |
2021 | 28,0 |
2022 | 31,5 |
[…] Tendências de Consumo de Alimentos e Bebidas no Mundo: O Que Está Moldando o Futuro do Mercado?Você está preparado para viver hoje o futuro do consumo de alimentos?Tendências do foodservice foram apresentadas no iFood Move 2024 […]