Quer aumentar as vendas de seus pães, doces, bolos e chocolates? Veja como consumidores escolhem e compram esses alimentos
Se você já investe ou pretende investir em lojas e na fabricação de chocolates, pães artesanais, doces e bolos, a pesquisa Taste Tomorrow traz um mapa bem abrangente sobre como os consumidores preferem comprar e consumir esses alimentos. Se o objetivo é saber como vender mais no seu negócio, vem acompanhar!
Os sabores de chocolates, bolos e confeitos são os principais motivadores para as escolhas dos consumidores. Já o preço dos produtos é um fator secundário na decisão de compra. Estas são algumas das descobertas que a pesquisa, realizada pela Puratos, aponta sobre as tendências do mercado para esses alimentos. A empresa mapeou as preferências de consumidores em 50 países.
A pesquisa indica que 75% dos consumidores brasileiros mantêm o consumo de doces, mesmo em momentos de restrição orçamentária. Já a média mundial é de 68% dos que flexibilizam o consumo desses alimentos pelo mesmo motivo. Esse dado reflete bem a indulgência e flexibilidade dos consumidores nacionais para a aquisição e consumo desses produtos.
As experiências de compras dos dois grupos de produtos são bem diversificadas quanto aos canais, porém bem diferentes na distribuição: 43% dos consumidores de pães, bolos e confeitos buscam seus produtos prioritariamente em lojas especializadas e em supermercados. Os consumidores de chocolates, são mais flexíveis e adoram realizar compras em multicanais: a pesquisa Puratos mostra que é bem uniforme e quase equitativa quanto aos locais onde preferem comprar o produto.
Já com os pães, a prioridade na decisão de compra ainda está no preço: os consumidores estão mais atentos ao orçamento para itens de consumo frequente e recorrente. No entanto, sempre têm em conta o fator qualidade e as marcas de confiança. Os produtos devem ser frescos e preferencialmente elaborados com ingredientes que melhoram a saúde e que tenham pegada sustentável.
Como vender mais: compras online não são prioridade
As vendas online desses produtos ainda são um desafio. O gráfico 1 indica que a variação de compras online é ainda tímida em 2023, mesmo tomando por base que não estamos mais com as limitações de mobilidade de 2021, no período da pandemia.
As dúvidas quanto ao frescor, qualidade e a falta de uma interação nos ambientes das lojas são os principais impedimentos para que ocorra um crescimento mais acelerado das vendas por este canal. Existe também a preocupação quanto ao estado de apresentação por conta do transporte, que pode prejudicar itens mais frágeis tais como bolos, tortas e confeitos com teor de umidade mais alto.
As lojas físicas assumem um papel importante para esses produtos na grade de opções aos consumidores. Isso pode promover novos investimentos em locais que oferecem boas experiências de consumo quanto a estrutura física, ambientação e apresentação dos produtos.
Inovações nos sabores e texturas estão na mira dos consumidores
A pesquisa identificou que os consumidores latino-americanos estão mais abertos a testarem novos sabores, formatos e texturas de bolos tradicionais e de doces de confeitaria.
Novas opções de sabores e ingredientes, a partir de inovações científicas, são vistas positivamente. São somadas às intenções de novas experiências sensoriais e de sabores dos consumidores, contanto que também incluam fatores de sustentabilidade quanto aos ingredientes que são usados e do processo produtivo.
Tem que ser instagramável!
O compartilhamento de experiências é um importante dado da pesquisa: os consumidores apontaram relevância no registro e publicação dos produtos que estão consumindo em suas redes sociais. Existe um fator de inspiração importante aos consumidores que são impactados com as boas experiências de terceiros.
O cuidado com a boa apresentação é uma dica preciosa aos fabricantes que desejam ganhar com as vendas de seus produtos. Enquanto a média mundial de relevância da apresentação é de 63%, no Brasil o índice de pessoas que são influenciadas por boas publicações online chega a 70%.
Os consumidores entendem que compartilhar suas experiências com consumo de alimentos ajuda a conectar com outras pessoas que têm afinidades de gostos e preferências. Alimentos que são bem apresentados são também saborosos.
Sustentabilidade ganha relevância na decisão de consumo
Receitas autênticas, locais, e uso de ingredientes de procedência verificada e próxima ao local de consumo são motivadoras para os consumidores. Estes fatores também são entendidos como importantes na redução de perdas e desperdício de alimentos.
A remuneração justa aos pequenos produtores está na mira dos consumidores. Entre os principais fatores na decisão de compra estão o uso racional de embalagens sustentáveis e o conhecimento sobre os benefícios gerados aos fornecedores dos produtos.
Atualmente existem diversas boas opções de tecnologia que permitem a rastreabilidade e o registro das matérias-primas, incluindo a produção no campo e a logística até chegar ao processamento dos produtos. Portanto, este fator pode ser facilmente agregado em arquivos de mídia digitais, compartilhados com códigos de QR.
Os consumidores entendem que alimentos preparados com ingredientes locais são melhores para o meio ambiente e mais saudáveis para consumo. Isso os leva a buscar produtos mais frescos, com frequência de compras em tempos mais curtos.
As embalagens assumem papel importante neste processo de compra. Cerca de 85% dos consumidores na América Latina dão mais atenção às informações dos produtos que constam nas embalagens de produtos de panificação. Os ingredientes usados, as informações nutricionais e os conservantes estão na mira dos consumidores devem estar bem descritos nas embalagens.
Saúde holística no consumo de pães
Os produtos de padarias artesanais, que usam mais produtos naturais, acabam levando vantagem sobre os produtos industrializados. São uma boa estratégia para quem ainda não sabe como vender mais: os benefícios nutricionais, sabor e frescor dos ingredientes são benefícios relevantes. Os grãos, sementes, cereais integrais, fermento natural são considerados ingredientes poderosos para a fabricação de pães.
Os resultados obtidos com o uso desses ingredientes geram um impacto inicial bem positivo: os produtos ficam com visual mais atraente, apetitoso. Em seguida, transmitem a percepção de serem mais saudáveis e saborosos.
No caminho contrário, se encontram as margarinas, glúten, açúcar, sal, realçadores de sabor e conservantes. Estes itens perdem espaço na preferência dos consumidores que buscam melhor qualidade de produtos e vida mais saudável.
Sobre a pesquisa Taste Tomorrow, da Puratos
Segundo Evelyn González, vice-presidente de Marketing da Puratos para a América Latina, “para o Taste Tomorrow 2023, entrevistamos mais de 20 mil consumidores e especialistas do setor em mais de 50 países. Em seguida, aprofundamos as discussões com mais de 80 gourmets em cidades que definem tendências. No Taste Tomorrow 2021, entrevistamos 17 mil consumidores em 44 países”.
A executiva informa que o Taste Tomorrow é uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Por meio de Inteligência Artificial, consegue monitorar conversas entre os entrevistados 24 horas por dia, 7 dias por semana. A partir disso, podem prever alguns comportamentos e tendências. “Na edição de 2023, entrevistamos cerca de mil consumidores brasileiros”, ressalta Evelyn.
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