Valéria Cristina Natal, CEO da empresa, impulsiona exportação de destilados brasileiros no mundo
A trajetória da Distillerie Stock do Brasil no mercado global ganhou novo fôlego sob a liderança de Valéria Cristina Natal, CEO que transformou a empresa de bebidas em referência de exportação de destilados brasileiros.
Há 15 anos, Valéria iniciou a área de exportação, enfrentando desafios como a liderança feminina em um setor predominantemente masculino. A executiva superou desafios como a concorrência com marcas consolidadas e barreiras regulatórias.
Valéria buscou especialização e parcerias com associações de classe e a ApexBrasil para desenvolver a exportação. Participou de eventos internacionais, como o Festival de Produtos Brasileiros no Le Bon Marché, na França, que impulsionou a marca no exterior. Hoje, a Stock exporta para mais de 15 países em todos os continentes.
“Perseverança e estratégia digital são essenciais para competir globalmente”, afirma a executiva.
Seu trabalho elevou a Stock a casos de sucesso apoiados pela ApexBrasil, agência que impulsiona projetos exportadores brasileiros, incluindo cafés especiais, cachaças premiadas e uma grande variedade de produtos alimentícios tipicamente brasileiros.
A estratégia de vendas e marketing para destilados brasileiros que conquistou o mundo
Fundada na Itália em 1884, a Distillerie Stock chegou ao Brasil em 1934 com o Gin Seagers, pioneiro no país e que completa 90 anos em 2024. A empresa, conhecida por licores premiados como o Stock Gold (eleito melhor licor de café do mundo em Londres) e xaropes Kaly com sabores amazônicos, investiu em plataformas como Alibaba e Amazon para ampliar seu alcance.
“Entrar no e-commerce global foi decisivo. O Kaly, por exemplo, virou Amazon’s Choice nos EUA em três meses”, destaca Valéria.
Hoje, a Stock mira mercados como China, Canadá e Emirados Árabes, com previsão de atender 50 países até 2025. Dados revelam potencial: embora o Brasil ainda seja associado principalmente à cachaça, os destilados premium brasileiros ganham espaço. Entre 2021 e 2023, as exportações da Stock cresceram 30%, impulsionadas por prêmios internacionais e selos como o Fair for Life, que atesta o guaraná extraído por indígenas Maués.
“O exoticismo brasileiro é nosso diferencial”, ressalta Valéria
Ela também atua como influencer na China. Hoje participa ativamente na divulgação dos produtos em redes sociais a pedido de clientes locais. Sua figura marcante e expansiva foi observada pelos parceiros chineses sempre que caminhava em eventos e pelas ruas. Quando definiram a necessidade de realizar promoções digitais para os produtos nas plataformas chinesas, Valéria foi a escolha dos parceiros para ser a “cara” dos produtos – e está dando muito certo.

Do Brasil para o mundo: o papel da ApexBrasil e do empreendedorismo feminino
Projetos como o Mulheres e Negócios Internacionais, da ApexBrasil, encontraram em Valéria uma das principais mentoras. A executiva, fundadora do IBEF Mulher e premiada como “Investidora do Ano” em 2022, destaca:
“Apoiar mulheres em negócios é multiplicar oportunidades”.
Seu legado inclui parcerias em feiras como a Gulfood (Oriente Médio) e abertura de mercados inéditos, como o primeiro pedido do Paraguai, hoje no décimo embarque.
Com planos ambiciosos, a Stock prepara um produto sob encomenda para 33 países africanos a partir de 2024 e negocia a entrada no Bahrein.
“Cada mercado exige adaptação, mas os resultados compensam”, conclui Valéria, cuja história inspira a nova geração de empreendedoras globais.
O mercado internacional de bebidas destiladas apresenta oportunidades promissoras para produtos brasileiros. A diversidade e a qualidade das bebidas nacionais, aliadas a estratégias de marketing eficazes e ao apoio de instituições como a ApexBrasil, têm potencial para aumentar a participação brasileira no setor de destilados globalmente.
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