Reading Time: 2 minutes

Refeição nutritiva e saborosa não depende de ingredientes caros e excepcionais, e você ainda ajuda a reduzir as perdas de alimentos no mundo

Quem teve oportunidade de assistir à série “Fome de Sucesso“, teve no mínimo a curiosidade de saber o que compunha o “macarrão manhoso”. Este é prato principal da família tailandesa feito com sobras da geladeira que encantou os refinados paladares dos clientes do refinado restaurante. A simplicidade venceu, neste caso.

Este é um bom exemplo de como os consumidores podem aproveitar melhor os legumes, temperos, carnes e ingredientes que ficam perdidos nas geladeiras. Quem nunca encontrou alimentos apodrecendo no fundo da gaveta da geladeira?

O fato pode ser pouco relevante se avaliado isoladamente, mas tem grande impacto se olhado no conjunto mundial. Afinal, com níveis muito elevados de de perdas e desperdício de alimentos no mundo que chegam a 17%, o impacto para a segurança alimentar no mundo é imenso.

Os pequenos hábitos fazem a diferença na redução dessas perdas, a começar com as compras mais organizadas, em quantidades suficientes para o consumo programado e que evitarão o apodrecimento.

Indo para o lado prático, a queda de temperatura recente promove a necessidade e vontade de consumir pratos que nos aquecem, corpo e alma: está na hora de prepararmos as bem-vindas as sopas.

Nutrição positiva, com sobras da geladeira

Boa parte desses pratos podem ser elaborados com itens bem básicos: cebola, batatas, mandioquinha, feijão, alho, cenoura, carnes diversas. E a boa vantagem, no caso de preparação de sopas, é que podem ser cozidos em grandes quantidades e congeladas.

Uma boa facilidade hoje está no uso de formas de silicone próprias para congelar sopas, caldos, papinhas. Os cubos se soltam facilmente. Os materiais das formas são todos livres de PBA. As formas são facilmente encontráveis em lojas online como Mercado Livre e Amazon. E existem inúmeras opções também para quem usa air-fryer para cozinhar ou apenas aquecer os alimentos.

Já para elaborar o “macarrão manhoso” (ou “ngo ngae noodles”), você também não precisa ser um chef de cozinha para conseguir. Bastar ter os ingredientes orientais, principalmente o macarrão de arroz, e ter diversas sobras de geladeira.

Esta é a receita, segundo publicado por Marcelo Katsuki, em sua coluna na Folha de São Paulo:

Macarrão Manhoso
(Rende 2 a 3 porções)

Ingredientes:
• 1 pacote (200 g) de macarrão de arroz largo
• 200 g de camarão seco pequeno
• 200 g de linguiça curada em cubos
• 200 g de tofu seco/defumado em cubinhos
• óleo (o quanto baste)

Opcionais (o que você tiver na geladeira)
• cenoura em tirinhas, brócolis, ervilha torta, cebolinha, o que você tiver na geladeira.

Para o molho
• 1 colher (sopa) de missô (pasta de soja fermentada)
• 2 colheres (sopa) de molho de ostra
• 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
• 1/2 colher (sopa) de Sriracha (molho de pimenta tailandês)

Leia também:

Pães e doces: como vender mais e melhor
Insegurança alimentar: sociedade deve se organizar para reduzir perdas de alimentos
Segurança alimentar: um direito humano fundamental

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?