Com parceria da Innoscience, consultoria especializada em inovação, o programa visa solucionar desafios internos da produtora e é uma oportunidade para startups se estabelecerem como possíveis parceiros
A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras, com 22 unidades em 7 estados brasileiros, anunciou que estão abertas as inscrições da nova edição do programa de inovação aberta AgroX. A iniciativa conecta a corporação a startups em busca de soluções para desafios internos. O programa visa resolver esses desafios de forma inovadora e eficiente, contribuindo para o crescimento e modernização dos processos.
O AgroX, criado em 2019 pela SLC Agrícola, oferece às startups uma oportunidade para testar tecnologias, sendo recompensadas por isso. Os negócios participantes terão a chance de co-desenvolver as inovações com a SLC, com possibilidade de contratação futura como fornecedores ou parceiros. O programa também busca fortalecer o networking e a visibilidade das empresas de tecnologia no setor.
Programa prioriza agilizar a chegada de soluções ao mercado
O programa passará por cinco fases principais: inscrições, Pitch Day, imersão, piloto e avaliação. A estrutura, pautada na agilidade, faz com que o AgroX não envolva mentorias ou capacitações longas, permitindo que as startups mantenham as rotinas de trabalho enquanto exploram a aplicação das soluções. Este formato dinâmico é um dos diferenciais que visa estimular a participação de novos empreendimentos.
“Estamos muito entusiasmados com o AgroX. Ele representa uma oportunidade única de trazer o mundo de startups, que é extremamente inovador, para dentro da SLC, permitindo que novas ideias sejam executadas de maneira eficaz. Ele reflete nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável no agronegócio”, afirma Daniele Lopes, coordenadora de inovação e gestão estratégica da SLC Agrícola.
A Innoscience, consultoria de inovação corporativa, é a parceira estratégica do programa AgroX. Com expertise em gerar resultados e lucratividade, a consultoria aporta conhecimento, métodos e experiências que ajudam empresas estabelecidas a implementarem soluções inovadoras. “Nosso papel é apoiar a SLC Agrícola na busca por ferramentas que possam transformar processos e impulsionar a competitividade no mercado. Juntos, estamos criando um ecossistema que favorece a criatividade e a colaboração”, ressalta Sérgio Gualdi, sócio e head na Innoscience.
Iniciativa de inovação aberta tem bom histórico de resultados para startups
As edições anteriores demonstram o potencial do projeto. Nos últimos ciclos, mais de 460 startups foram avaliadas, com 64 passando pelo pitch e 19 realizando projetos pilotos. Destes, 11 negócios foram contratados pela SLC Agrícola. “Nosso objetivo é encontrar soluções tecnológicas que modernizem os processos atuais e aumentem a produtividade da companhia”, destaca Gualdi.
Ao ultrapassar os benefícios proporcionados às participantes, o programa também gerou efeitos positivos aos mentores. “Foi uma experiência muito interessante e gratificante. Pude ter contato com novas startups, além de startups que eu já conhecia. O mais interessante dessa dinâmica foi poder apresentar, a partir do exemplo da minha startup, a evolução no desenvolvimento e construção do problema”, finaliza Eduarda Olivia Schneider, CEO da Agricon Business, mentora do programa.
As inscrições para o programa AgroX estão abertas e podem ser realizadas no site. Este é um convite para startups que buscam não apenas visibilidade, mas também a chance de se tornarem parceiras de uma das maiores referências do agronegócio no Brasil.
Leia também:
Parceria entre Nestlé e Bio2Me: inovação sustentável com o plantio de castanha de baru em fazendas leiteiras
Inovação: peça-chave para nutrir e atender novos perfis de consumo
Inovação no agronegócio de Mato Grosso: pesquisa inédita sobre perfil e desafios dos produtores rurais