Automação para avaliação de crédito e risco socioambiental no agronegócio torna mais rápida a liberação de financiamento rural para produtores rurais associados
A democratização do crédito rural é um objetivo que a Serasa Experian e o Sicoob, uma das maiores cooperativas financeiras do país, têm em comum. Por isso, com o apoio de soluções que usam inteligência artificial e data analytics para entregar uma visão descomplicada e rápida sobre perfis rurais, a parceria entre as empresas facilitou o acesso de produtores rurais a recursos financeiros. Somente no último ano agrícola, essas análises auxiliaram na liberação de R$ 6 bilhões em crédito rural, fomentando o mercado do agronegócio no país.
Antes da adoção da plataforma Farm Check, solução disponibilizada pela Serasa Experian que centraliza informações sobre a propriedade e o produtor rural relacionadas a aspectos financeiros e socioambientais (ESG), a cooperativa realizava análises que podiam durar de três horas até um dia inteiro. Antes, não utilizavam ferramentas para manter as informações centralizadas, exigindo a consulta de várias fontes diferentes para decidir sobre a concessão ou não do crédito solicitado, o que demandava tempo. Agora, com uma única fonte de informação automatizada, essas checagens são finalizadas em cerca de 15 minutos.
De acordo com o gerente de agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, “o ganho em agilidade é muito positivo para as cooperativas. Maior ainda é o benefício para os nossos produtores rurais, que demandam por crédito rural e precisam de agilidade na liberação. Com esse novo processo conseguimos avaliar e aprovar mais transações, com mais informação, menos tempo e viabilizando mais acesso ao recurso”.
Hoje, das 38 cooperativas que formam a Central SC/RS, 30 operam com segmento rural, e que passaram a se beneficiar com a solução da Serasa Experian para tomada do recurso financeiro, podendo custear todo o ciclo de atividade produtiva.
Para Munaretto, a tecnologia utilizada hoje permite que o Sicoob concretize transações de crédito de forma facilitada e, sobretudo, segura. “Apostamos na Serasa Experian pela credibilidade da empresa em entregar soluções inovadoras para análises de perfis e propriedades rurais, já que as questões ESG passaram a permear o mercado de forma mais assídua depois da implementação do Bureau Verde feita pelo Banco Central. Nos adaptamos rapidamente às requisições para garantir que o crédito rural chegasse às mãos de quem precisa sem deixar de lado a mitigação de riscos socioambientais e, consequentemente, a busca por uma economia mais sustentável”.
“Nossas soluções voltadas para o agronegócio elevam as relações de negócios entre produtor rural e credor para um novo patamar, gerando mais rentabilidade para a cadeia produtiva. Com informação, o credor passa a ter mais segurança e concede mais crédito, enquanto o produtor rural aumenta suas chances de conseguir os aportes necessários para continuar crescendo”, afirma o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.
Os resultados conquistados pelo Sicoob em tão pouco tempo comprovam a importância do monitoramento agrícola e da disponibilização de informações precisas e atualizadas sobre os produtores rurais e suas propriedades. Com a parceria que a empresa consolidou, pode-se dizer que hoje o agronegócio, na região Sul do país, consegue trabalhar com mais transparência. Sendo assim, melhores oportunidades em linhas de crédito podem ser concedidas de forma democratizada e em total acordo com o cenário regulatório ESG.
Leia também:
Com 1 milhão de refeições doadas, Ambev amplia seu projeto contra fome
Geração de empregos: JBS contribui com 2,7% no Brasil
Bebidas plant-based: conheça 1ª máquina com opções exclusivas
[…] Serasa Experian e Sicoob concedem R$ 6 bi em crédito rural no Sul do paísCom 1 milhão de refeições doadas, Ambev amplia seu projeto contra fomeGeração de empregos: JBS contribui com 2,7% no Brasil […]