Reading Time: 3 minutes

Os consumidores de laticínios que buscam alta qualidade dos produtos quanto a sabor, qualidade nutricional e consistência em preparações encontram nos produtos derivados de leite de búfala bons e positivos diferenciais. No entanto, muitas vezes o resultado não é dos melhores: existem no mercado diversas marcas de queijos que se apresentam como sendo produzidos com leite de búfala que têm em sua composição leite de vacas. Nem sempre isso fica claro nos rótulos dos produtos. E é aí que entra o selo de pureza.

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, por delegação do DIPOA – Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal, estabeleceu no ano de 2000 o programa denominado “Selo de Pureza 100% Búfalo”, através do qual, concede aos Laticínios participantes autorização para aposição nos rótulos de produtos elaborados exclusivamente com leite bubalino de um “selo” representativo da certificação de origem do produto.

O objetivo do programa é garantir uma concorrência honesta entre produtos colocados no mercado, agregando valor àqueles elaborados exclusivamente com o leite da espécie, de qualidade reconhecidamente superior. Garante também a segurança alimentar aos consumidores de tais produtos, submetendo-os a aferição periódica de sua composição através de exames laboratoriais de teste para identificação de espécies em produtos lácteos derivados de búfala. São realizadas análises qualitativa e quantitativa para a presença de leite de búfala e leite de vaca, além de eventual fiscalização nos estabelecimentos produtores, realizados por seu Grupo Técnico de Controle (GTC).

O programa, de âmbito nacional, através da atuação dos participantes representados por sua Comissão Executiva busca ainda além de promover o selo em si junto aos formadores de opinião, compradores e mercado consumidor, difundir boas técnicas de fabricação entre seus membros, promover a difusão da exploração bubalina leiteira, assegurando uma maior e mais regular oferta de matéria prima, bem como estimular o maior consumo dos produtos derivados de leite de búfalas.

As condições para adesão ao programa é o compromisso de respeitar o regulamento, de submeter seus rótulos à apreciação da direção do programa a fim de que os mesmos não encerrem confusões quanto à origem da matéria prima.

Pesquisas efetuadas junto aos consumidores de derivados de leite de búfalo em São Paulo deram conta que, na percepção do consumidor, o selo vem agregando uma imagem altamente positiva. A intensificação das ações promocionais do programa certamente representam uma vantagem competitiva adicional aos produtos certificados. O fortalecimento do “selo de pureza”, que se dará com uma maior adesão dos fabricantes, permitirá uma potencialização do mercado como um todo, diferenciando e valorizando os produtos que o portem. Prova inequívoca disto é a evolução do volume de leite bubalino processado pelos participantes do programa.

“A nossa responsabilidade junto ao Selo de Pureza é garantir aos consumidores a qualidade do produto sendo este 100% leite de Búfala A2A2”, completa o Coordenador do programa João Batista de Souza.

Laticínios associados com selo de pureza de origem certificada

A dica é procurar pelos produtos das empresas que já têm o selo de pureza, uma melhor garantia de procedência e da qualidade dos produtos:

  • Bom Destino
  • Família Rossato
  • Búfalo Dourado
  • Montezuma
  • Laguna
  • Karanã
  • Natal
  • Oro Bianco
  • Estância Jaborandi
  • Tapuio Agropecuária

Leia também:

Ovo pasteurizado orgânico: mais segurança e praticidade para seu food service
Natural One: uma nova era de bebidas vegetais chega ao mercado!
Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2023: Padrões Alimentares Salvam Vidas

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?