A Seara, renomada empresa do grupo JBS especializada na produção de alimentos à base de proteínas de aves e suínos, celebrou um marco significativo ao encerrar o ano de 2023: 55% das granjas de produtores integrados da marca agora incorporam energia solar em suas operações. Esse número sobe para impressionantes 60% ao focar nas granjas produtoras de aves. Em regiões específicas, como Trindade do Sul (RS), a adoção de placas fotovoltaicas ultrapassa 92%, enquanto nas unidades fornecedoras da região de Salvador do Sul (RS), a utilização atinge notáveis 96%.
Empresa faz incentivo para a implementação de sistemas de energia solar
A iniciativa de implementar sistemas de energia solar nas granjas recebe incentivo direto da Seara, que oferece bonificações aos produtores que efetuam a transição para essa fonte limpa e renovável. Adicionalmente, a Seara facilita o acesso a financiamentos para a aquisição e instalação dos equipamentos, garantindo taxas de juros reduzidas.
José Antônio Ribas, diretor-executivo de Agropecuária da Seara, destaca a relevância da tecnologia fotovoltaica na redução de custos e aumento de margens para os produtores. Ele ressalta que, considerando o gasto com eletricidade como o terceiro maior custo em uma granja produtora de frango de corte, a transição para a energia solar pode resultar em uma economia de até 90% na conta de luz.
Já o Vamiré Luiz Sens Júnior, gerente-executivo de Agropecuária da Seara, observa que, com o aumento da disponibilidade e domínio da tecnologia fotovoltaica, as linhas de crédito “Verdes” tornam-se investimentos cada vez mais competitivos. Essa iniciativa não apenas promove a sustentabilidade, mas também oferece benefícios econômicos significativos para os produtores, com a possibilidade de retorno do investimento em até três anos.
Checklist para bonificação dos produtores integrados
A Seara adota um checklist abrangente para a bonificação dos produtores integrados, incluindo critérios de sustentabilidade que representam até 35% do valor total da bonificação. Além da instalação de fontes de energia renováveis, como placas fotovoltaicas, o checklist engloba a implementação de programas para gestão de resíduos sólidos e a adesão às regras de bem-estar animal. As granjas que atendem a todos esses critérios têm direito à bonificação, contribuindo para os objetivos Net Zero da JBS e a redução das emissões do escopo 3 em sua cadeia de valor.
Leia também:
Alimentos e bebidas: inovações impulsionam setor junto com os novos hábitos alimentares da população
Programa pioneiro da Bayer mensura a pegada de carbono na produção de soja
Retrospectiva 2023: as 10 matérias mais lidas no Food Forum
[…] Seara incentiva adoção de energia solar nas granjas de produtores integradosAlimentos e bebidas: inovações impulsionam setor junto com os novos hábitos alimentares da populaçãoPrograma pioneiro da Bayer mensura a pegada de carbono na produção de soja […]
[…] Dadinho de tapioca com queijo coalho: receita saudável e saborosaBrasil: Campeão Mundial de PanettoneSeara incentiva adoção de energia solar nas granjas de produtores integrados […]
[…] SondaLeite, da Embrapa, traz inovação no monitoramento da qualidade do leiteDadinho de tapioca com queijo coalho: receita saudável e saborosaSeara incentiva adoção de energia solar nas granjas de produtores integrados […]