Preferência dos consumidores foi revelada no estudo Tetra Pak Index, que falou com 5 mil consumidores em 10 países no mundo, incluindo o Brasil
Segundo pesquisa global realizada pela Tetra Pak, 70% afirmam que produtos saudáveis não devem prejudicar o meio ambiente. No Brasil, os consumidores buscam diminuir cada vez mais o consumo de açúcar, atrelado à busca por perda de peso e mais saúde.
Destacamos os 10 pontos principais revelados pela pesquisa:
1. A saúde é mais importante do que nunca…
70% dos consumidores dizem que a saúde se tornou mais importante para eles nos últimos anos. Dois terços agora prestam mais atenção ao que comem e bebem. 70% dizem que se sentem melhor como resultado.
2. … particularmente saúde mental.
Quase três quartos dos consumidores agora pensam que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Mais de quatro em cada cinco (83%) escolhem produtos alimentícios e bebidas que apoiam a saúde mental.
3. Saúde e meio ambiente andam de mãos dadas
70% dizem que produtos saudáveis não devem agredir o meio ambiente. Metade (50%) diz que se um alimento ou bebida não é saudável para o indivíduo, não é sustentável para o planeta.
4. Apesar das preocupações com os custos, os consumidores não comprometem a saúde
60% dos consumidores consultados temem que o aumento dos preços limite o acesso a alimentos saudáveis. Mas apenas 17% sacrificariam alimentos e bebidas com benefícios para a saúde para economizar dinheiro. 70% até sacrificariam a conveniência se isso significasse obter produtos mais saudáveis.
5. Dieta pode mudar o mundo
Mais da metade (54%) diz que, ao mudar sua alimentação, pode contribuir para um mundo melhor.
6. Há tensões em torno da tecnologia e da inovação
Quase dois terços acreditam que a tecnologia será cada vez mais importante para a saúde (65%) e que desempenhará um papel na garantia de um futuro mais sustentável (62%). Mas quase metade (48%) acha que há muita inovação em alimentos e se preocupa que isso não seja bom para eles.
7. Passamos para uma era sem açúcar
A redução do açúcar é destaque neste relatório. É considerada a opção saudável #1, define o maior segmento de consumidores que associam saúde e nutrição, e é a característica vencedora no teste de conceito de inovação da Tetra Pak.
8. A nutrição personalizada vai ser revolucionária
Uma segmentação enorme está acontecendo. As marcas estão criando receitas personalizadas para grupos cada vez mais restritos, com base em fatores como idade e condições médicas.
9. A sustentabilidade dos sistemas alimentares requer um pensamento multidimensional
Alimentar uma população crescente é um desafio complexo. Precisamos encontrar maneiras de não apenas melhorar os métodos atuais de produção de alimentos, mas também investir em tecnologia e infraestrutura para aproveitar o potencial de novas fontes de alimentos.
Ambas as áreas são críticas para a segurança alimentar futura.
10. A mudança deve ser alimentada pelo sabor
Quaisquer que sejam os benefícios de saúde, nutrição ou sustentabilidade de um produto, os consumidores não comprometerão o sabor. A paridade de custos também será fundamental para novos alimentos, o que algumas previsões sugerem que pode ser visto já em 2025.