Com o aumento do número de pets em lares ao redor do mundo, os restaurantes estão se adaptando para atender a essa nova demanda, tornando-se cada vez mais pet-friendly.
O Brasil, por exemplo, é um dos países líderes em população de animais de estimação, com cerca de 149.6 milhões de pets, de acordo com o censo realizado pelo Instituto Pet Brasil (IPB) em 2021.
Esse número expressivo reflete a importância dos animais na vida dos brasileiros e impulsiona o mercado pet cada dia mais, que cresceu 16.4% em 2022, movimentando R$ 60,2 milhões.
Diante desse cenário promissor, diversos setores estão se adaptando para atender às necessidades dos donos de animais de estimação, incluindo os restaurantes e bares.
A democratização do acesso de donos de pets aos lugares pelo mundo já é realidade
Em muitos países ao redor do mundo, os restaurantes pet-friendly são uma realidade já bastante estabelecida. Desde cafés e bares e até mesmo restaurantes finos, é comum ver os donos de pets desfrutando de refeições ao lado de seus amigos peludos.
Cidades como Nova York, Paris e Tóquio, por exemplo, são conhecidas por sua cultura receptiva aos animais de estimação, com uma variedade de estabelecimentos que oferecem opções para clientes de todas as idades, raças e espécies.
O futuro dos restaurantes pet-friendly no Brasil
No Brasil, a tendência dos restaurantes pet-friendly está em ascensão, à medida que mais estabelecimentos reconhecem o valor de se tornar inclusivos para clientes de todas as espécies.
Com a demanda por experiências gastronômicas compartilhadas com animais de estimação em alta, é provável que vejamos um aumento significativo no número de restaurantes pet-friendly nas próximas décadas.
Na Gateria Cat Café (SP), por exemplo, você pode desfrutar de um ótimo café e conviver com os gatinhos que estão para adoção!
Essa mudança reflete a evolução das expectativas dos consumidores e, também, ressalta o papel importante que os animais desempenham nas nossas vidas.
Restaurantes pet-friendly em São Paulo
Até o dia 19 de maio, vai rolar a 32ª São Paulo Restaurant Week. Aproveite para conferir a lista com mais de 70 restaurantes pet-friendly para você conhecer junto com seus peludos:
- Amazônia Casa Brasileira
- Antipasti
- Atithi Indiano
- Bambu
- Banana Verde
- Bawarchi Indiano
- Bite Box
- Brodo
- Buenas Carnes & Pasta
- Califa Fresh Food – Brooklin
- Cantina da Conchetta
- Cantón Comida Peruana & Chinesa (Unidades Moema e Pompéia)
- Casa Dom Bernardo
- Cena
- Chez Vous
- Cicci
- Cipórestô
- Coco Bambu (unidades Santo André, São Bernardo, Osasco, Alphaville, Anhembi, Eldorado, Granja Viana, Guarulhos, JK, Pátio Paulista e SP Market)
- Daje Roma
- De la Paix Bistrô
- Ecully
- Em Brasa Bar e Parrilla
- Empório do Tuga
- Empório São João
- Filomena Café
- Foglia
- Forneria Maiori
- Forneria San Paolo
- Guinza Sushi
- Hub Food art & Lounge
- Handz (unidades Santana e Itaim)
- Jacarandá
- Kofi e Co.
- L´Entrecote de Paris (unidade Jardins)
- La Paella
- Le Chuchu Bistrô
- Macaxeira (unidades Moema, Morumbi, Perdizes, Pinheiros e Vila Mariana)
- Macondo Raízes Colombianas
- Malibu Park (unidades Vila Madalena, Aclimação e Santo André)
- Marialva
- Mestre Cervejeiro
- OCA Soluções Gastronômicas
- Othê
- Paellas Pepe
- Pandan
- Pato Rei
- Philippe Bistrô
- Quadrado Restaurante
- Ripito Cafeteria
- Rizz Restaurante – Moema
- Sanremo
- Rendez-vous
- Reserva Rooftop
- Sweet Mamma
- Tappi
- Taste It
- Tato Mar & Grelha
- Thaitai
- Urban Café Journal
- Vino! (unidades Jardins e Pinheiros)
- Zain
Tornar-se pet-friendly não é apenas uma estratégia inteligente de negócio, mas também uma demonstração de inclusão e empatia em relação aos membros peludos de nossas famílias.
Leia também:
AgroStart, da BASF, promove inovação aberta apoiando centenas de startups agtechs
Citricultura abriga mais de 300 espécies da fauna silvestre
O papel da inteligência artificial na segurança alimentar global
[…] Restaurantes pet-friendly: uma tendência em crescimento pelo mundoAgroStart, da BASF, promove inovação aberta apoiando centenas de startups agtechsCitricultura abriga mais de 300 espécies da fauna silvestre […]
[…] anuncia 400 vagas para curso gratuito de formação de bartendersRestaurantes pet-friendly: uma tendência em crescimento pelo mundoO papel da inteligência artificial na segurança alimentar […]