maçãs RASIP RAR
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Em um ano marcado por avanços significativos, a RAR celebra uma receita líquida de R$500 milhões, um salto de 22% em comparação ao ano anterior

A RASIP, empresa integrante do grupo RAR – idealizado por Raul Anselmo Randon -, pretende aumentar a colheita de maçãs em relação ao ano passado, com a projeção de atingir números acima de 61 mil toneladas na safra de 2024. “Em 2023, enfrentamos condições climáticas adversas, resultando em uma colheita de aproximadamente 55 mil toneladas. Pretendemos aumentar em 6 mil toneladas para a safra deste ano”, afirmou o presidente da RAR, Sergio Martins Barbosa.

A empresa, localizada em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, destaca-se como uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil. Cerca de 75% de toda a produção é destinada à família de maçãs Gala, enquanto os 25% restantes correspondem à Fuji e demais variedades.

Sergio destaca a estratégia vitoriosa que impulsionou o crescimento: “Nosso foco em diversificação de produtos e expansão de mercados, especialmente na Ásia e no Oriente Médio para frutas e na América Latina para laticínios, foi fundamental. A internacionalização tem sido um pilar importante na nossa estratégia de negócios”, explica Barbosa.

Exportações de maçãs e lácteos puxam os bons resultados

Com origem na fruticultura, especialmente o cultivo e a exportação de maçã, a empresa atualmente é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil. Os negócios com maçãs se tornaram os de maior crescimento na RAR, sob a marcas RASIP, com destaque para a exportação da fruta. “Serão mais de 13 países recebendo os frutos da RASIP em 2024, totalizando mais de 13 mil toneladas de maçãs destinadas ao mercado exterior”, declara o executivo.

A empresa também registrou aumento na exportação de queijos, com ênfase nas operações para o Paraguai e Chile, reforçando sua posição como um dos grandes exportadores de alimentos no mundo.

Para 2024, a RAR mantém expectativas altas, prevendo um aumento de mais de 20% na receita líquida. Parcerias estratégicas em países como Singapura e Emirados Árabes Unidos consolidam ainda mais a presença global da empresa.

“Nossa recente penetração em mercados exóticos, como a Ilha de Páscoa, demonstra nosso compromisso com a expansão global e a adaptação às demandas diversificadas do mercado internacional,” reforça Barbosa, apontando para um futuro promissor para a RAR no cenário econômico global.

Empresa investe em portfólio de alimentos premium, nacionais e importados, com critérios de sustentabilidade

Em 1990 a empresa montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, com a marca Gran Formaggio. O portfólio se completa com uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, charcutaria italiana e espanhola, além de azeites de oliva chilenos. A parte de derivados é constituída por creme de leite pasteurizado, manteiga e queijo parmesão.

A empresa ainda conta com linha de 31 vinhos e espumantes, sendo 18 rótulos de produção nacional e 13 rótulos importados da Itália e da Argentina, fruto da parceria com a vinícola MASI. A RAR também produz azeite de oliva extravirgem de alta qualidade e vinagre orgânico de maçã.

As maças contam com a certificação certificação GLOBAL G.A.P. (Global/Good Agricultural Pratice), que garante um produto seguro, livre de contaminação, permitindo assim sua comercialização nas maiores redes de produtos alimentícios do mundo.

Em sua operação na cidade de Vacaria, RS, a empresa foi a primeira do Sul do Brasil a receber a certificação bem-estar animal. Entre as iniciativas que adota estão:

  • educação ambiental
  • preservação da biodiversidade
  • uso racional da água
  • gerenciamento de resíduos
  • utilização racional do solo
  • uso de energias alternativas e produção integrada baseada na organização produtiva sustentabilidade do processo
  • monitoramento de todo o sistema e informações.
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