Primeira compra de marca da história da companhia reforça estratégia de crescimento no segmento de queijos, em nutrição e bem-estar
A Tirolez, referência brasileira em queijos, acaba de anunciar a assinatura de contrato para aquisição integral da Levitare, marca líder em queijos produzidos com leite de búfala no estado de São Paulo. O acordo, que passará pela análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e depende do cumprimento de cláusulas contratuais precedentes, marca um momento histórico para a companhia que completou 45 anos de fundação e construiu sua trajetória por meio de crescimento orgânico, baseado em inovação, tradição e qualidade.
Histórias de família e tradição se encontram
Fundada em 1980 pelos irmãos Cícero e Carlos Hegg, a Tirolez encontra na Levitare uma história espelhada. A marca de queijos de búfala nasceu em 2000 pelas mãos dos irmãos Denise e Jorge Nakid, que começaram a fabricar artesanalmente queijos produzidos com leite do rebanho bubalino da fazenda da família, localizada em Sete Barras (SP). Em 2004, com o crescimento da operação e a expansão da linha de produtos, os irmãos Nakid criaram oficialmente a marca Levitare, nome que expressa a leveza característica dos queijos de leite de búfala.
A partir desse momento, a empresa passou a inovar no mercado. Enquanto restaurantes e consumidores exigentes valorizavam a mozzarella de búfala Levitare, a marca expandiu seu portfólio para incluir queijos tradicionais brasileiros como minas frescal e padrão, além de manteiga, todos produzidos com leite de búfala. A localização estratégica no Vale do Ribeira foi um facilitador natural para esse crescimento. A região Sudeste produz cerca de 48% do leite de búfala do país, sendo quase metade concentrada no Vale do Ribeira, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos de 2023.
Estratégia de aceleração e crescimento inorgânico
Marcel de Barros, CEO da Tirolez, explica que a aquisição está alinhada ao plano de acelerar o crescimento das duas empresas.
“Identificamos na Levitare missão e propósito que combinam com os nossos. Ao mesmo tempo em que é uma empresa de raiz familiar e que preserva a tradição, possui uma forte cultura de inovação e utiliza as melhores práticas de fabricação de laticínios”, afirma.
O executivo destaca que o negócio trará um crescimento inorgânico de duplo dígito para a empresa e contribuirá para acelerar a execução da estratégia da Tirolez. Com a chegada da Levitare, o portfólio da companhia passará a contar com mais de 50 produtos à base de leite de búfala, ampliando as soluções em laticínios ofertadas aos consumidores de todo o Brasil, com foco especial em produtos voltados para nutrição e bem-estar.
Marcel de Barros ressalta ainda o potencial do segmento.
“Os queijos de búfala já estão presentes no dia a dia dos brasileiros, que os reconhecem por sua leveza, excelente combinação de sabor, digestibilidade e valor nutricional. É uma categoria que apresenta crescimento composto de dois dígitos nos últimos cinco anos”, completa.

Consolidação do mercado de búfala no Brasil
Denise Nakid, uma das fundadoras da Levitare, vê a aquisição como uma oportunidade de consolidação e crescimento não apenas da marca, mas de todo o mercado de queijos à base de leite de búfala no Brasil.
“A Tirolez é uma marca referência em queijos de leite de vaca e está presente em todo o país, ajudando a difundir a cultura e o hábito de consumo de queijos. Tem uma capilaridade de distribuição muito relevante. Essa união permitirá que a marca Levitare aumente seu alcance e se fortaleça nos principais mercados consumidores”, pontua.
O acordo prevê a permanência dos irmãos Nakid no negócio durante todo o período de integração entre as duas operações, garantindo a continuidade da cultura e dos valores que construíram a Levitare.
DNA de inovação como ponto de conexão
Um dos principais pontos de convergência entre as marcas é o histórico consistente de inovação. Já em 2008, apenas quatro anos após sua fundação, a Levitare lançou o primeiro requeijão de leite de búfala do mercado brasileiro. Em 2016, a empresa foi pioneira no lançamento da linha zero lactose de leite de búfala. Dois anos depois, em 2018, apresentou ao varejo brasileiro a burrata de búfala, produto que até então era servido exclusivamente em restaurantes diferenciados. Entre os lançamentos mais recentes está a primeira burrata recheável do mundo, com aplicador exclusivo.
Cícero Hegg, um dos fundadores da Tirolez, reforça as semelhanças entre as trajetórias.
“Identificamos na Levitare uma história muito parecida com a nossa. É uma empresa que também foi fundada por dois irmãos que sempre investiram e buscaram crescer, porém sem abrir mão da tradição, da qualidade e do cuidado com cada produto”, explica.
Carlos Hegg, cofundador da Tirolez, complementa destacando o pioneirismo da empresa.
“Somos uma das mais inovadoras indústrias de queijos produzidos a partir do leite de vaca, tendo lançado a primeira linha de queijos light do Brasil e criado a categoria de cremes de queijos (Creme de Ricota e Minas Frescal). Temos também a mais completa linha de queijos e espalháveis zero lactose. A Levitare é nosso espelho no mercado de queijos produzidos com leite de búfala”, completa.
A aquisição representa não apenas a expansão de portfólio da Tirolez, mas também um movimento estratégico de consolidação no mercado de laticínios premium, posicionando a companhia para capturar o crescimento acelerado da categoria de queijos de búfala no Brasil.
Leia mais:








