pão integral alimentos saudáveis
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Empresa aposta em inovação, personalização na oferta de produtos e aumento da produção para atender demanda crescente por alimentos saudáveis.

A experiência dos consumidores com alimentos de melhor qualidade, mais saborosos, saudáveis e nutritivos é um caminho sem volta. O padrão gustativo não retrocede. Esta é uma das premissas para o trabalho que a Puratos está desenvolvendo no Brasil, para atender à crescente demanda dos consumidores para produtos de panificação, confeitaria e chocolates de melhor qualidade.

A Puratos é um grupo internacional, com importante operação no Brasil. Oferece uma ampla variedade de soluções inovadoras para as mais diversas aplicações em panificação, confeitaria e chocolates. A empresa atende clientes dos principais segmentos alimentares, como padarias, supermercados e indústrias.

A operação da empresa no Brasil está entre as 10 mais importantes no mundo e ganhou destaque nesta semana ao ser incluída na visita da Princesa Astrid da Bélgica pela relevância das inovações e o impacto social de suas iniciativas que promovem inclusão social e econômica no país. A visita ao InSPiration Center da Puratos, em São Paulo, previa menos de uma hora de duração, e acabou se estendendo bem por conta das conversas que a Princesa manteve por bom tempo com os formandos.

Flávio Momesso, CEO da Puratos no Brasil, destaca a atuação da empresa na capacitação de novos profissionais para atuarem no setor de panificação e confeitaria. Ele explica que existe uma grande carência de profissionais para atuarem no setor, e o mercado tem sempre abertura para contratar novos profissionais. 

“Temos 120 já graduados, e mantemos o corpo técnico no mesmo tamanho dos pessoal comercial. Nossos técnicos desenvolvem, treinam, mostram e ajudam os clientes a executarem os produtos nas lojas. Supermercados e lojas de alimentos têm suporte para definir o desenvolvimento dos melhores produtos”, explica o executivo”.

Ingredientes para confeitaria têm expressão na operação nacional

Ingredientes para a confeitaria representam cerca de 50% da operação nacional, com creme vegetal à base de plantas. Os ingredientes da empresa estão em grande parte dos recheios de panetones industriais no Brasil. Flávio explica que atualmente o negócio da empresa tem na panificação cerca de 30% do faturamento e os outros 20% são de produtos de chocolate. 

Dados recentes indicam que a Puratos está no caminho certo. Com as festas de fim de ano se aproximando, os panetones reafirmam seu lugar como protagonistas nas mesas brasileiras, alcançando 37,6 milhões de lares e movimentando R$ 953,6 mil na última temporada (novembro de 2023 a janeiro de 2024). 

Isso representa um crescimento de 31,5% no faturamento e 8,3% no volume consumido, que atingiu 46.387 toneladas. Esses números são fruto de um levantamento realizado pela Kantar a pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), que aponta um cenário otimista para 2024, com projeções de aumento entre 3% e 5% no consumo em volume.

Na Puratos, a empresa projeta um crescimento de 8% nas vendas de panetones e uma expansão de 9,5% na base de clientes em 2024. Para acompanhar a alta demanda prevista, a empresa aumentou significativamente o quadro de operadores de sua fábrica em Guarulhos (SP), por meio da contratação de funcionários temporários.

Segundo dados do Taste Tomorrow – O Sabor do Amanhã – pesquisa global do Grupo Puratos, a busca por sabores inéditos, ingredientes inovadores e fermentação natural segue como tendência entre os consumidores, alinhando-se às estratégias de inovação da companhia. “O Taste Tomorrow nos permite criar produtos que refletem as demandas e preferências do consumidor. Estamos sempre atentos ao potencial de crescimento da categoria de panettones” afirma Vitor Campos, diretor de Marketing da Puratos Brasil.

O foco em panificação prevê novos produtos, para promover e ampliar a adoção de fermentação natural. “Buscamos o perfil de fermentação ideal para atender o paladar dos consumidores brasileiros”, destaca Flávio. A Puratos tem planos de construir uma fábrica para fermento natural ativo, para dar sustentação à crescente demanda por melhores produtos de panificação. 

“Temos como meta para até 2030 trabalhar com ao menos 50% de produtos mais saudáveis”, explica Flávio. Isso está alinhado com o que a empresa vem apurando na pesquisa Taste Tomorrow: o sabor ainda é o primeiro atributo, mas cresce a relevância da saudabilidade. 

Hoje, as indústrias nacionais buscam mais esse aspecto. Na confeitaria, por exemplo, a tendência é o zero açúcar, sem glúten. Tecnologias e enzimas contribuem para atender essas demandas.

A empresa busca se concentrar em ingredientes para melhorar a qualidade e a saudabilidade dos produtos de panificação e de confeitaria. Entre as prioridades, estão os alimentos com menos sal e gordura, usando mais ingredientes naturais, com a adição de frutas, grãos e sementes.

Inovações buscam acompanhar demandas por alimentos saudáveis no mercado

Para atender a essa tendência, as inovações são fundamentais na empresa. A Puratos conta com três categorias de desenvolvimento de inovações: internacional, que é desenvolvida em grupo e compartilhada para todos os 100 mercados onde participa; as estratégicas, para atender demandas específicas de mercados; e as locais, com a criação de inovações que atendam demandas específicas nos mercados, com especialistas de aplicação que trabalham junto às indústrias.

Segundo Flávio, há evolução natural em diversos produtos ao longo dos anos. “Isso foi visto, por exemplo, no mercado de cerveja. Hoje o consumidor tem uma enorme variedade de opções de produtos. O mesmo ocorre atualmente com os produtos de panificação. Por exemplo, as hamburguerias buscam se diferenciar também com os pães que usam em seus sanduíches. Diversas novas indústrias hoje se estruturam para atender essas hamburguerias”. 

A mesma tendência de buscar melhores produtos de panificação e mais saudáveis cresce também junto às redes de supermercados. As lojas de varejo veem que podem ganhar em faturamento e recorrência de visitas às lojas ao oferecer produtos de panificação e de confeitaria com melhor qualidade.

O Brasil é o 3o mercado de pães industrializados no mundo, atrás dos Estados Unidos e da China. A operação da empresa no Brasil se apoia nesses dados e projeta uma enorme capacidade de crescimento. 


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