Projeto Sustenta e Inova
Reading Time: 2 minutes

O Projeto Sustenta e Inova, desenvolvido em parceria entre a Embrapa e o Sebrae, tem gerado resultados expressivos na região do Marajó, no estado do Pará.

A iniciativa, que visa promover práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, foi uma das 12 experiências selecionadas pela União Europeia para compor a publicação “Activating agricultural transitions to sustainability through participatory research and co-innovation”, que destaca projetos de transição agrícola sustentável em 65 países.

Iniciativa DeSIRA e o Projeto Sustenta e Inova

O Projeto Sustenta e Inova faz parte da Iniciativa DeSIRA, um portfólio de 80 projetos de pesquisa e inovação (P&I) apoiado pela União Europeia, que destina 340 milhões de euros para promover a sustentabilidade agrícola em mais de 65 países. O projeto, que teve início em 2022 e segue até 2025, dá continuidade ao trabalho realizado pelo programa Bem Diverso, atuante na região desde 2016.

Dessa forma, o projeto busca fortalecer as comunidades ribeirinhas por meio da capacitação em diversas áreas, como o manejo sustentável de açaizais, produtos florestais não-madeireiros, meliponicultura, piscicultura e sistemas agroflorestais.

Além disso, a iniciativa também promove o uso de ferramentas digitais, organização social e o beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade.

Resultados positivos do Projeto Sustenta e Inova

Então, o sucesso do projeto é atribuído a três fatores fundamentais: o engajamento das comunidades na adoção de novas habilidades, a participação ativa de mulheres e jovens, e a atuação em rede com instituições e parceiros técnicos locais.

O pesquisador da Embrapa, Anderson Sevilha, destaca que a inclusão socioprodutiva é capaz de gerar mudanças significativas quando as comunidades recebem a oportunidade de formação e desenvolvimento de suas capacidades.

O projeto também estabeleceu o centro de referência Manejaí, voltado para o manejo, conservação e restauração de agroecossistemas. Inicialmente implantado em Portel, o Manejaí foi replicado em outros três municípios do Marajó (Muaná, Salvaterra e Breves), formando 131 agentes facilitadores que atuam diretamente com as comunidades ribeirinhas na implementação de práticas sustentáveis.

Participação de grupos vulneráveis

Além disso, o projeto tem se destacado por incluir grupos vulneráveis, como mulheres e jovens, no processo de gestão e execução das atividades. As mulheres têm assumido posições de liderança em cooperativas e associações, enquanto os jovens têm se envolvido na execução e monitoramento das ações.

Esse movimento de inclusão também gerou a criação de uma cooperativa mirim, que tem o objetivo de consolidar o turismo ecológico científico no território do Marajó.

A importância da atuação institucional no Sustenta e Inova

A atuação coordenada entre instituições foi essencial para o sucesso do Projeto Sustenta e Inova. De acordo com Augusto Cesar Andrade, supervisor do Núcleo da Embrapa Amazônia Oriental, a colaboração entre os diferentes atores, cada um com suas habilidades e expertise, foi essencial para promover o desenvolvimento agroextrativista, a comercialização e a organização das comunidades.

Dessa forma, o projeto fortalece as cadeias produtivas locais, promove a transformação social e o desenvolvimento sustentável nas comunidades do Marajó, destacando a importância de bases de atuação e comprometimento em longo prazo para mudanças estruturais duradouras.

Leia também:

Primeira fazenda vertical interna do mundo’ produzirá 1,8 milhão de kg de frutas vermelhas por ano

Tendências do foodservice foram apresentadas no iFood Move 2024

Dia do vegetarianismo: movimento ganha cada vez mais espaço no Brasil

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?